Unveiling portuguese modern mural painting: multi-analytical analysis of a pentecostes by Julio Resende (1917-2011)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kovalev, Ilia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24485
Resumo: This work is focused on the materials study carried out on the mural painting Pentecostes executed by the Portuguese artist Julio Resende in 1955. The painting depicting Twelve Apostles is covering the altarpiece on the eastern wall of the Igreja da Nossa Senhora da Boa Esperança located in Canaviais, a small village near Évora. This study aimed to characterize the painting from a materials science perspective focusing on its execution techniques and pigment characterization. The investigation was carried out with the use of both in-situ non-destructive and laboratory micro-destructive techniques. In-situ examination included technical photography in visible (Vis), raking (Vis-RAK) and Infrared (IR) light, Ultraviolet induced visible fluorescence (UVF), portable optical microscopy, visible Spectro-photometry and Energy dispersive X-ray fluorescence spectroscopy (EDXRF). Further analysis of the collected powder and cross-section samples was undertaken by means of Dark field optical microscopy (OM), Scanning electron microscopy coupled with energy dispersive X-ray spectrometry (SEM-EDS), micro Fourier transform infrared spectroscopy (μ-FTIR) and micro Raman spectroscopy (μ-Raman). According to the acquired data, the mural was mainly executed in a fresco technique, with the possible use of lime painting on a limited scale. Incised drawings and cartoons were used. No organic binder was detected and the analysis of the paint layers and cross-sections revealed the use of Cobalt blue, Red Ochre, Cadmium red, Chromium green and Barium white pigments. The use of Titanium white, Chromium red, and Green earth was hypothesized; RESUMO: Este trabalho teve como foco o estudo conduzido na pintura Pentecostes, realizada pelo artista Luso Julio Resende em 1955. A pintura representando os doze apóstolos cobre a parede leste do altar da Igreja da Nossa Senhora da Boa Esperança em Canaviais, um pequeno vilarejo nas proximidades de Évora. O estudo conduzido visou caracterizar os métodos de execução da pintura bem como os pigmentos utilizados numa perspectiva de ciência dos materiais. A investigação envolveu o uso de técnicas não-destrutivas in-situ e técnicas laboratoriais micro-destrutivas. As análises in-situ incluem: fotografias técnicas com luz visível (Vis), rasante (Vis-RAK) e infravermelho (IR), Espectrofotometria no visível e Fluorescência de Raios-X por dispersão de energia (EDXRF). Demais análises dos pós coletados e secções transversais das amostras foram feitas através de Microscopia óptica de campo negro (OM), Microscopia eletrónica de varredura acoplada a um espectrômetro de fluorescência de raios-X por dispersão de energia (SEM-EDS), micro espetroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (μ-FT-IR) e micro espectroscopia Raman (μ-Raman). De acordo com os dados obtidos, a pintura foi realizada em sua maior parte com a técnica de frescos com o possível uso de cal em uma escala limitada. Desenhos e cartuns incisos também foram utilizados. Nenhum ligante orgânico foi detectado e a análise das camadas da pintura e das secções transversais revelaram o uso de pigmentos como azul cobalto, ocre vermelho, verde cromo e branco bário. O uso de branco titánio, vermelho cromo e verde terra também foi hipotetizado.
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