Relatório de estágio para obtenção do grau mestre em educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Vanda Maria Freitas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/597
Resumo: O presente relatório incide sobre o desenvolvimento do estágio pedagógico efetivado numa turma de 4.º ano de escolaridade, na Escola Básica do 1.ºCiclo com Pré-Escolar (EB1/PE) do Galeão e numa sala de Pré-Escolar com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos, na EB1/PE do Lombo Segundo, ambas as instituições situadas no concelho do Funchal. A sua estrutura contempla duas partes que, embora distintas, complementam-se. A primeira parte corresponde ao enquadramento teórico no qual se espelha o processo de construção da identidade profissional docente, destacando-se, por exemplo, a importância da prática reflexiva e a formação docente como um processo contínuo. Integra, ainda, a fundamentação teórica inerente ao percurso metodológico adotado no decurso do estágio pedagógico, realçando-se a investigação-ação como o alicerce da intencionalidade do processo educativo e as opções metodológicas privilegiadas. A segunda parte do relatório pretende espelhar o desenvolvimento da ação nas duas valências de estágio. Contempla a apresentação dos contextos educativos, a caraterização das crianças, o levantamento de questões e o desenvolvimento da ação com vista à explanação reflexiva das questões referenciadas anteriormente. Utilizou-se como instrumentos de recolha de dados, a observação, as notas de campo e a coleta dos artefactos das crianças, dada a sua relevância para adequação da ação e posterior avaliação. Realça-se, ainda, as intervenções dinamizadas com a comunidade educativa. Desfecha-se o relatório com as considerações finais, sustentadas num processo de reflexão contínua sobre o estágio pedagógico, evidenciando-se os aspetos que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional.
id RCAP_2d1b47c142f0c7145e43bb21f729a73b
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau mestre em educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino BásicoEstágio pedagógico1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolarInvestigação-açãoReflexãoAprendizagemEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisO presente relatório incide sobre o desenvolvimento do estágio pedagógico efetivado numa turma de 4.º ano de escolaridade, na Escola Básica do 1.ºCiclo com Pré-Escolar (EB1/PE) do Galeão e numa sala de Pré-Escolar com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos, na EB1/PE do Lombo Segundo, ambas as instituições situadas no concelho do Funchal. A sua estrutura contempla duas partes que, embora distintas, complementam-se. A primeira parte corresponde ao enquadramento teórico no qual se espelha o processo de construção da identidade profissional docente, destacando-se, por exemplo, a importância da prática reflexiva e a formação docente como um processo contínuo. Integra, ainda, a fundamentação teórica inerente ao percurso metodológico adotado no decurso do estágio pedagógico, realçando-se a investigação-ação como o alicerce da intencionalidade do processo educativo e as opções metodológicas privilegiadas. A segunda parte do relatório pretende espelhar o desenvolvimento da ação nas duas valências de estágio. Contempla a apresentação dos contextos educativos, a caraterização das crianças, o levantamento de questões e o desenvolvimento da ação com vista à explanação reflexiva das questões referenciadas anteriormente. Utilizou-se como instrumentos de recolha de dados, a observação, as notas de campo e a coleta dos artefactos das crianças, dada a sua relevância para adequação da ação e posterior avaliação. Realça-se, ainda, as intervenções dinamizadas com a comunidade educativa. Desfecha-se o relatório com as considerações finais, sustentadas num processo de reflexão contínua sobre o estágio pedagógico, evidenciando-se os aspetos que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional.Universidade da MadeiraBrazão, José Paulo GomesDigitUMaAntunes, Vanda Maria Freitas2014-05-21T09:32:14Z20132014-05-21T00:00:00Z2014-05-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/597porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:17Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:18.386587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau mestre em educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau mestre em educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau mestre em educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
Antunes, Vanda Maria Freitas
Estágio pedagógico
1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-escolar
Investigação-ação
Reflexão
Aprendizagem
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau mestre em educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau mestre em educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau mestre em educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau mestre em educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau mestre em educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
author Antunes, Vanda Maria Freitas
author_facet Antunes, Vanda Maria Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Vanda Maria Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-escolar
Investigação-ação
Reflexão
Aprendizagem
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
topic Estágio pedagógico
1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-escolar
Investigação-ação
Reflexão
Aprendizagem
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
description O presente relatório incide sobre o desenvolvimento do estágio pedagógico efetivado numa turma de 4.º ano de escolaridade, na Escola Básica do 1.ºCiclo com Pré-Escolar (EB1/PE) do Galeão e numa sala de Pré-Escolar com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos, na EB1/PE do Lombo Segundo, ambas as instituições situadas no concelho do Funchal. A sua estrutura contempla duas partes que, embora distintas, complementam-se. A primeira parte corresponde ao enquadramento teórico no qual se espelha o processo de construção da identidade profissional docente, destacando-se, por exemplo, a importância da prática reflexiva e a formação docente como um processo contínuo. Integra, ainda, a fundamentação teórica inerente ao percurso metodológico adotado no decurso do estágio pedagógico, realçando-se a investigação-ação como o alicerce da intencionalidade do processo educativo e as opções metodológicas privilegiadas. A segunda parte do relatório pretende espelhar o desenvolvimento da ação nas duas valências de estágio. Contempla a apresentação dos contextos educativos, a caraterização das crianças, o levantamento de questões e o desenvolvimento da ação com vista à explanação reflexiva das questões referenciadas anteriormente. Utilizou-se como instrumentos de recolha de dados, a observação, as notas de campo e a coleta dos artefactos das crianças, dada a sua relevância para adequação da ação e posterior avaliação. Realça-se, ainda, as intervenções dinamizadas com a comunidade educativa. Desfecha-se o relatório com as considerações finais, sustentadas num processo de reflexão contínua sobre o estágio pedagógico, evidenciando-se os aspetos que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-05-21T09:32:14Z
2014-05-21T00:00:00Z
2014-05-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/597
url http://hdl.handle.net/10400.13/597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129902899789824