Um modelo de transformação harmónica, hierarquizada com base no intervalo de quinta perfeita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Daniel Filipe Pinto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9592
Resumo: O objectivo fundamental desta tese é definir um modelo de transformação harmónica. Este modelo procura sistematizar alguns aspectos da minha prática compositiva recente, centrada na utilização estrutural da harmonia no quadro de uma concepção dinâmica da forma musical, enquanto fluxo inteligível de tensão e distensão. Dois aspectos têm sido centrais nesta abordagem da harmonia: a utilização de uma ampla variedade de tipos de estruturas harmónicas; a sua hierarquização estrutural em função de pontos de referência de relativa estabilidade, associados à força harmónica do intervalo de quinta perfeita. A tese começa por enquadrar a questão num âmbito mais abrangente, investigando sistematicamente as várias dimensões envolvidas na ideia de transformação (ou progressão) harmónica, por um lado, e caracterizando algumas das abordagens mais relevantes existentes na literatura, por outro. Seguidamente, é então definido e caracterizado o modelo de transformação harmónica hierarquizada com base no intervalo de quinta perfeita, o qual: i) é definido num espaço musical cromático; ii) apresenta a transformação harmónica em dois níveis estruturalmente diferenciados (transformação de acordes e de campos harmónicos, ou seja, respectivamente, progressão harmónica e modulação entre campos harmónicos); iii) define o espaço musical de modo dual (como um espaço harmónico e um espaço de condução de vozes); iv) procura sintetizar elementos teóricos associados a um paradigma transformativo e a um paradigma modulatório. Por fim, são apresentadas várias aplicações analíticas deste modelo, com base em música de vários compositores do século XX e numa minha peça recente, composta durante o período de frequência do Mestrado.
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description O objectivo fundamental desta tese é definir um modelo de transformação harmónica. Este modelo procura sistematizar alguns aspectos da minha prática compositiva recente, centrada na utilização estrutural da harmonia no quadro de uma concepção dinâmica da forma musical, enquanto fluxo inteligível de tensão e distensão. Dois aspectos têm sido centrais nesta abordagem da harmonia: a utilização de uma ampla variedade de tipos de estruturas harmónicas; a sua hierarquização estrutural em função de pontos de referência de relativa estabilidade, associados à força harmónica do intervalo de quinta perfeita. A tese começa por enquadrar a questão num âmbito mais abrangente, investigando sistematicamente as várias dimensões envolvidas na ideia de transformação (ou progressão) harmónica, por um lado, e caracterizando algumas das abordagens mais relevantes existentes na literatura, por outro. Seguidamente, é então definido e caracterizado o modelo de transformação harmónica hierarquizada com base no intervalo de quinta perfeita, o qual: i) é definido num espaço musical cromático; ii) apresenta a transformação harmónica em dois níveis estruturalmente diferenciados (transformação de acordes e de campos harmónicos, ou seja, respectivamente, progressão harmónica e modulação entre campos harmónicos); iii) define o espaço musical de modo dual (como um espaço harmónico e um espaço de condução de vozes); iv) procura sintetizar elementos teóricos associados a um paradigma transformativo e a um paradigma modulatório. Por fim, são apresentadas várias aplicações analíticas deste modelo, com base em música de vários compositores do século XX e numa minha peça recente, composta durante o período de frequência do Mestrado.
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