Critérios de decisão de compra de ração para cães : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rui Filipe Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10844
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_2d23c5e03e6e5f4aa167362475b4477a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Critérios de decisão de compra de ração para cães : um estudo exploratórioComportamento do consumidorCiclo de vida do animalCães domésticoscomida para cãesinfluência de veterináriosConsumer behavioranimal lifecycledog companiondog foodanimal loveveterinary influenceMestrado em MarketingA importância e procura em ter cães domésticos no seio familiar destaca-se em alguns países desenvolvidos da Europa e da América. Nestes países, o consumo de produtos de alimentação e cuidados médicos com os mesmos tem aumentado. Em Portugal essa tendência também se verifica, concretamente em donos que amam o seu animal e aceitam-no emocionalmente como membro do agregado familiar. Para estes, a importância do bem-estar é central no comportamento de compra de produtos de alimentação para cães. Conhecer profundamente o comportamento de compra é crítico para as marcas de rações segmentarem, escolherem o seu target e posicionarem-se, dado que cada vez mais é um mercado com uma intensa rivalidade entre a concorrência. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, com recurso a um focus group com donos de animais domésticos de companhia. Os resultados revelaram que, numa fase de manutenção do animal ou pós-aquisição, a influência do veterinário poderá ter impacto na decisão de compra da ração e que a aceitação por parte do animal ao produto poderá ser o principal fator de escolha.The importance and search for having domestic dogs within the family is common in some developed countries in Europe and America. In these countries, the purchase of food products and medical cares with said animals has been rising. In Portugal, that tendency is also verified, especially with owners who love their animal and accept it emotionally as a member of the family. For them, the importance of the animal?s well-being is central the behavioral purchase of food products for dogs. Having a profound knowledge of the behavior in purchases is critical for dog food brands to segment, choose their target and position themselves, given that it is more and more a market with intense rivalry and competition. This study adopted a qualitative approach, resourcing to a focus group with pet owners. The results revealed that, in a maintenance phase or post-acquisition, the influence of the veterinarian?s opinion might have impact in the decision to purchase a certain brand of dog food and that the acceptance on the part of said animal might be the main factor of choice.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaRocha, Rui Filipe Carvalho2016-02-04T09:53:46Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10844porRocha, Rui Filipe Carvalho (2015). "Critérios de decisão de compra de ração para cães : um estudo exploratório". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:14.360907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Critérios de decisão de compra de ração para cães : um estudo exploratório
title Critérios de decisão de compra de ração para cães : um estudo exploratório
spellingShingle Critérios de decisão de compra de ração para cães : um estudo exploratório
Rocha, Rui Filipe Carvalho
Comportamento do consumidor
Ciclo de vida do animal
Cães domésticos
comida para cães
influência de veterinários
Consumer behavior
animal lifecycle
dog companion
dog food
animal love
veterinary influence
title_short Critérios de decisão de compra de ração para cães : um estudo exploratório
title_full Critérios de decisão de compra de ração para cães : um estudo exploratório
title_fullStr Critérios de decisão de compra de ração para cães : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Critérios de decisão de compra de ração para cães : um estudo exploratório
title_sort Critérios de decisão de compra de ração para cães : um estudo exploratório
author Rocha, Rui Filipe Carvalho
author_facet Rocha, Rui Filipe Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rui Filipe Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Ciclo de vida do animal
Cães domésticos
comida para cães
influência de veterinários
Consumer behavior
animal lifecycle
dog companion
dog food
animal love
veterinary influence
topic Comportamento do consumidor
Ciclo de vida do animal
Cães domésticos
comida para cães
influência de veterinários
Consumer behavior
animal lifecycle
dog companion
dog food
animal love
veterinary influence
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-04T09:53:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10844
url http://hdl.handle.net/10400.5/10844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rocha, Rui Filipe Carvalho (2015). "Critérios de decisão de compra de ração para cães : um estudo exploratório". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131055356116992