Educação, cidadania e transcendência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Isabel
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2005.3224
Resumo: Darkened by broken life strategies, the contemporary world demands the inscription of transcendence in all dimensions of human existence, beginning by those related with public spheres of action, were it's urgent to promote citizenship dynamics lighted by values as hospitality, responsibility and goodness. It is based on these premises, and considering education as a major anthropological practice, that we see educational tasks as a priority of a compromise with a time of peace, solidarity and justice.
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spelling Educação, cidadania e transcendênciaDarkened by broken life strategies, the contemporary world demands the inscription of transcendence in all dimensions of human existence, beginning by those related with public spheres of action, were it's urgent to promote citizenship dynamics lighted by values as hospitality, responsibility and goodness. It is based on these premises, and considering education as a major anthropological practice, that we see educational tasks as a priority of a compromise with a time of peace, solidarity and justice.Obscurecido por estratégias de vida fragmentadas e sem infinito, o mundo contemporâneo reclama a inscrição da transcendência em todas as dimensões do existir humano, a começar por aquelas que se referem ao espaço público, onde urge desenvolver dinâmicas de participação iluminadas por valores como hospitalidade, responsabilidade e bondade. Neste texto, procuramos argumentar filosoficamente em favor desta exigência, fazendo convergir a nossa reflexão para a educação, aqui considerada como uma prática antropológica fundamental e, nessa medida, como prioridade de um compromisso com um tempo de paz, solidariedade e justiça.Universidade Católica Portuguesa2005-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2005.3224oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3224Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 4 (2005); 101-1092182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2005.n4reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3224https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2005.3224https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3224/3123Direitos de Autor (c) 2005 Isabel Baptistahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, Isabel2022-05-24T16:54:42Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:48.713577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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