Mobilidade eléctrica: metas e sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Vítor Manuel Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4373
Resumo: A mobilidade eléctrica tem vindo a apresentar uma evolução considerável nos últimos anos, tanto na União Europeia, como no Japão e Estados Unidos da América. Para isso contribuíram inúmeras decisões estratégicas e desenvolvimento de políticas que permitiram que esta aposta pudesse ser ganha aos poucos. Os construtores mundiais de veículos têm desenvolvido vários modelos de veículos eléctricos, apresentando soluções inovadoras para motores, pneus, baterias e outros componentes que permitem que os veículos eléctricos sejam uma alternativa viável em relação aos veículos tradicionais, tanto em autonomia, como em gastos de manutenção e alimentação dos motores e sobretudo de uma forma limpa uma vez que as emissões são nulas nos veículos eléctricos puros e reduzidas nos híbridos. Portugal foi o primeiro país a ter disponível uma rede de carregamento, a rede Mobi.e, que permite percorrer todo o território num veículo eléctrico, no entanto, a crise económica que tem atingido o país, não tem permitido que os cidadãos comprem e utilizem veículos eléctricos em maior escala. Neste trabalho, descrevem-se e analisam-se os vários Planos a nível Europeu e Nacional que permitiram que Portugal fosse pioneiro em desenvolvimento de tecnologia para a mobilidade eléctrica, desde os veículos, às redes de carregamento e todo o seu enquadramento legislativo, desde o Regime Jurídico aos Regulamentos e Normas que estabelecem as regras e princípios a cumprir por este sector. Também se descrevem os Veículos Eléctricos, desde a sua evolução histórica, aos vários tipos e suas arquitecturas, conversão, baterias desenvolvidas e utilizadas, impacto no Sistema Eléctrico Nacional e desenvolvimento de redes inteligentes. As redes de carregamento também foram descritas, desde a rede pública de carregamento aos pontos de carregamento particulares, assim como os vários modos de carregamento. Como caso de estudo, analisou-se a utilização e utilidade da rede Mobi.e em Vila Real e o respectivo Plano Municipal de Mobilidade Eléctrica. Procedeu-se a realização de dois inquéritos, um para potenciais utilizadores e outro para utilizadores. O primeiro serviu para aferir o grau de conhecimentos de cada inquirido sobre Veículos Eléctricos e possibilidade de aderir a este tipo de veículos e o segundo serviu para avaliar o grau de conhecimento e satisfação dos utentes com o seu Veículo Eléctrico.
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Portugal foi o primeiro país a ter disponível uma rede de carregamento, a rede Mobi.e, que permite percorrer todo o território num veículo eléctrico, no entanto, a crise económica que tem atingido o país, não tem permitido que os cidadãos comprem e utilizem veículos eléctricos em maior escala. Neste trabalho, descrevem-se e analisam-se os vários Planos a nível Europeu e Nacional que permitiram que Portugal fosse pioneiro em desenvolvimento de tecnologia para a mobilidade eléctrica, desde os veículos, às redes de carregamento e todo o seu enquadramento legislativo, desde o Regime Jurídico aos Regulamentos e Normas que estabelecem as regras e princípios a cumprir por este sector. Também se descrevem os Veículos Eléctricos, desde a sua evolução histórica, aos vários tipos e suas arquitecturas, conversão, baterias desenvolvidas e utilizadas, impacto no Sistema Eléctrico Nacional e desenvolvimento de redes inteligentes. As redes de carregamento também foram descritas, desde a rede pública de carregamento aos pontos de carregamento particulares, assim como os vários modos de carregamento. Como caso de estudo, analisou-se a utilização e utilidade da rede Mobi.e em Vila Real e o respectivo Plano Municipal de Mobilidade Eléctrica. Procedeu-se a realização de dois inquéritos, um para potenciais utilizadores e outro para utilizadores. O primeiro serviu para aferir o grau de conhecimentos de cada inquirido sobre Veículos Eléctricos e possibilidade de aderir a este tipo de veículos e o segundo serviu para avaliar o grau de conhecimento e satisfação dos utentes com o seu Veículo Eléctrico.The electric mobility has been presenting a considerable evolution in recent years, both in the European Union as well as in Japan and United States of America. Numerous strategic decisions and the development of policies allowed this bid to gradually be won. The global vehicle builders have been developing many patterns of electric vehicles, showing innovator solutions for engines, tires, battery and other elements that allow electric vehicles being a viable alternative compared to traditional ones, regarding both to their autonomy, and their upkeep and engine power, especially in a clean way, because there are no emissions in electric pure vehicles and low emissions in the hybrid ones. Portugal was the first country having a loading network available; it was the network Mobi.e, which enables the course of all territory in an electric vehicle. However the economic crisis that has hit the country has not allowed the citizens to buy and use electric vehicles on a larger scale. This essay describes and analyzes the several European and national projects that allowed Portugal to be the pioneer in the development of electric mobility technology, from the vehicles to the loading network and all their legislative framework, the Legal System and the Regulations and Standards that establish the rules and principles to be met by this sector. The essay also describes the Electric Vehicles, from its historical evolution to the several types, their architectures, conversion, developed and used batteries, the impact on the National Electricity System and development of smart grids. The loading network were also described, from the public loading network to the private loading points, as well as several ways of charging. In the case of study it was analyzed the using and utility of the network Mobi.e in Vila Real and its Municipal Plan for Electric Mobility. It was performed two surveys: one for the potential users and another to the users. The first one served to assess the degree of knowledge about Electric Vehicles of which respondent and the possibility to joining this type of vehicle, and the second one served to evaluate the degree of knowledge and satisfaction of customers with their Electric Vehicle.2015-03-23T14:58:01Z2015-03-23T00:00:00Z2015-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4373porFernandes, Vítor Manuel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:22Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:23.591117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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