Perceção de pais e profissionais de educação sobre estimulação multissensorial e Snoezelen
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7213 |
Resumo: | O conhecimento do mundo é construído através dos sentidos. São eles que permitem formar as noções sobre o que nos rodeia e sobre nós próprios, estando de igual modo intimamente relacionados com o autoconhecimento. A Estimulação Multissensorial tem sido apontada como um forte aliado da educação, especialmente em crianças com dificuldades específicas de aprendizagem, pela evidência científica existente de que a Estimulação Multissensorial por meio de estímulos (olfativos, auditivos, visuais, táteis, gustativos, vestibulares e propriocetivos), aumenta potencialmente a capacidade do sujeito em captar e responder a estímulos sensoriais, aumentando o nível de consciência e adaptação face aos desafios do desenvolvimento. É também inegável a ligação da Estimulação Multissensorial com os benefícios na dimensão cognitiva de crianças com necessidades educativas específicas. Mas será que quem está envolvido no processo educativo tem esse conhecimento e consciência dos benefícios? E de que forma tem vindo a ser percecionada a privação sensorial em tempo de confinamento por pandemia, enquanto impacto junto das crianças, famílias e dinâmicas de ambiente escolar? De forma a dar resposta a estas questões, encetou-se um estudo qualitativo/quantitativo através da aplicação de um inquérito por questionário online, às famílias e profissionais ligados à educação, a partir da qual foi possível fazer análise estatística e análise de conteúdo, e se conseguiram extrair indicadores importantes sobre a perceção dos envolvidos no processo educativo de crianças sobre o papel da Estimulação Multissensorial/Snoezelen. |
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Perceção de pais e profissionais de educação sobre estimulação multissensorial e SnoezelenBem-estarPerceções sobre Estimulação MultissensorialSnoezelenPrivação SensorialDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO conhecimento do mundo é construído através dos sentidos. São eles que permitem formar as noções sobre o que nos rodeia e sobre nós próprios, estando de igual modo intimamente relacionados com o autoconhecimento. A Estimulação Multissensorial tem sido apontada como um forte aliado da educação, especialmente em crianças com dificuldades específicas de aprendizagem, pela evidência científica existente de que a Estimulação Multissensorial por meio de estímulos (olfativos, auditivos, visuais, táteis, gustativos, vestibulares e propriocetivos), aumenta potencialmente a capacidade do sujeito em captar e responder a estímulos sensoriais, aumentando o nível de consciência e adaptação face aos desafios do desenvolvimento. É também inegável a ligação da Estimulação Multissensorial com os benefícios na dimensão cognitiva de crianças com necessidades educativas específicas. Mas será que quem está envolvido no processo educativo tem esse conhecimento e consciência dos benefícios? E de que forma tem vindo a ser percecionada a privação sensorial em tempo de confinamento por pandemia, enquanto impacto junto das crianças, famílias e dinâmicas de ambiente escolar? De forma a dar resposta a estas questões, encetou-se um estudo qualitativo/quantitativo através da aplicação de um inquérito por questionário online, às famílias e profissionais ligados à educação, a partir da qual foi possível fazer análise estatística e análise de conteúdo, e se conseguiram extrair indicadores importantes sobre a perceção dos envolvidos no processo educativo de crianças sobre o papel da Estimulação Multissensorial/Snoezelen.Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis MachadoIC-OnlinePereira, Sónia Margarida Neves2022-05-30T14:50:15Z2022-012022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7213TID:203017480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:22:32Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:22:32Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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