Orixás na obra de Pina Bausch : estudo das personagens bauschianas na perspectiva mística do Candomblé brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/1226 |
Resumo: | Mestrado em Performance Artística - Dança |
id |
RCAP_2d6c2f149b97226d1bbc570bceb77fd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/1226 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Orixás na obra de Pina Bausch : estudo das personagens bauschianas na perspectiva mística do Candomblé brasileiroAfro-brasileiroCandombléCoreografiaDança-teatroOrixásPersonagensPina BauschMestrado em Performance Artística - DançaO presente estudo resulta de uma comparação de sete trabalhos coreográficos da artista contemporânea alemã, Pina Bausch, e as danças e rituais da religião afro-brasileira denominada Candomblé. As personagens de Bausch, em sua dança-teatro, têm movimentos, gestualidades, características e simbologias que nos remetem a estas mesmas características existentes nas danças e movimentos dos Orixás. A autora da tese vislumbrou essa ideia, sonho, tendo em vista a grande utilização das músicas brasileiras e das visitas da ilustre coreógrafa em seu país, mais especificamente, em sua cidade natal, Salvador. Local onde nasceu a religião do Candomblé, na qual os negros escravizados se juntavam para reforçar suas crenças e sentirem-se como indivíduos; pois eram tratados pelos senhores de escravos como animais sem alma! O que facilita essa comparação é a diversidade cultural do corpo de baile da companhia de dança-teatro, Wuppertal Tanztheater, onde é possível encontrar bailarinos, de diversos países, com vivências diferenciadas, proporcionando à coreógrafa uma gama de possibilidades performáticas. Portanto, esta nova visão trazida pela autora da tese é uma forma de percepção que procura unir dois universos distintos: o da cultura alemã de Bausch, mais racional e directo; com o da autora da tese, brasileira, mais lúdico e simbólico.The present study results a comparison of seven choreographic works of the artist German contemporary, Pina Bausch, and the dances and rituals of the religion called afro-Brazilian Candomblé. The personages of Bausch, in its dance-theater, have movements, gestudes, characteristics and symbologies that in send to these same existing characteristics to them in the dances and movements of the Orixás. The author of the thesis glimpsed this idea, dream, in view of the great use of Brazilian musics and the visits of the illustrious choreograph in its country, more specifically, in its native city, Salvador. Place where the religion of the Candomblé, was born, in which the enslaved blacks if joined to strengthen its beliefs and to be felt as individuals; therefore they were dealt with by you slaves as animal without soul! What it facilitates this comparison is the cultural diversity of the body of ball of the dance-theater company, Wuppertal Tanztheater, where it is possible to find dancers, of diverse countries, with differentiated experiences, providing to the choreograph a gamma of performances possibilities. Therefore, this new vision brought for the author of the thesis is a perception form that it looks to join two distinct universes: of the German culture of Bausch, more rational and direct; with the one of the author of the thesis, Brazilian, more playful and symbolic.Oliveira, Ana Maria Macara deRepositório da Universidade de LisboaNavarro, Juana Machado2009-09-02T16:27:35Z2009-07-222009-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/1226porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:32:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/1226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:49:24.348492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orixás na obra de Pina Bausch : estudo das personagens bauschianas na perspectiva mística do Candomblé brasileiro |
title |
Orixás na obra de Pina Bausch : estudo das personagens bauschianas na perspectiva mística do Candomblé brasileiro |
spellingShingle |
Orixás na obra de Pina Bausch : estudo das personagens bauschianas na perspectiva mística do Candomblé brasileiro Navarro, Juana Machado Afro-brasileiro Candomblé Coreografia Dança-teatro Orixás Personagens Pina Bausch |
title_short |
Orixás na obra de Pina Bausch : estudo das personagens bauschianas na perspectiva mística do Candomblé brasileiro |
title_full |
Orixás na obra de Pina Bausch : estudo das personagens bauschianas na perspectiva mística do Candomblé brasileiro |
title_fullStr |
Orixás na obra de Pina Bausch : estudo das personagens bauschianas na perspectiva mística do Candomblé brasileiro |
title_full_unstemmed |
Orixás na obra de Pina Bausch : estudo das personagens bauschianas na perspectiva mística do Candomblé brasileiro |
title_sort |
Orixás na obra de Pina Bausch : estudo das personagens bauschianas na perspectiva mística do Candomblé brasileiro |
author |
Navarro, Juana Machado |
author_facet |
Navarro, Juana Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Maria Macara de Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Navarro, Juana Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afro-brasileiro Candomblé Coreografia Dança-teatro Orixás Personagens Pina Bausch |
topic |
Afro-brasileiro Candomblé Coreografia Dança-teatro Orixás Personagens Pina Bausch |
description |
Mestrado em Performance Artística - Dança |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-02T16:27:35Z 2009-07-22 2009-07-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/1226 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/1226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130967659511808 |