Interface Gráfica com o Utilizador para Impressoras 3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, José Victor Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15620
Resumo: A tecnologia de impressão 3D têm apresentado, nos últimos anos, uma grande evolução. Atualmente a impressão 3D é utilizada para imprimir praticamente tudo, desde braços robóticos inteligentes até habitação acessível para o mundo em vias de desenvolvimento. Neste momento, praticamente todas as impressoras disponíveis no mercado têm uma interface com o utilizador instalada e pronta a usar. No entanto, estas interfaces continuam a ter baixo nível de usabilidade, dificultando a utilização da impressora 3D. Com esta dissertação pretendeu-se construir uma Interface Gráfica com bons índices de usabilidade e com funcionalidades diferenciadoras que possibilitasse, nomeadamente, reduzir o desperdício de tempo e matéria prima em caso de falha parcial da impressão. Para além disso, pretendeu-se construir um servidor de impressão para comunicar com a impressora 3D e para, através de uma Interface de programação de aplicações (Application Programming Interface) (API) comunicar com a Interface Gráfica ou com o software para Computador Pessoal (Personal Computer) (PC). Para isso, foram analisadas várias aplicações de impressão 3D para perceber se a aplicação para PC seria construida de raiz ou se seria um pluggin de uma destas aplicações, depois, foram analisadas bibliotecas e frameworks python para perceber quais se adequavam ao desenvolvimento, tanto do servidor de impressão como da Interface Gráfica. Seguiu-se a análise, design e implementação dos vários módulos da solução com recurso às ferramentas escolhidas. Os módulos construídos permitem, imprimir a partir de um PC, de uma drive Universal Serial Bus (USB) ou de um ficheiro recente, acompanhar uma impressão (cancelando-a ou pausando e retomando a mesma), remover um objeto da impressão, mudar o idioma da Interface Gráfica do Utilizador (Graphical User Interface) (GUI) e trocar de filamento ou extrusor. Na fase final são apresentados os questionários de qualidade e o Quantitative Evaluation Framework (QEF), framework utilizada para avaliar a concretização do projeto.
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