Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2079 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio cumpre o desiderato de apresentar uma reflexão acerca da prática pedagógica levada a cabo na Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, no ano letivo de 2012/2013. Com efeito, além de abarcar aspetos como a caracterização da escola e das turmas com as quais laborámos, este trabalho académico, como, de resto, não poderia deixar de ser, dedica um espaço privilegiado às aulas assistidas por via da apresentação das planificações realizadas e dos respetivos materiais, devidamente acompanhados de algumas contextualizações. E, porque o trabalho do professor não se esgota no âmbito da docência, incluímos ainda as atividades extracurriculares dinamizadas, as ações de formação frequentadas, bem como algumas considerações produzidas em torno dos instrumentos privilegiados da ação do docente, programas em vigor e manuais adotados, sustentadas pela bibliografia teórica mais relevante, procurando referir os aspetos positivos e os menos positivos, apresentando igualmente algumas propostas de melhoria. |
id |
RCAP_2d88311ec4db3e7ee472b9a612d3f57a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2079 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágioPrática pedagógicaEnsino de línguasO presente Relatório de Estágio cumpre o desiderato de apresentar uma reflexão acerca da prática pedagógica levada a cabo na Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, no ano letivo de 2012/2013. Com efeito, além de abarcar aspetos como a caracterização da escola e das turmas com as quais laborámos, este trabalho académico, como, de resto, não poderia deixar de ser, dedica um espaço privilegiado às aulas assistidas por via da apresentação das planificações realizadas e dos respetivos materiais, devidamente acompanhados de algumas contextualizações. E, porque o trabalho do professor não se esgota no âmbito da docência, incluímos ainda as atividades extracurriculares dinamizadas, as ações de formação frequentadas, bem como algumas considerações produzidas em torno dos instrumentos privilegiados da ação do docente, programas em vigor e manuais adotados, sustentadas pela bibliografia teórica mais relevante, procurando referir os aspetos positivos e os menos positivos, apresentando igualmente algumas propostas de melhoria.Este trabajo tiene como objetivo presentar una reflexión sobre las actividades realizadas durante la práctica docente en la Escuela José Casimiro Matías, en el curso de 2012/2013. En efecto, además de cubrir aspectos como la caracterización de la escuela y las clases con las que trabajamos, este trabajo presenta los planes y los materiales utilizados, convenientemente acompañados por una contextualización teórica. Y, una vez que el trabajo del profesor no termina dentro de la enseñanza, también se incluyen las actividades extracurriculares y cursos de formación que asistimos durante las prácticas, además de algunas reflexiones sobre los documentos oficiales y manuales escolares de lengua extranjera, apoyadas por la literatura teórica más relevante, mencionando los aspectos positivos y menos positivos, señalando también algunas sugestiones de mejoría.Universidade da Beira InteriorLuís, Carla Sofia Gomes XavieruBibliorumCunha, Anabela2014-07-23T11:43:11Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:47.661835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio Cunha, Anabela Prática pedagógica Ensino de línguas |
title_short |
Relatório de estágio |
title_full |
Relatório de estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio |
title_sort |
Relatório de estágio |
author |
Cunha, Anabela |
author_facet |
Cunha, Anabela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luís, Carla Sofia Gomes Xavier uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Anabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Ensino de línguas |
topic |
Prática pedagógica Ensino de línguas |
description |
O presente Relatório de Estágio cumpre o desiderato de apresentar uma reflexão acerca da prática pedagógica levada a cabo na Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, no ano letivo de 2012/2013. Com efeito, além de abarcar aspetos como a caracterização da escola e das turmas com as quais laborámos, este trabalho académico, como, de resto, não poderia deixar de ser, dedica um espaço privilegiado às aulas assistidas por via da apresentação das planificações realizadas e dos respetivos materiais, devidamente acompanhados de algumas contextualizações. E, porque o trabalho do professor não se esgota no âmbito da docência, incluímos ainda as atividades extracurriculares dinamizadas, as ações de formação frequentadas, bem como algumas considerações produzidas em torno dos instrumentos privilegiados da ação do docente, programas em vigor e manuais adotados, sustentadas pela bibliografia teórica mais relevante, procurando referir os aspetos positivos e os menos positivos, apresentando igualmente algumas propostas de melhoria. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06 2013-06-01T00:00:00Z 2014-07-23T11:43:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2079 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136336322494464 |