Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Anabela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2079
Resumo: O presente Relatório de Estágio cumpre o desiderato de apresentar uma reflexão acerca da prática pedagógica levada a cabo na Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, no ano letivo de 2012/2013. Com efeito, além de abarcar aspetos como a caracterização da escola e das turmas com as quais laborámos, este trabalho académico, como, de resto, não poderia deixar de ser, dedica um espaço privilegiado às aulas assistidas por via da apresentação das planificações realizadas e dos respetivos materiais, devidamente acompanhados de algumas contextualizações. E, porque o trabalho do professor não se esgota no âmbito da docência, incluímos ainda as atividades extracurriculares dinamizadas, as ações de formação frequentadas, bem como algumas considerações produzidas em torno dos instrumentos privilegiados da ação do docente, programas em vigor e manuais adotados, sustentadas pela bibliografia teórica mais relevante, procurando referir os aspetos positivos e os menos positivos, apresentando igualmente algumas propostas de melhoria.
id RCAP_2d88311ec4db3e7ee472b9a612d3f57a
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2079
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioPrática pedagógicaEnsino de línguasO presente Relatório de Estágio cumpre o desiderato de apresentar uma reflexão acerca da prática pedagógica levada a cabo na Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, no ano letivo de 2012/2013. Com efeito, além de abarcar aspetos como a caracterização da escola e das turmas com as quais laborámos, este trabalho académico, como, de resto, não poderia deixar de ser, dedica um espaço privilegiado às aulas assistidas por via da apresentação das planificações realizadas e dos respetivos materiais, devidamente acompanhados de algumas contextualizações. E, porque o trabalho do professor não se esgota no âmbito da docência, incluímos ainda as atividades extracurriculares dinamizadas, as ações de formação frequentadas, bem como algumas considerações produzidas em torno dos instrumentos privilegiados da ação do docente, programas em vigor e manuais adotados, sustentadas pela bibliografia teórica mais relevante, procurando referir os aspetos positivos e os menos positivos, apresentando igualmente algumas propostas de melhoria.Este trabajo tiene como objetivo presentar una reflexión sobre las actividades realizadas durante la práctica docente en la Escuela José Casimiro Matías, en el curso de 2012/2013. En efecto, además de cubrir aspectos como la caracterización de la escuela y las clases con las que trabajamos, este trabajo presenta los planes y los materiales utilizados, convenientemente acompañados por una contextualización teórica. Y, una vez que el trabajo del profesor no termina dentro de la enseñanza, también se incluyen las actividades extracurriculares y cursos de formación que asistimos durante las prácticas, además de algunas reflexiones sobre los documentos oficiales y manuales escolares de lengua extranjera, apoyadas por la literatura teórica más relevante, mencionando los aspectos positivos y menos positivos, señalando también algunas sugestiones de mejoría.Universidade da Beira InteriorLuís, Carla Sofia Gomes XavieruBibliorumCunha, Anabela2014-07-23T11:43:11Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:47.661835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Cunha, Anabela
Prática pedagógica
Ensino de línguas
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Cunha, Anabela
author_facet Cunha, Anabela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís, Carla Sofia Gomes Xavier
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Anabela
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Ensino de línguas
topic Prática pedagógica
Ensino de línguas
description O presente Relatório de Estágio cumpre o desiderato de apresentar uma reflexão acerca da prática pedagógica levada a cabo na Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, no ano letivo de 2012/2013. Com efeito, além de abarcar aspetos como a caracterização da escola e das turmas com as quais laborámos, este trabalho académico, como, de resto, não poderia deixar de ser, dedica um espaço privilegiado às aulas assistidas por via da apresentação das planificações realizadas e dos respetivos materiais, devidamente acompanhados de algumas contextualizações. E, porque o trabalho do professor não se esgota no âmbito da docência, incluímos ainda as atividades extracurriculares dinamizadas, as ações de formação frequentadas, bem como algumas considerações produzidas em torno dos instrumentos privilegiados da ação do docente, programas em vigor e manuais adotados, sustentadas pela bibliografia teórica mais relevante, procurando referir os aspetos positivos e os menos positivos, apresentando igualmente algumas propostas de melhoria.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
2014-07-23T11:43:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2079
url http://hdl.handle.net/10400.6/2079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336322494464