A importância da comunicação não verbal para o bom desempenho das organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Bruno Miguel Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38523
Resumo: A iniciativa para o desenvolvimento deste estudo surgiu na sequência de uma reflexão sobre a comunicação como pilar para a gestão e negociação, comunicação esta que tem várias vertentes, sendo uma das principais a não verbal. A comunicação não verbal é um tema que, cada vez mais, está a ganhar grande interesse por parte de investigadores e doutros estudiosos. Os especialistas em comunicação, gestão e em qualquer outra área onde é necessário interagir com outros começam a consciencializar-se que a linguagem não verbal é a base da comunicação. Através dela é possível verificar as verdadeiras intenções das pessoas com quem é estabelecida comunicação e o que realmente é pretendido com cada interação. Desta forma, com este estudo pretende-se alertar para a importância da comunicação não verbal na capacidade de comunicar eficazmente, criar relação e empatia com o recetor da mensagem e aumentar a capacidade de influência. De maneira a perceber a importância dada à comunicação não verbal e quais as práticas comunicativas utilizadas por empresários, gestores e funcionários nos vários tipos de organização efetuou-se um questionário dirigido a estes tipos de pessoas. Posteriormente, apresentaram-se as respostas, analisaram-se os dados recolhidos e tiraram-se conclusões. Foi possível concluir que a grande maioria dos inquiridos atribuem importância significativa à comunicação não verbal, tanto a nível pessoal como a nível profissional e que a importância atribuída depende do género, da área profissional, das habilitações académicas e das competências comunicacionais de cada um.
id RCAP_2d8aa97bb710ce0c377bea21f823df95
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38523
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da comunicação não verbal para o bom desempenho das organizaçõesComunicaçãoComunicação não verbalLinguagem corporalDicas não verbaisOrganizaçãoNegociaçãoGestãoCommunicationNon-verbal communicationBody languageNon-verbal tipsOrganizationNegotiationManagementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA iniciativa para o desenvolvimento deste estudo surgiu na sequência de uma reflexão sobre a comunicação como pilar para a gestão e negociação, comunicação esta que tem várias vertentes, sendo uma das principais a não verbal. A comunicação não verbal é um tema que, cada vez mais, está a ganhar grande interesse por parte de investigadores e doutros estudiosos. Os especialistas em comunicação, gestão e em qualquer outra área onde é necessário interagir com outros começam a consciencializar-se que a linguagem não verbal é a base da comunicação. Através dela é possível verificar as verdadeiras intenções das pessoas com quem é estabelecida comunicação e o que realmente é pretendido com cada interação. Desta forma, com este estudo pretende-se alertar para a importância da comunicação não verbal na capacidade de comunicar eficazmente, criar relação e empatia com o recetor da mensagem e aumentar a capacidade de influência. De maneira a perceber a importância dada à comunicação não verbal e quais as práticas comunicativas utilizadas por empresários, gestores e funcionários nos vários tipos de organização efetuou-se um questionário dirigido a estes tipos de pessoas. Posteriormente, apresentaram-se as respostas, analisaram-se os dados recolhidos e tiraram-se conclusões. Foi possível concluir que a grande maioria dos inquiridos atribuem importância significativa à comunicação não verbal, tanto a nível pessoal como a nível profissional e que a importância atribuída depende do género, da área profissional, das habilitações académicas e das competências comunicacionais de cada um.The initiative for the development of this study arose from a reflection on communication as a pillar for management and negotiation, communication that has several aspects, one of the main ones being non-verbal. Non-verbal communication is a topic that is increasingly gaining great interest from researchers and other scholars. Specialists in communication, management and in any other area where it is necessary to interact with others are starting to realize that non-verbal language is the basis of communication. Through it, it is possible to verify the true intentions of the people with whom communication is established and what is really intended with each interaction. In this way, with this study we intend to alert to the importance of non-verbal communication in the ability to communicate effectively, create relationship and empathy with the recipient of the message and increase the ability to influence. To understand the importance given to non-verbal communication and which communicative practices are used by entrepreneurs, managers and employees in the various types of organization, a questionnaire was carried out aimed at these types of people. Afterwards, the answers were presented, the collected data were analyzed and conclusions were drawn. It was possible to conclude that the vast majority of respondents attach significant importance to non-verbal communication, both at a personal and professional level and that the importance attributed depends on the gender, professional area, academic qualifications and communication skills of each one.Mendes, Américo Manuel dos Santos CarvalhoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBorges, Bruno Miguel Correia2022-08-05T09:08:37Z2022-07-042022-042022-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38523TID:203042603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:27.667159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da comunicação não verbal para o bom desempenho das organizações
title A importância da comunicação não verbal para o bom desempenho das organizações
spellingShingle A importância da comunicação não verbal para o bom desempenho das organizações
Borges, Bruno Miguel Correia
Comunicação
Comunicação não verbal
Linguagem corporal
Dicas não verbais
Organização
Negociação
Gestão
Communication
Non-verbal communication
Body language
Non-verbal tips
Organization
Negotiation
Management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A importância da comunicação não verbal para o bom desempenho das organizações
title_full A importância da comunicação não verbal para o bom desempenho das organizações
title_fullStr A importância da comunicação não verbal para o bom desempenho das organizações
title_full_unstemmed A importância da comunicação não verbal para o bom desempenho das organizações
title_sort A importância da comunicação não verbal para o bom desempenho das organizações
author Borges, Bruno Miguel Correia
author_facet Borges, Bruno Miguel Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Américo Manuel dos Santos Carvalho
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Bruno Miguel Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Comunicação não verbal
Linguagem corporal
Dicas não verbais
Organização
Negociação
Gestão
Communication
Non-verbal communication
Body language
Non-verbal tips
Organization
Negotiation
Management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comunicação
Comunicação não verbal
Linguagem corporal
Dicas não verbais
Organização
Negociação
Gestão
Communication
Non-verbal communication
Body language
Non-verbal tips
Organization
Negotiation
Management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A iniciativa para o desenvolvimento deste estudo surgiu na sequência de uma reflexão sobre a comunicação como pilar para a gestão e negociação, comunicação esta que tem várias vertentes, sendo uma das principais a não verbal. A comunicação não verbal é um tema que, cada vez mais, está a ganhar grande interesse por parte de investigadores e doutros estudiosos. Os especialistas em comunicação, gestão e em qualquer outra área onde é necessário interagir com outros começam a consciencializar-se que a linguagem não verbal é a base da comunicação. Através dela é possível verificar as verdadeiras intenções das pessoas com quem é estabelecida comunicação e o que realmente é pretendido com cada interação. Desta forma, com este estudo pretende-se alertar para a importância da comunicação não verbal na capacidade de comunicar eficazmente, criar relação e empatia com o recetor da mensagem e aumentar a capacidade de influência. De maneira a perceber a importância dada à comunicação não verbal e quais as práticas comunicativas utilizadas por empresários, gestores e funcionários nos vários tipos de organização efetuou-se um questionário dirigido a estes tipos de pessoas. Posteriormente, apresentaram-se as respostas, analisaram-se os dados recolhidos e tiraram-se conclusões. Foi possível concluir que a grande maioria dos inquiridos atribuem importância significativa à comunicação não verbal, tanto a nível pessoal como a nível profissional e que a importância atribuída depende do género, da área profissional, das habilitações académicas e das competências comunicacionais de cada um.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-05T09:08:37Z
2022-07-04
2022-04
2022-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/38523
TID:203042603
url http://hdl.handle.net/10400.14/38523
identifier_str_mv TID:203042603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132037355929600