Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruna
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Ana Daniela, Ferreira, Sara, Cordeiro, Sílvia Amado, Taveira, Maria do Céu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4627
https://doi.org/10.34628/d8e2-gh41
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 51-65.
id RCAP_2d8e75bb28a8bbfa0fb0bad2d8631cbc
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4627
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académicaCareer intervention with youths in academic vulnerability situationOrientação profissionalInsucesso escolarRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 51-65.A adolescência é uma etapa do desenvolvimento de carreira caraterizada pela exploração e pela iminência de decisões escolares, com impacto na construção dos projetos de vida dos jovens. Este estudo visou avaliar o impacto de uma intervenção de carreira junto de um grupo de jovens do 9.º ano de escolaridade (N=4), com trajetórias escolares de insucesso e pertencentes a baixos níveis socioeconómicos. A intervenção incluiu oito sessões semanais com os jovens, e quatro sessões com os respetivos encarregados de educação, com a duração máxima de 60 minutos. Participaram quatro rapazes, com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos (M = 16.50, DP = 1.73). Avaliou-se o nível de certeza vocacional e a adaptabilidade de carreira dos jovens em dois momentos temporais. Recolheu-se feedback oral no final de cada sessão a fim de avaliar o processo de intervenção. Quer os jovens, quer os encarregados de educação, preencheram um questionário de avaliação global da intervenção. Registaram-se diferenças marginalmente significativas entre o pré e o pós-teste em todas as dimensões avaliadas, exceto ao nível da certeza vocacional e da confiança. Tanto os jovens como os respetivos encarregados de educação realizaram uma avaliação positiva da intervenção. Estes resultados sustentam o papel promissor desta intervenção, particularmente ao nível da promoção da adaptabilidade de carreira. Importa, porém, testar a eficácia deste programa, recorrendo a designs (quasi) experimentais. Este estudo salienta a importância de impulsionar a investigação científica sobre a eficácia de intervenções de carreira junto de grupos específicos de jovens.Adolescence is a stage of career development characterized by the exploration and imminence of educational decisions, with an impact on the construction of youths’ life projects. This study aimed to evaluate the impact of a career intervention with a group of ninth-grade students (N=4) with unsuccessful school trajectories and from low socioeconomic status. The intervention included eight sessions with the youths, and four weekly sessions with the respective caregivers, with 90 minutes each. Four young men, aged between 15 and 18 years (M = 16.50, SD = 1.73) participated. The level of career certainty and the career adaptability of the students were assessed at two time points. Oral feedback was collected at the end of each session to evaluate the intervention process. Both youths and caregivers completed a questionnaire of global assessment of the intervention. There were marginally significant differences between pre and post-test in all career dimensions, except on the level of career certainty and confidence. Youths and their caretakers made a positive evaluation of the intervention. These results support the promising role of this intervention, particularly to promote career adaptability. It is important, however, to test the effectiveness of this program by using (quasi) experimental designs. This study highlights the relevance of expand scientific research on the effectiveness of career interventions with specific groups of youths.2019-07-11T10:13:10Z2019-07-112017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4627http://hdl.handle.net/11067/4627https://doi.org/10.34628/d8e2-gh41porRodrigues, Bruna [et al.] (2017) - Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 51-65.Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académicaRodrigues, BrunaSilva, Ana DanielaFerreira, SaraCordeiro, Sílvia AmadoTaveira, Maria do Céuhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, BrunaSilva, Ana DanielaFerreira, SaraCordeiro, Sílvia AmadoTaveira, Maria do Céureponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:51:27Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:38.070843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica
Career intervention with youths in academic vulnerability situation
title Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica
spellingShingle Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica
Rodrigues, Bruna
Orientação profissional
Insucesso escolar
title_short Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica
title_full Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica
title_fullStr Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica
title_full_unstemmed Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica
title_sort Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica
author Rodrigues, Bruna
author_facet Rodrigues, Bruna
Silva, Ana Daniela
Ferreira, Sara
Cordeiro, Sílvia Amado
Taveira, Maria do Céu
author_role author
author2 Silva, Ana Daniela
Ferreira, Sara
Cordeiro, Sílvia Amado
Taveira, Maria do Céu
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruna
Silva, Ana Daniela
Ferreira, Sara
Cordeiro, Sílvia Amado
Taveira, Maria do Céu
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação profissional
Insucesso escolar
topic Orientação profissional
Insucesso escolar
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 51-65.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2019-07-11T10:13:10Z
2019-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4627
http://hdl.handle.net/11067/4627
https://doi.org/10.34628/d8e2-gh41
url http://hdl.handle.net/11067/4627
https://doi.org/10.34628/d8e2-gh41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Bruna [et al.] (2017) - Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 51-65.
Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica
Rodrigues, Bruna
Silva, Ana Daniela
Ferreira, Sara
Cordeiro, Sílvia Amado
Taveira, Maria do Céu
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136765960781825