Diário - um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores e estudo dos seus dilemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francisco Cordeiro
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/578
Resumo: Após uma apresentação do conceito de diário, devidamente enquadrado nos instrumentos de recolha de dados que a investigação qualitativa vem designando por documentos pessoais, analisamos o problema da redacção e contributos investigacionais a que aquele, respectivamente, está sujeito e pode operar. Como nota importante e axial do nosso percurso, destacámos o impacto do diário sobre o desenvolvimento pessoal- profissional dos professores, na medida em que permite a sua interiorização e reflexão, fundamentais para uma auto-análise que capacite para uma nova forma de encarar os problemas profissionais, isto é, construtiva, pessoal e altruisticamente. Debruçamo-nos, também, de forma breve, sobre as precauções metodológicas e a dimensão ética do diário, mostrando que, em qualquer utilização investigacional, o autor de um diário deverá ser respeitado no seu direito a um tratamento sigiloso e fiel das suas confidências, mesmo que, sob anonimato, os seus dados possam ser publicamente expostos e reflectidos. Por fim, analisamos o diário como uma metodologia de estudo de dilemas dos professores, destacando algumas investigações sobre o tema e apontando para uma tipologia por nós conseguida. Em qualquer caso, concluímos, o diário pode permitir aos professores uma autoreflexão, que pode ser compartilhada, sobre as suas tensões e conflitos, de natureza variada, é certo, mas que, consciencializados, darão lugar à serenidade e empenhamento profissional, indispensáveis ao enriquecimento da comunidade.
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