Curadoria Digital e Custos : Exploração de abordagens e perceções
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/44103 |
Resumo: | Introdução – No âmbito das preocupações que estão na origem da curadoria digital, toma-se como exemplo o contexto da produção de grandes volumes de informação científica, que requer abordagens que garantam a sua manutenção, reutilização e valorização, dado o seu elevado custo. Objetivos – Pretende-se conhecer o pensamento existente referente aos custos da curadoria digital e desenvolver uma proposta de modelo de enquadramento para a análise de custos em curadoria digital, inclusivamente projetos de carácter mais prático. Tal implica abordar a definição deste conceito e a problemática dos custos, baseando-nos nos estudos referentes a modelos de custos. Metodologia - Procedeu-se a uma revisão da literatura, contextualizando a questão dos custos no seio da curadoria digital, delimitada pelos dados recolhidos nas fontes de pesquisa, a Biblioteca do Conhecimento Online (B-On) e o Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Em seguida, desenvolveu-se um modelo de enquadramento esquematizado com base nas categorias identificadas por via do Método da Comparação Constante, algumas relacionadas com o Modelo de Referência Open Archival Information System (OAIS) e o ciclo de vida Digital Curation Centre (DCC). Tal permitiu desenvolver uma análise de conteúdo das perceções recolhidas em diversos autores, resultando em memorandos, de que este texto é um resumo. Resultados/Conclusão – Propõe-se um esquema de sistematização das problemáticas da curadoria digital, que constitui um modelo de enquadramento que se considera pertinente para a análise de custos em curadoria digital, inclusivamente projetos de carácter mais prático, e que interliga a visão do ciclo de vida da curadoria do objeto digital do DCC e a abordagem do modelo de referência OAIS, numa lógica transversal apreendida pelos Modelos de Custos e Plano/Políticas de gestão dos dados. Conclui-se que se deteta uma mudança de paradigma, de uma visão de black-box para uma abordagem de identificação dos custos e de tentativa de sistematização de modelos de previsão para utilização institucional, como forma de incentivar a transparência e a accountability e de captar o interesse de potenciais financiadores. |
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Curadoria Digital e Custos : Exploração de abordagens e perceçõesDigital Curation and its Costs : A Study of Practices and InsightsCuradoria digitalCustosIntrodução – No âmbito das preocupações que estão na origem da curadoria digital, toma-se como exemplo o contexto da produção de grandes volumes de informação científica, que requer abordagens que garantam a sua manutenção, reutilização e valorização, dado o seu elevado custo. Objetivos – Pretende-se conhecer o pensamento existente referente aos custos da curadoria digital e desenvolver uma proposta de modelo de enquadramento para a análise de custos em curadoria digital, inclusivamente projetos de carácter mais prático. Tal implica abordar a definição deste conceito e a problemática dos custos, baseando-nos nos estudos referentes a modelos de custos. Metodologia - Procedeu-se a uma revisão da literatura, contextualizando a questão dos custos no seio da curadoria digital, delimitada pelos dados recolhidos nas fontes de pesquisa, a Biblioteca do Conhecimento Online (B-On) e o Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Em seguida, desenvolveu-se um modelo de enquadramento esquematizado com base nas categorias identificadas por via do Método da Comparação Constante, algumas relacionadas com o Modelo de Referência Open Archival Information System (OAIS) e o ciclo de vida Digital Curation Centre (DCC). Tal permitiu desenvolver uma análise de conteúdo das perceções recolhidas em diversos autores, resultando em memorandos, de que este texto é um resumo. Resultados/Conclusão – Propõe-se um esquema de sistematização das problemáticas da curadoria digital, que constitui um modelo de enquadramento que se considera pertinente para a análise de custos em curadoria digital, inclusivamente projetos de carácter mais prático, e que interliga a visão do ciclo de vida da curadoria do objeto digital do DCC e a abordagem do modelo de referência OAIS, numa lógica transversal apreendida pelos Modelos de Custos e Plano/Políticas de gestão dos dados. Conclui-se que se deteta uma mudança de paradigma, de uma visão de black-box para uma abordagem de identificação dos custos e de tentativa de sistematização de modelos de previsão para utilização institucional, como forma de incentivar a transparência e a accountability e de captar o interesse de potenciais financiadores.Introduction - Regarding the concerns that prompted the emergence of digital curation, this study takes as an example the context of the production of large volumes of scientific information, which requires approaches that ensure its maintenance, reuse and valorization, considering its cost. Objectives - It is intended to discuss the relevant issues regarding the costs of digital curation and to develop a framework model proposal for the analysis of costs in digital curation, including projects of a more practical nature. This means addressing the concept definition and the issue of costs, based on studies related to cost models. Methodology - A literature review was carried out, contextualizing the issue of costs within digital curation, with data collected from Biblioteca do Conhecimento Online – B-On (Online Knowledge Library) and Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP (Scientific Open Access Repository of Portugal) as research literature sources. Then, a framework model scheme was developed based on the categories identified using the Constant Comparative Method, some related to the Open Archival Information System (OAIS) Reference Model and to the Digital Curation Centre (DCC) Life Cycle. This allowed the development of a content analysis of the perceptions collected from different authors, resulting in memos, of which this text is a summary. Results / Conclusion - It is proposed a systematization of digital curation issues, which constitutes a framework model considered relevant for the analysis of costs in digital curation, including practical projects, which interconnects the DCC Life Cycle view of the digital object curation to the OAIS Reference Model approach, in a transversal logic seized by the cost models and plan/data management policies. It is concluded that a paradigm shift is occurring from a black-box perspective to another one that identifies costs and attempts to standardise predictive models for institutional use with the aim of promoting transparency, accountability, and capturing the interest of potential funding providers.Repositório da Universidade de LisboaCorujo, Luís, 1976-Revez, Jorge, 1980-Silva, Carlos Guardado da, 1971-2020-07-22T08:09:23Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44103porCorujo, L., Revez, J., & Silva, C. G. da. (2020). Curadoria Digital e Custos: Exploração de abordagens e perceções. Digital HUmanities Quarterly, 14(2). Retrieved from http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/14/2/000459/000459.htmlhttp://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/14/2/000459/000459.htmlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:59:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:59:21Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Introdução – No âmbito das preocupações que estão na origem da curadoria digital, toma-se como exemplo o contexto da produção de grandes volumes de informação científica, que requer abordagens que garantam a sua manutenção, reutilização e valorização, dado o seu elevado custo. Objetivos – Pretende-se conhecer o pensamento existente referente aos custos da curadoria digital e desenvolver uma proposta de modelo de enquadramento para a análise de custos em curadoria digital, inclusivamente projetos de carácter mais prático. Tal implica abordar a definição deste conceito e a problemática dos custos, baseando-nos nos estudos referentes a modelos de custos. Metodologia - Procedeu-se a uma revisão da literatura, contextualizando a questão dos custos no seio da curadoria digital, delimitada pelos dados recolhidos nas fontes de pesquisa, a Biblioteca do Conhecimento Online (B-On) e o Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Em seguida, desenvolveu-se um modelo de enquadramento esquematizado com base nas categorias identificadas por via do Método da Comparação Constante, algumas relacionadas com o Modelo de Referência Open Archival Information System (OAIS) e o ciclo de vida Digital Curation Centre (DCC). Tal permitiu desenvolver uma análise de conteúdo das perceções recolhidas em diversos autores, resultando em memorandos, de que este texto é um resumo. Resultados/Conclusão – Propõe-se um esquema de sistematização das problemáticas da curadoria digital, que constitui um modelo de enquadramento que se considera pertinente para a análise de custos em curadoria digital, inclusivamente projetos de carácter mais prático, e que interliga a visão do ciclo de vida da curadoria do objeto digital do DCC e a abordagem do modelo de referência OAIS, numa lógica transversal apreendida pelos Modelos de Custos e Plano/Políticas de gestão dos dados. Conclui-se que se deteta uma mudança de paradigma, de uma visão de black-box para uma abordagem de identificação dos custos e de tentativa de sistematização de modelos de previsão para utilização institucional, como forma de incentivar a transparência e a accountability e de captar o interesse de potenciais financiadores. |
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