O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terrasêca, Manuela
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Palma, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164
Resumo: A presente revisão propõe uma visão do conceito de ductus aplicado à aprendizagem e ao ensino do Desenho. Por ductus pode-se entender o elemento que reúne na acção de desenhar singularidade e aprendizagem, isto é, ainda que os conhecimentos sejam direcionados ao grupo, é de modo individual que são interiorizados e interpretados. Ao longo deste texto, emergem duas ideias simultaneamente antagónicas e complementares: a singularidade e o coletivo. É numa aprendizagem significativa, construída pelo próprio aluno, que é possível o desenvolvimento de um modo particular de gerir e aplicar esses mesmos conhecimentos, numa permanente busca de si. Ductus surge então como a idiossincrasia do Desenho, que emerge através de movimentos automáticos. O desenvolvimento do ductus no ensino do Desenho remete-nos para a importância do papel do professor no percurso de aprendizagem de cada aluno, procurando uma relação mais próxima que permita a auscultação de cada elemento e um apoio e acompanhamento permanentes, tendo em vista a sua formação integral, que sobrepuja os limites do Currículo.
id RCAP_2dad93691dac996cfc8893112f435c6f
oai_identifier_str oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/164
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHOteaching and learning of drawingsignificant learning experiencesductusensino-aprendizagem do desenhoexperiências significativas de aprendizagemductusA presente revisão propõe uma visão do conceito de ductus aplicado à aprendizagem e ao ensino do Desenho. Por ductus pode-se entender o elemento que reúne na acção de desenhar singularidade e aprendizagem, isto é, ainda que os conhecimentos sejam direcionados ao grupo, é de modo individual que são interiorizados e interpretados. Ao longo deste texto, emergem duas ideias simultaneamente antagónicas e complementares: a singularidade e o coletivo. É numa aprendizagem significativa, construída pelo próprio aluno, que é possível o desenvolvimento de um modo particular de gerir e aplicar esses mesmos conhecimentos, numa permanente busca de si. Ductus surge então como a idiossincrasia do Desenho, que emerge através de movimentos automáticos. O desenvolvimento do ductus no ensino do Desenho remete-nos para a importância do papel do professor no percurso de aprendizagem de cada aluno, procurando uma relação mais próxima que permita a auscultação de cada elemento e um apoio e acompanhamento permanentes, tendo em vista a sua formação integral, que sobrepuja os limites do Currículo.This review aims at presenting a viewpoint of the concept of ductus applied to teaching and learning of drawing. Ductus can be understood as an element that synthesises learning and idiosyncrasy in the act of drawing. Although knowledge is transmitted to the group, knowledge is incorporate within oneself, it is made subjective or personal. Thus, the ideas of uniqueness and collective emerge. It is through significant learning experiences that the student builds knowledge and ability to apply it. Ductus applied in the teaching of drawing highlights the importance of the teacher’s role in the student's learning path.MUNDIS2011-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/164ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 2 N.º 2 (2011): 5.ª Edição | ERAS; 31-571647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164/174Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessTerrasêca, ManuelaPalma, Ana Isabel2022-09-05T13:57:47Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:50.913190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO
title O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO
spellingShingle O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO
Terrasêca, Manuela
teaching and learning of drawing
significant learning experiences
ductus
ensino-aprendizagem do desenho
experiências significativas de aprendizagem
ductus
title_short O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO
title_full O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO
title_fullStr O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO
title_full_unstemmed O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO
title_sort O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO
author Terrasêca, Manuela
author_facet Terrasêca, Manuela
Palma, Ana Isabel
author_role author
author2 Palma, Ana Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terrasêca, Manuela
Palma, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv teaching and learning of drawing
significant learning experiences
ductus
ensino-aprendizagem do desenho
experiências significativas de aprendizagem
ductus
topic teaching and learning of drawing
significant learning experiences
ductus
ensino-aprendizagem do desenho
experiências significativas de aprendizagem
ductus
description A presente revisão propõe uma visão do conceito de ductus aplicado à aprendizagem e ao ensino do Desenho. Por ductus pode-se entender o elemento que reúne na acção de desenhar singularidade e aprendizagem, isto é, ainda que os conhecimentos sejam direcionados ao grupo, é de modo individual que são interiorizados e interpretados. Ao longo deste texto, emergem duas ideias simultaneamente antagónicas e complementares: a singularidade e o coletivo. É numa aprendizagem significativa, construída pelo próprio aluno, que é possível o desenvolvimento de um modo particular de gerir e aplicar esses mesmos conhecimentos, numa permanente busca de si. Ductus surge então como a idiossincrasia do Desenho, que emerge através de movimentos automáticos. O desenvolvimento do ductus no ensino do Desenho remete-nos para a importância do papel do professor no percurso de aprendizagem de cada aluno, procurando uma relação mais próxima que permita a auscultação de cada elemento e um apoio e acompanhamento permanentes, tendo em vista a sua formação integral, que sobrepuja os limites do Currículo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/164
url https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164
identifier_str_mv oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164/174
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
dc.source.none.fl_str_mv ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 2 N.º 2 (2011): 5.ª Edição | ERAS; 31-57
1647-3558
2184-2116
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129978639482880