O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164 |
Resumo: | A presente revisão propõe uma visão do conceito de ductus aplicado à aprendizagem e ao ensino do Desenho. Por ductus pode-se entender o elemento que reúne na acção de desenhar singularidade e aprendizagem, isto é, ainda que os conhecimentos sejam direcionados ao grupo, é de modo individual que são interiorizados e interpretados. Ao longo deste texto, emergem duas ideias simultaneamente antagónicas e complementares: a singularidade e o coletivo. É numa aprendizagem significativa, construída pelo próprio aluno, que é possível o desenvolvimento de um modo particular de gerir e aplicar esses mesmos conhecimentos, numa permanente busca de si. Ductus surge então como a idiossincrasia do Desenho, que emerge através de movimentos automáticos. O desenvolvimento do ductus no ensino do Desenho remete-nos para a importância do papel do professor no percurso de aprendizagem de cada aluno, procurando uma relação mais próxima que permita a auscultação de cada elemento e um apoio e acompanhamento permanentes, tendo em vista a sua formação integral, que sobrepuja os limites do Currículo. |
id |
RCAP_2dad93691dac996cfc8893112f435c6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/164 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHOteaching and learning of drawingsignificant learning experiencesductusensino-aprendizagem do desenhoexperiências significativas de aprendizagemductusA presente revisão propõe uma visão do conceito de ductus aplicado à aprendizagem e ao ensino do Desenho. Por ductus pode-se entender o elemento que reúne na acção de desenhar singularidade e aprendizagem, isto é, ainda que os conhecimentos sejam direcionados ao grupo, é de modo individual que são interiorizados e interpretados. Ao longo deste texto, emergem duas ideias simultaneamente antagónicas e complementares: a singularidade e o coletivo. É numa aprendizagem significativa, construída pelo próprio aluno, que é possível o desenvolvimento de um modo particular de gerir e aplicar esses mesmos conhecimentos, numa permanente busca de si. Ductus surge então como a idiossincrasia do Desenho, que emerge através de movimentos automáticos. O desenvolvimento do ductus no ensino do Desenho remete-nos para a importância do papel do professor no percurso de aprendizagem de cada aluno, procurando uma relação mais próxima que permita a auscultação de cada elemento e um apoio e acompanhamento permanentes, tendo em vista a sua formação integral, que sobrepuja os limites do Currículo.This review aims at presenting a viewpoint of the concept of ductus applied to teaching and learning of drawing. Ductus can be understood as an element that synthesises learning and idiosyncrasy in the act of drawing. Although knowledge is transmitted to the group, knowledge is incorporate within oneself, it is made subjective or personal. Thus, the ideas of uniqueness and collective emerge. It is through significant learning experiences that the student builds knowledge and ability to apply it. Ductus applied in the teaching of drawing highlights the importance of the teacher’s role in the student's learning path.MUNDIS2011-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/164ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 2 N.º 2 (2011): 5.ª Edição | ERAS; 31-571647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164/174Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessTerrasêca, ManuelaPalma, Ana Isabel2022-09-05T13:57:47Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:50.913190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO |
title |
O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO |
spellingShingle |
O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO Terrasêca, Manuela teaching and learning of drawing significant learning experiences ductus ensino-aprendizagem do desenho experiências significativas de aprendizagem ductus |
title_short |
O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO |
title_full |
O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO |
title_fullStr |
O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO |
title_full_unstemmed |
O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO |
title_sort |
O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO |
author |
Terrasêca, Manuela |
author_facet |
Terrasêca, Manuela Palma, Ana Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Palma, Ana Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terrasêca, Manuela Palma, Ana Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teaching and learning of drawing significant learning experiences ductus ensino-aprendizagem do desenho experiências significativas de aprendizagem ductus |
topic |
teaching and learning of drawing significant learning experiences ductus ensino-aprendizagem do desenho experiências significativas de aprendizagem ductus |
description |
A presente revisão propõe uma visão do conceito de ductus aplicado à aprendizagem e ao ensino do Desenho. Por ductus pode-se entender o elemento que reúne na acção de desenhar singularidade e aprendizagem, isto é, ainda que os conhecimentos sejam direcionados ao grupo, é de modo individual que são interiorizados e interpretados. Ao longo deste texto, emergem duas ideias simultaneamente antagónicas e complementares: a singularidade e o coletivo. É numa aprendizagem significativa, construída pelo próprio aluno, que é possível o desenvolvimento de um modo particular de gerir e aplicar esses mesmos conhecimentos, numa permanente busca de si. Ductus surge então como a idiossincrasia do Desenho, que emerge através de movimentos automáticos. O desenvolvimento do ductus no ensino do Desenho remete-nos para a importância do papel do professor no percurso de aprendizagem de cada aluno, procurando uma relação mais próxima que permita a auscultação de cada elemento e um apoio e acompanhamento permanentes, tendo em vista a sua formação integral, que sobrepuja os limites do Currículo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-30T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164 oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/164 |
url |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164 |
identifier_str_mv |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164 https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/164/174 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
dc.source.none.fl_str_mv |
ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 2 N.º 2 (2011): 5.ª Edição | ERAS; 31-57 1647-3558 2184-2116 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129978639482880 |