“A contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Antónia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22234
Resumo: A contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau Maria Antónia Lima Raramente a obra de um grande autor e pensador, como Henri David Thoreau, se compadece com desejos de circunscrevê-la a certas tendências de abordagem mais em voga. Isto apesar de muitos dos seus pensamentos poderem ser associados a várias ideias liberais do séc. XXI, por terem tido origem na mente brilhante de um indivíduo facilmente designado como pro-ambientalista, anti-racista, anti-imperialista, feminista, reformista, activista racial, etc. Num autor que tanto presou os conceitos de liberdade e de integridade individual, e que tão profundamente determinou o pensamento do seu tempo e o de gerações vindouras, seria totalmente inadequado aplicar etiquetas de análise muito redutoras. Não se cairá, então, aqui na tentação fácil de ligar somente o pensamento de Thoreau às actuais propostas dos movimentos ambientalistas, interessados na sua devoção à Natureza, nem de associá-lo directamente a qualquer ideologia política fascinada pelo seu slogan de que “o melhor governo é o que não governa”.
id RCAP_2db9b2061076ed2c30f24cbfdb492b7b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/22234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “A contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau”ThoreauAmerican LiteratureA contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau Maria Antónia Lima Raramente a obra de um grande autor e pensador, como Henri David Thoreau, se compadece com desejos de circunscrevê-la a certas tendências de abordagem mais em voga. Isto apesar de muitos dos seus pensamentos poderem ser associados a várias ideias liberais do séc. XXI, por terem tido origem na mente brilhante de um indivíduo facilmente designado como pro-ambientalista, anti-racista, anti-imperialista, feminista, reformista, activista racial, etc. Num autor que tanto presou os conceitos de liberdade e de integridade individual, e que tão profundamente determinou o pensamento do seu tempo e o de gerações vindouras, seria totalmente inadequado aplicar etiquetas de análise muito redutoras. Não se cairá, então, aqui na tentação fácil de ligar somente o pensamento de Thoreau às actuais propostas dos movimentos ambientalistas, interessados na sua devoção à Natureza, nem de associá-lo directamente a qualquer ideologia política fascinada pelo seu slogan de que “o melhor governo é o que não governa”.Europress2018-02-14T15:37:27Z2018-02-142017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22234http://hdl.handle.net/10174/22234porLima, Maria Antónia. “A contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau”, In A Ideia - revista de cultura libertária. Ed. António Cândido Franco. II série - ano XLI-vol. 18 - n.º 75-76 - Outono de 2017, pp. 188-191. ISSN: 0870-6913.0870-6913antonialima@uevora.pt296Lima, Maria Antóniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:09.901376Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “A contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau”
title “A contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau”
spellingShingle “A contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau”
Lima, Maria Antónia
Thoreau
American Literature
title_short “A contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau”
title_full “A contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau”
title_fullStr “A contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau”
title_full_unstemmed “A contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau”
title_sort “A contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau”
author Lima, Maria Antónia
author_facet Lima, Maria Antónia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Antónia
dc.subject.por.fl_str_mv Thoreau
American Literature
topic Thoreau
American Literature
description A contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau Maria Antónia Lima Raramente a obra de um grande autor e pensador, como Henri David Thoreau, se compadece com desejos de circunscrevê-la a certas tendências de abordagem mais em voga. Isto apesar de muitos dos seus pensamentos poderem ser associados a várias ideias liberais do séc. XXI, por terem tido origem na mente brilhante de um indivíduo facilmente designado como pro-ambientalista, anti-racista, anti-imperialista, feminista, reformista, activista racial, etc. Num autor que tanto presou os conceitos de liberdade e de integridade individual, e que tão profundamente determinou o pensamento do seu tempo e o de gerações vindouras, seria totalmente inadequado aplicar etiquetas de análise muito redutoras. Não se cairá, então, aqui na tentação fácil de ligar somente o pensamento de Thoreau às actuais propostas dos movimentos ambientalistas, interessados na sua devoção à Natureza, nem de associá-lo directamente a qualquer ideologia política fascinada pelo seu slogan de que “o melhor governo é o que não governa”.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2018-02-14T15:37:27Z
2018-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/22234
http://hdl.handle.net/10174/22234
url http://hdl.handle.net/10174/22234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lima, Maria Antónia. “A contradição é uma libertação: homenagem ao espírito livre de Henry David Thoreau”, In A Ideia - revista de cultura libertária. Ed. António Cândido Franco. II série - ano XLI-vol. 18 - n.º 75-76 - Outono de 2017, pp. 188-191. ISSN: 0870-6913.
0870-6913
antonialima@uevora.pt
296
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Europress
publisher.none.fl_str_mv Europress
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136613434916864