Gestures of Dissimulation. Negotiated Melodrama in Machado de Assis’s Helena (1876)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.672 |
Resumo: | Obra da primeira fase da produção machadiana, Helena agradou a crítica num primeiro momento por aproximar-se do melodrama, gênero de muita aceitação no século XIX, embora ao longo do século XX tenha passado a ser criticado por não cumprir as expectativas que se esperava do gênero, sobretudo ao conceber um vilão que está longe de encarnar plenamente a polarização entre extremos, como bem e mal, puro e impuro, etc.. No entanto, tem se prestado pouco atenção à heroína que dá título ao romance, que, embora se apresente como a típica vítima inocente perseguida pelo malfeitor, ela apresenta uma cisão interna inaceitável para o gênero, a crermos em seus principais estudiosos (Heilman, Sharp, Brooks). Transigindo com o vilão, ela acaba por tentar manipular personagens e enredo em seu próprio benefício, colocando seriamente em risco os fundamentos do gênero. Isso sugere mais do que uma falha de concepção por parte de Machado, mas, sim, um questionamento deliberado ao gênero e da própria natureza da narrativa, questionamento que será deliberadamente aprofundado em seus romances maduros, como Dom Casmurro e Esaú e Jacó. |
id |
RCAP_2dbca9f53910ab54334502b5180114d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/5143 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestures of Dissimulation. Negotiated Melodrama in Machado de Assis’s Helena (1876)Gestos da dissimulação. O melodrama negociado em Helena (1876), de Machado de AssisSéculo XIXMelodramaRomanceGesto19th centuryMelodramaRomanceGestureObra da primeira fase da produção machadiana, Helena agradou a crítica num primeiro momento por aproximar-se do melodrama, gênero de muita aceitação no século XIX, embora ao longo do século XX tenha passado a ser criticado por não cumprir as expectativas que se esperava do gênero, sobretudo ao conceber um vilão que está longe de encarnar plenamente a polarização entre extremos, como bem e mal, puro e impuro, etc.. No entanto, tem se prestado pouco atenção à heroína que dá título ao romance, que, embora se apresente como a típica vítima inocente perseguida pelo malfeitor, ela apresenta uma cisão interna inaceitável para o gênero, a crermos em seus principais estudiosos (Heilman, Sharp, Brooks). Transigindo com o vilão, ela acaba por tentar manipular personagens e enredo em seu próprio benefício, colocando seriamente em risco os fundamentos do gênero. Isso sugere mais do que uma falha de concepção por parte de Machado, mas, sim, um questionamento deliberado ao gênero e da própria natureza da narrativa, questionamento que será deliberadamente aprofundado em seus romances maduros, como Dom Casmurro e Esaú e Jacó.A novel of the first phase of Machado de Assis´s production, Helena first appealed to the critic for approaching melodrama, a genre of great acceptance in the 19th century, although throughout the 20th century it came to be criticized for not fulfilling the expectations of the gender, especially when conceiving a villain who is far from fully incarnating the polarization between extremes, as good and evil, pure and impure, etc. However, little attention has been paid to the heroine who gives the novel its title, which, although she is read as the typical innocent victim pursued by the malefactor, she has an unacceptable inner conflict for the genre, if we believe in its main scholars (Heilman, Sharp, Brooks). Compromising with the villain, she ends up trying to manipulate characters and plot for her own benefit, seriously jeopardizing the genre's fundamentals. This suggests more than a failure of conception on the part of Machado, but, rather, a deliberate questioning of the genre and of the very nature of the narrative, a question that will be deliberately deepened in his mature novels, such as Dom Casmurro and Esaú and Jacó.CEHUM2023-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.672https://doi.org/10.21814/diacritica.672Diacrítica; Vol. 35 N.º 3 (2021): Literaturas de Viagem / Migração / Exílio; 153-168Diacrítica; Vol. 35 No. 3 (2021): Travel / Migration / Exile Literature; 153-1682183-91740870-896710.21814/diacritica.35.3reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5143https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5143/5673Direitos de Autor (c) 2023 Marcos Flamínio Peresinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeres, Marcos Flamínio2023-08-04T07:45:40Zoai:journals.uminho.pt:article/5143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:44.776511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestures of Dissimulation. Negotiated Melodrama in Machado de Assis’s Helena (1876) Gestos da dissimulação. O melodrama negociado em Helena (1876), de Machado de Assis |
title |
Gestures of Dissimulation. Negotiated Melodrama in Machado de Assis’s Helena (1876) |
spellingShingle |
Gestures of Dissimulation. Negotiated Melodrama in Machado de Assis’s Helena (1876) Peres, Marcos Flamínio Século XIX Melodrama Romance Gesto 19th century Melodrama Romance Gesture |
title_short |
Gestures of Dissimulation. Negotiated Melodrama in Machado de Assis’s Helena (1876) |
title_full |
Gestures of Dissimulation. Negotiated Melodrama in Machado de Assis’s Helena (1876) |
title_fullStr |
Gestures of Dissimulation. Negotiated Melodrama in Machado de Assis’s Helena (1876) |
title_full_unstemmed |
Gestures of Dissimulation. Negotiated Melodrama in Machado de Assis’s Helena (1876) |
title_sort |
Gestures of Dissimulation. Negotiated Melodrama in Machado de Assis’s Helena (1876) |
author |
Peres, Marcos Flamínio |
author_facet |
Peres, Marcos Flamínio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Marcos Flamínio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Século XIX Melodrama Romance Gesto 19th century Melodrama Romance Gesture |
topic |
Século XIX Melodrama Romance Gesto 19th century Melodrama Romance Gesture |
description |
Obra da primeira fase da produção machadiana, Helena agradou a crítica num primeiro momento por aproximar-se do melodrama, gênero de muita aceitação no século XIX, embora ao longo do século XX tenha passado a ser criticado por não cumprir as expectativas que se esperava do gênero, sobretudo ao conceber um vilão que está longe de encarnar plenamente a polarização entre extremos, como bem e mal, puro e impuro, etc.. No entanto, tem se prestado pouco atenção à heroína que dá título ao romance, que, embora se apresente como a típica vítima inocente perseguida pelo malfeitor, ela apresenta uma cisão interna inaceitável para o gênero, a crermos em seus principais estudiosos (Heilman, Sharp, Brooks). Transigindo com o vilão, ela acaba por tentar manipular personagens e enredo em seu próprio benefício, colocando seriamente em risco os fundamentos do gênero. Isso sugere mais do que uma falha de concepção por parte de Machado, mas, sim, um questionamento deliberado ao gênero e da própria natureza da narrativa, questionamento que será deliberadamente aprofundado em seus romances maduros, como Dom Casmurro e Esaú e Jacó. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/diacritica.672 https://doi.org/10.21814/diacritica.672 |
url |
https://doi.org/10.21814/diacritica.672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5143 https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5143/5673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Marcos Flamínio Peres info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Marcos Flamínio Peres |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEHUM |
publisher.none.fl_str_mv |
CEHUM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diacrítica; Vol. 35 N.º 3 (2021): Literaturas de Viagem / Migração / Exílio; 153-168 Diacrítica; Vol. 35 No. 3 (2021): Travel / Migration / Exile Literature; 153-168 2183-9174 0870-8967 10.21814/diacritica.35.3 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132073533898752 |