A Governação das Instituições de Ensino Superior pós Bolonha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Rodrigo Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39291
Resumo: O Processo de Bolonha veio trazer um conjunto de transformações importantes às Instituições de Ensino Superior (IES), num compromisso transversal que minimize diferenças entre instituições. No âmbito da governação, é de salientar uma consolidação de uma nova abordagem ao papel das IES nas Sociedades e um repensar do papel do Estado. A ideia central é as IES deixarem de ser vistas como entidades fechadas, passando a sua atividade a ser diretamente valorizada pela Sociedade, mantendo níveis de autonomia e prestação de contas que lhes permita abordagens competitivas. Uma perspetiva que tem tido impacto nas novas abordagens às estruturas internas de governação, que para além de assumirem maiores responsabilidades nos destinos das IES, têm de assegurar maior partilha dessas responsabilidades, numa lógica de gestão baseada na abordagem dos stakeholders. Em Portugal, essa perspetiva consubstanciou-se na criação do Conselho Geral, órgão de topo das IES Públicas Portuguesas, que integra membros internos, externos e estudantes. O presente artigo procura contribuir para a problemática da governação nas IES pós Declaração de Bolonha, desenvolvendo um quadro conceptual e analisando a experiência portuguesa no que se refere à integração de elementos externos nos processos de tomada de decisão das IES.
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