Tecnologias Assistidas para Terapia da Fala
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20197 |
Resumo: | Na generalidade o ser humano necessita de se relacionar com outros. Sendo que do ponto de vista social as relações com outras pessoas são fundamentais e elas são possíveis devido à comunicação. Comunicar está presente no nosso dia a dia e permite dizer às pessoas o que pensamos e ouvir também delas as suas ideias. Para se poder comunicar a maioria das pessoas utiliza a linguagem, sendo com ela que conseguimos estabelecer relações e nos podemos entender. A comunicação faz parte das necessidades básicas de bem-estar do ser humano. A Terapia da Fala surge por sua vez para ajudar os indivíduos a melhorarem a sua comunicação através da linguagem. Este trabalho pretendeu com a ajuda de profissionais da área da Terapia da Fala estudar a possibilidade de utilizar tecnologia existente em prol da Terapia da Fala de maneira que esta pudesse auxiliar os pacientes a melhorarem a sua situação comunicativa e de uma forma mais autónoma. Permitindo principalmente aos pacientes praticarem as indicações dadas pelo seu Terapeuta com maior frequência. Dada a evolução da tecnologia de reconhecimento de voz procurou-se utilizá-la para criar uma solução que apoiasse a área da Terapia da Fala. Alguns aspetos importantes deste trabalho basearam-se no levantamento do estado da arte das tecnologias de reconhecimento de voz e dos materiais utilizados pelos Terapeutas da Fala, para tal foram realizadas reuniões para melhor entender como se poderia ajudar a área e realizar o levantamento de requisitos. Seguiu-se a análise e desenvolvimento do protótipo e respetiva fase de avaliação. No final apresenta-se a conclusão e critica de resultados ao trabalho realizado. Através deste trabalho foi possível concluir que a solução apresentada pode vir a ser útil para as pessoas com dificuldades na fala, contudo ela não substitui o papel do Terapeuta da Fala. Podendo isso sim funcionar como complemento às sessões terapêuticas. É importante referir que a solução foi validade por pessoas da área, mas, todavia, ainda é um protótipo que pode vir a ser melhorado. |
id |
RCAP_2ddf2129b3e4e5e98bcfd934ad51f615 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20197 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologias Assistidas para Terapia da FalaComunicaçãoReconhecimento de FalaTerapia da falaAcessibilidadeCommunicationVoice RecognitionSpeech TherapyAccessibilityNa generalidade o ser humano necessita de se relacionar com outros. Sendo que do ponto de vista social as relações com outras pessoas são fundamentais e elas são possíveis devido à comunicação. Comunicar está presente no nosso dia a dia e permite dizer às pessoas o que pensamos e ouvir também delas as suas ideias. Para se poder comunicar a maioria das pessoas utiliza a linguagem, sendo com ela que conseguimos estabelecer relações e nos podemos entender. A comunicação faz parte das necessidades básicas de bem-estar do ser humano. A Terapia da Fala surge por sua vez para ajudar os indivíduos a melhorarem a sua comunicação através da linguagem. Este trabalho pretendeu com a ajuda de profissionais da área da Terapia da Fala estudar a possibilidade de utilizar tecnologia existente em prol da Terapia da Fala de maneira que esta pudesse auxiliar os pacientes a melhorarem a sua situação comunicativa e de uma forma mais autónoma. Permitindo principalmente aos pacientes praticarem as indicações dadas pelo seu Terapeuta com maior frequência. Dada a evolução da tecnologia de reconhecimento de voz procurou-se utilizá-la para criar uma solução que apoiasse a área da Terapia da Fala. Alguns aspetos importantes deste trabalho basearam-se no levantamento do estado da arte das tecnologias de reconhecimento de voz e dos materiais utilizados pelos Terapeutas da Fala, para tal foram realizadas reuniões para melhor entender como se poderia ajudar a área e realizar o levantamento de requisitos. Seguiu-se a análise e desenvolvimento do protótipo e respetiva fase de avaliação. No final apresenta-se a conclusão e critica de resultados ao trabalho realizado. Através deste trabalho foi possível concluir que a solução apresentada pode vir a ser útil para as pessoas com dificuldades na fala, contudo ela não substitui o papel do Terapeuta da Fala. Podendo isso sim funcionar como complemento às sessões terapêuticas. É importante referir que a solução foi validade por pessoas da área, mas, todavia, ainda é um protótipo que pode vir a ser melhorado.Overall, the human being needs to relate with others, from a social point of view, relationships with other people are fundamental and they are possible due to communication. Communicating is present in our daily lives and allows us to tell people what we think and listen to their ideas. To communicate most people, use language, it is with it that we can establish relationships and that we can understand them. Communication is part of the basic well-being needs of human beings. Speech Therapy, in turn, appears to help our people improve their communication through language. This work intended, with the help of professionals in the field of Speech Therapy, to study the possibility of using existing technology in favor of Speech Therapy so that it can help patients improve their communicative situation in a more autonomous way. Mainly allowing patients to practice the directions given by their therapist more often. Given the evolution of voice recognition technology, the main purpose was it to be used to create a solution that would support Speech Therapy area. Some important aspects of this work were based on the survey of the state of the art of voice recognition technologies and the materials used by Speech Therapists, for that meeting were established to better understand how the area could be helped and gather requirements as well. Then it was followed by the analysis and development of the prototype and respective evaluation phase. At the end a final and critical conclusion of the results is presented. Based on this work, it was possible to conclude that a solution presented may be useful for people of a variety of ages with speech difficulties, however it does not replace the role of the Speech Therapist. This can indeed work as a complement to therapies. It is important to mention that the solution was validated by people in the area, but, nevertheless, it is still a prototype that could be improved.Castro, António Abel Vieira deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRamiro, Ricardo Miguel Barros20212024-11-12T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20197TID:202797341porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:15:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:15.207433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias Assistidas para Terapia da Fala |
title |
Tecnologias Assistidas para Terapia da Fala |
spellingShingle |
Tecnologias Assistidas para Terapia da Fala Ramiro, Ricardo Miguel Barros Comunicação Reconhecimento de Fala Terapia da fala Acessibilidade Communication Voice Recognition Speech Therapy Accessibility |
title_short |
Tecnologias Assistidas para Terapia da Fala |
title_full |
Tecnologias Assistidas para Terapia da Fala |
title_fullStr |
Tecnologias Assistidas para Terapia da Fala |
title_full_unstemmed |
Tecnologias Assistidas para Terapia da Fala |
title_sort |
Tecnologias Assistidas para Terapia da Fala |
author |
Ramiro, Ricardo Miguel Barros |
author_facet |
Ramiro, Ricardo Miguel Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, António Abel Vieira de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramiro, Ricardo Miguel Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Reconhecimento de Fala Terapia da fala Acessibilidade Communication Voice Recognition Speech Therapy Accessibility |
topic |
Comunicação Reconhecimento de Fala Terapia da fala Acessibilidade Communication Voice Recognition Speech Therapy Accessibility |
description |
Na generalidade o ser humano necessita de se relacionar com outros. Sendo que do ponto de vista social as relações com outras pessoas são fundamentais e elas são possíveis devido à comunicação. Comunicar está presente no nosso dia a dia e permite dizer às pessoas o que pensamos e ouvir também delas as suas ideias. Para se poder comunicar a maioria das pessoas utiliza a linguagem, sendo com ela que conseguimos estabelecer relações e nos podemos entender. A comunicação faz parte das necessidades básicas de bem-estar do ser humano. A Terapia da Fala surge por sua vez para ajudar os indivíduos a melhorarem a sua comunicação através da linguagem. Este trabalho pretendeu com a ajuda de profissionais da área da Terapia da Fala estudar a possibilidade de utilizar tecnologia existente em prol da Terapia da Fala de maneira que esta pudesse auxiliar os pacientes a melhorarem a sua situação comunicativa e de uma forma mais autónoma. Permitindo principalmente aos pacientes praticarem as indicações dadas pelo seu Terapeuta com maior frequência. Dada a evolução da tecnologia de reconhecimento de voz procurou-se utilizá-la para criar uma solução que apoiasse a área da Terapia da Fala. Alguns aspetos importantes deste trabalho basearam-se no levantamento do estado da arte das tecnologias de reconhecimento de voz e dos materiais utilizados pelos Terapeutas da Fala, para tal foram realizadas reuniões para melhor entender como se poderia ajudar a área e realizar o levantamento de requisitos. Seguiu-se a análise e desenvolvimento do protótipo e respetiva fase de avaliação. No final apresenta-se a conclusão e critica de resultados ao trabalho realizado. Através deste trabalho foi possível concluir que a solução apresentada pode vir a ser útil para as pessoas com dificuldades na fala, contudo ela não substitui o papel do Terapeuta da Fala. Podendo isso sim funcionar como complemento às sessões terapêuticas. É importante referir que a solução foi validade por pessoas da área, mas, todavia, ainda é um protótipo que pode vir a ser melhorado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2024-11-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/20197 TID:202797341 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/20197 |
identifier_str_mv |
TID:202797341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131490958704640 |