O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marrazes, Mariana Sofia Pimentel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44748
Resumo: O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2021-2022, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, no 6.ºano de escolaridade, no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste estudo procurou usar-se o património cultural como potenciador das aprendizagens de História e Geografia de Portugal realizadas em sala de aula, promovendo-se este contacto através da visita de estudo. Com a implementação deste projeto pretendia-se procurar resposta às seguintes questões orientadoras: de que forma podemos potenciar as aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula? De que modo podemos estimular o interesse pela disciplina de História e Geografia de Portugal? De que modo podemos potenciar o interesse pela arte? De que modo podemos promover o contacto com o património? Foi adotada uma metodologia de Investigação-ação, recorrendo à recolha de dados relativos às tarefas implementadas no âmbito do projeto, nomeadamente o inquérito por questionário. Foi possível concluir que o contacto com o património cultural promove as aprendizagens realizadas em sala de aula, tendo-se constatado que os alunos adquiriram novos conhecimentos.
id RCAP_2de2fb340daf950b6d4e4e472d02f710
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprenderPatrimónio CulturalHistória e Geografia de PortugalVisita de EstudoO presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2021-2022, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, no 6.ºano de escolaridade, no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste estudo procurou usar-se o património cultural como potenciador das aprendizagens de História e Geografia de Portugal realizadas em sala de aula, promovendo-se este contacto através da visita de estudo. Com a implementação deste projeto pretendia-se procurar resposta às seguintes questões orientadoras: de que forma podemos potenciar as aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula? De que modo podemos estimular o interesse pela disciplina de História e Geografia de Portugal? De que modo podemos potenciar o interesse pela arte? De que modo podemos promover o contacto com o património? Foi adotada uma metodologia de Investigação-ação, recorrendo à recolha de dados relativos às tarefas implementadas no âmbito do projeto, nomeadamente o inquérito por questionário. Foi possível concluir que o contacto com o património cultural promove as aprendizagens realizadas em sala de aula, tendo-se constatado que os alunos adquiriram novos conhecimentos.Ferreira, Ana Paula Ramos, 1970-Repositório ComumMarrazes, Mariana Sofia Pimentel2023-05-10T13:47:17Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44748TID:203286839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-11T02:16:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:05.018847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender
title O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender
spellingShingle O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender
Marrazes, Mariana Sofia Pimentel
Património Cultural
História e Geografia de Portugal
Visita de Estudo
title_short O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender
title_full O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender
title_fullStr O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender
title_full_unstemmed O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender
title_sort O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender
author Marrazes, Mariana Sofia Pimentel
author_facet Marrazes, Mariana Sofia Pimentel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Ana Paula Ramos, 1970-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marrazes, Mariana Sofia Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Património Cultural
História e Geografia de Portugal
Visita de Estudo
topic Património Cultural
História e Geografia de Portugal
Visita de Estudo
description O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2021-2022, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, no 6.ºano de escolaridade, no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste estudo procurou usar-se o património cultural como potenciador das aprendizagens de História e Geografia de Portugal realizadas em sala de aula, promovendo-se este contacto através da visita de estudo. Com a implementação deste projeto pretendia-se procurar resposta às seguintes questões orientadoras: de que forma podemos potenciar as aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula? De que modo podemos estimular o interesse pela disciplina de História e Geografia de Portugal? De que modo podemos potenciar o interesse pela arte? De que modo podemos promover o contacto com o património? Foi adotada uma metodologia de Investigação-ação, recorrendo à recolha de dados relativos às tarefas implementadas no âmbito do projeto, nomeadamente o inquérito por questionário. Foi possível concluir que o contacto com o património cultural promove as aprendizagens realizadas em sala de aula, tendo-se constatado que os alunos adquiriram novos conhecimentos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-10T13:47:17Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44748
TID:203286839
url http://hdl.handle.net/10400.26/44748
identifier_str_mv TID:203286839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131589563645952