O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44748 |
Resumo: | O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2021-2022, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, no 6.ºano de escolaridade, no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste estudo procurou usar-se o património cultural como potenciador das aprendizagens de História e Geografia de Portugal realizadas em sala de aula, promovendo-se este contacto através da visita de estudo. Com a implementação deste projeto pretendia-se procurar resposta às seguintes questões orientadoras: de que forma podemos potenciar as aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula? De que modo podemos estimular o interesse pela disciplina de História e Geografia de Portugal? De que modo podemos potenciar o interesse pela arte? De que modo podemos promover o contacto com o património? Foi adotada uma metodologia de Investigação-ação, recorrendo à recolha de dados relativos às tarefas implementadas no âmbito do projeto, nomeadamente o inquérito por questionário. Foi possível concluir que o contacto com o património cultural promove as aprendizagens realizadas em sala de aula, tendo-se constatado que os alunos adquiriram novos conhecimentos. |
id |
RCAP_2de2fb340daf950b6d4e4e472d02f710 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44748 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprenderPatrimónio CulturalHistória e Geografia de PortugalVisita de EstudoO presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2021-2022, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, no 6.ºano de escolaridade, no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste estudo procurou usar-se o património cultural como potenciador das aprendizagens de História e Geografia de Portugal realizadas em sala de aula, promovendo-se este contacto através da visita de estudo. Com a implementação deste projeto pretendia-se procurar resposta às seguintes questões orientadoras: de que forma podemos potenciar as aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula? De que modo podemos estimular o interesse pela disciplina de História e Geografia de Portugal? De que modo podemos potenciar o interesse pela arte? De que modo podemos promover o contacto com o património? Foi adotada uma metodologia de Investigação-ação, recorrendo à recolha de dados relativos às tarefas implementadas no âmbito do projeto, nomeadamente o inquérito por questionário. Foi possível concluir que o contacto com o património cultural promove as aprendizagens realizadas em sala de aula, tendo-se constatado que os alunos adquiriram novos conhecimentos.Ferreira, Ana Paula Ramos, 1970-Repositório ComumMarrazes, Mariana Sofia Pimentel2023-05-10T13:47:17Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44748TID:203286839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-11T02:16:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:05.018847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender |
title |
O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender |
spellingShingle |
O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender Marrazes, Mariana Sofia Pimentel Património Cultural História e Geografia de Portugal Visita de Estudo |
title_short |
O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender |
title_full |
O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender |
title_fullStr |
O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender |
title_full_unstemmed |
O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender |
title_sort |
O património cultural como promotor das aprendizagens de história e geografia de Portugal: visitar para aprender |
author |
Marrazes, Mariana Sofia Pimentel |
author_facet |
Marrazes, Mariana Sofia Pimentel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Paula Ramos, 1970- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marrazes, Mariana Sofia Pimentel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Património Cultural História e Geografia de Portugal Visita de Estudo |
topic |
Património Cultural História e Geografia de Portugal Visita de Estudo |
description |
O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2021-2022, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, no 6.ºano de escolaridade, no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste estudo procurou usar-se o património cultural como potenciador das aprendizagens de História e Geografia de Portugal realizadas em sala de aula, promovendo-se este contacto através da visita de estudo. Com a implementação deste projeto pretendia-se procurar resposta às seguintes questões orientadoras: de que forma podemos potenciar as aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula? De que modo podemos estimular o interesse pela disciplina de História e Geografia de Portugal? De que modo podemos potenciar o interesse pela arte? De que modo podemos promover o contacto com o património? Foi adotada uma metodologia de Investigação-ação, recorrendo à recolha de dados relativos às tarefas implementadas no âmbito do projeto, nomeadamente o inquérito por questionário. Foi possível concluir que o contacto com o património cultural promove as aprendizagens realizadas em sala de aula, tendo-se constatado que os alunos adquiriram novos conhecimentos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-10T13:47:17Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44748 TID:203286839 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44748 |
identifier_str_mv |
TID:203286839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131589563645952 |