O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vieira, Celeste, Jerónimo, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11968
Resumo: Neste trabalho estudam-se os perfis de participação observados no decorrer da 2ª edição do curso a distância "E-LENGUA: Português A1", atendendo à modalidade de uso da língua requerida aos aprendentes, à tipologia da atividade proposta e à natureza, imediata ou diferida, do respetivo feedback, de modo a elucidar as opções a privilegiar nas edições subsequentes desta formação. O curso, concebido como um laboratório de ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), em permanente atualização, desenvolve-se no âmbito do projeto europeu E-LENGUA, financiado pelo programa Erasmus+ e visando a promoção do recurso às TIC no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Os objetivos particulares da intervenção da Universidade de Coimbra no projeto E-LENGUA consistem não apenas na criação de um laboratório de ensino de PLE em formato de curso a distância, cuja construção ativamente envolve estudantes do 2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), como também na recolha de dados, entre os quais, um corpus de interações instrutor-aprendente, que possam sustentar a investigação sobre ensino-aprendizagem de PLE na modalidade a distância. Os dados considerados no presente estudo são os relatórios de atividade gerados pela plataforma LMS Moodle e os resultados da avaliação da satisfação de aprendentes e tutores. No final, procede-se à interpretação dos dados recolhidos tendo em vista a melhoria do desenho instrucional e das condições de execução do curso.
id RCAP_2df7cbbd42a0085c51d5db3c0d689733
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11968
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1”Tecnologias da informaçãoEnsino a distânciaEnsinoAprendizagemPortuguês língua estrangeiraNeste trabalho estudam-se os perfis de participação observados no decorrer da 2ª edição do curso a distância "E-LENGUA: Português A1", atendendo à modalidade de uso da língua requerida aos aprendentes, à tipologia da atividade proposta e à natureza, imediata ou diferida, do respetivo feedback, de modo a elucidar as opções a privilegiar nas edições subsequentes desta formação. O curso, concebido como um laboratório de ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), em permanente atualização, desenvolve-se no âmbito do projeto europeu E-LENGUA, financiado pelo programa Erasmus+ e visando a promoção do recurso às TIC no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Os objetivos particulares da intervenção da Universidade de Coimbra no projeto E-LENGUA consistem não apenas na criação de um laboratório de ensino de PLE em formato de curso a distância, cuja construção ativamente envolve estudantes do 2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), como também na recolha de dados, entre os quais, um corpus de interações instrutor-aprendente, que possam sustentar a investigação sobre ensino-aprendizagem de PLE na modalidade a distância. Os dados considerados no presente estudo são os relatórios de atividade gerados pela plataforma LMS Moodle e os resultados da avaliação da satisfação de aprendentes e tutores. No final, procede-se à interpretação dos dados recolhidos tendo em vista a melhoria do desenho instrucional e das condições de execução do curso.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLMartins, CristinaVieira, CelesteJerónimo, André2020-06-30T11:10:39Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11968porMartins, C., Vieira, C., Jerónimo, A. (2017) O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1” in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (234-239) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:08.924287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1”
title O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1”
spellingShingle O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1”
Martins, Cristina
Tecnologias da informação
Ensino a distância
Ensino
Aprendizagem
Português língua estrangeira
title_short O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1”
title_full O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1”
title_fullStr O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1”
title_full_unstemmed O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1”
title_sort O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1”
author Martins, Cristina
author_facet Martins, Cristina
Vieira, Celeste
Jerónimo, André
author_role author
author2 Vieira, Celeste
Jerónimo, André
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cristina
Vieira, Celeste
Jerónimo, André
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação
Ensino a distância
Ensino
Aprendizagem
Português língua estrangeira
topic Tecnologias da informação
Ensino a distância
Ensino
Aprendizagem
Português língua estrangeira
description Neste trabalho estudam-se os perfis de participação observados no decorrer da 2ª edição do curso a distância "E-LENGUA: Português A1", atendendo à modalidade de uso da língua requerida aos aprendentes, à tipologia da atividade proposta e à natureza, imediata ou diferida, do respetivo feedback, de modo a elucidar as opções a privilegiar nas edições subsequentes desta formação. O curso, concebido como um laboratório de ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), em permanente atualização, desenvolve-se no âmbito do projeto europeu E-LENGUA, financiado pelo programa Erasmus+ e visando a promoção do recurso às TIC no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Os objetivos particulares da intervenção da Universidade de Coimbra no projeto E-LENGUA consistem não apenas na criação de um laboratório de ensino de PLE em formato de curso a distância, cuja construção ativamente envolve estudantes do 2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), como também na recolha de dados, entre os quais, um corpus de interações instrutor-aprendente, que possam sustentar a investigação sobre ensino-aprendizagem de PLE na modalidade a distância. Os dados considerados no presente estudo são os relatórios de atividade gerados pela plataforma LMS Moodle e os resultados da avaliação da satisfação de aprendentes e tutores. No final, procede-se à interpretação dos dados recolhidos tendo em vista a melhoria do desenho instrucional e das condições de execução do curso.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-06-30T11:10:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11968
url http://hdl.handle.net/10400.21/11968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, C., Vieira, C., Jerónimo, A. (2017) O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1” in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (234-239) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
978-989-95733-9-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133469418192896