O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11968 |
Resumo: | Neste trabalho estudam-se os perfis de participação observados no decorrer da 2ª edição do curso a distância "E-LENGUA: Português A1", atendendo à modalidade de uso da língua requerida aos aprendentes, à tipologia da atividade proposta e à natureza, imediata ou diferida, do respetivo feedback, de modo a elucidar as opções a privilegiar nas edições subsequentes desta formação. O curso, concebido como um laboratório de ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), em permanente atualização, desenvolve-se no âmbito do projeto europeu E-LENGUA, financiado pelo programa Erasmus+ e visando a promoção do recurso às TIC no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Os objetivos particulares da intervenção da Universidade de Coimbra no projeto E-LENGUA consistem não apenas na criação de um laboratório de ensino de PLE em formato de curso a distância, cuja construção ativamente envolve estudantes do 2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), como também na recolha de dados, entre os quais, um corpus de interações instrutor-aprendente, que possam sustentar a investigação sobre ensino-aprendizagem de PLE na modalidade a distância. Os dados considerados no presente estudo são os relatórios de atividade gerados pela plataforma LMS Moodle e os resultados da avaliação da satisfação de aprendentes e tutores. No final, procede-se à interpretação dos dados recolhidos tendo em vista a melhoria do desenho instrucional e das condições de execução do curso. |
id |
RCAP_2df7cbbd42a0085c51d5db3c0d689733 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11968 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1”Tecnologias da informaçãoEnsino a distânciaEnsinoAprendizagemPortuguês língua estrangeiraNeste trabalho estudam-se os perfis de participação observados no decorrer da 2ª edição do curso a distância "E-LENGUA: Português A1", atendendo à modalidade de uso da língua requerida aos aprendentes, à tipologia da atividade proposta e à natureza, imediata ou diferida, do respetivo feedback, de modo a elucidar as opções a privilegiar nas edições subsequentes desta formação. O curso, concebido como um laboratório de ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), em permanente atualização, desenvolve-se no âmbito do projeto europeu E-LENGUA, financiado pelo programa Erasmus+ e visando a promoção do recurso às TIC no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Os objetivos particulares da intervenção da Universidade de Coimbra no projeto E-LENGUA consistem não apenas na criação de um laboratório de ensino de PLE em formato de curso a distância, cuja construção ativamente envolve estudantes do 2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), como também na recolha de dados, entre os quais, um corpus de interações instrutor-aprendente, que possam sustentar a investigação sobre ensino-aprendizagem de PLE na modalidade a distância. Os dados considerados no presente estudo são os relatórios de atividade gerados pela plataforma LMS Moodle e os resultados da avaliação da satisfação de aprendentes e tutores. No final, procede-se à interpretação dos dados recolhidos tendo em vista a melhoria do desenho instrucional e das condições de execução do curso.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLMartins, CristinaVieira, CelesteJerónimo, André2020-06-30T11:10:39Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11968porMartins, C., Vieira, C., Jerónimo, A. (2017) O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1” in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (234-239) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:08.924287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1” |
title |
O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1” |
spellingShingle |
O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1” Martins, Cristina Tecnologias da informação Ensino a distância Ensino Aprendizagem Português língua estrangeira |
title_short |
O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1” |
title_full |
O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1” |
title_fullStr |
O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1” |
title_full_unstemmed |
O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1” |
title_sort |
O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1” |
author |
Martins, Cristina |
author_facet |
Martins, Cristina Vieira, Celeste Jerónimo, André |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Celeste Jerónimo, André |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Cristina Vieira, Celeste Jerónimo, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação Ensino a distância Ensino Aprendizagem Português língua estrangeira |
topic |
Tecnologias da informação Ensino a distância Ensino Aprendizagem Português língua estrangeira |
description |
Neste trabalho estudam-se os perfis de participação observados no decorrer da 2ª edição do curso a distância "E-LENGUA: Português A1", atendendo à modalidade de uso da língua requerida aos aprendentes, à tipologia da atividade proposta e à natureza, imediata ou diferida, do respetivo feedback, de modo a elucidar as opções a privilegiar nas edições subsequentes desta formação. O curso, concebido como um laboratório de ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), em permanente atualização, desenvolve-se no âmbito do projeto europeu E-LENGUA, financiado pelo programa Erasmus+ e visando a promoção do recurso às TIC no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Os objetivos particulares da intervenção da Universidade de Coimbra no projeto E-LENGUA consistem não apenas na criação de um laboratório de ensino de PLE em formato de curso a distância, cuja construção ativamente envolve estudantes do 2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), como também na recolha de dados, entre os quais, um corpus de interações instrutor-aprendente, que possam sustentar a investigação sobre ensino-aprendizagem de PLE na modalidade a distância. Os dados considerados no presente estudo são os relatórios de atividade gerados pela plataforma LMS Moodle e os resultados da avaliação da satisfação de aprendentes e tutores. No final, procede-se à interpretação dos dados recolhidos tendo em vista a melhoria do desenho instrucional e das condições de execução do curso. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-06-30T11:10:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11968 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, C., Vieira, C., Jerónimo, A. (2017) O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1” in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (234-239) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais 978-989-95733-9-0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133469418192896 |