Migração para E-commerce: Desafios logísticos no mercado de animais de companhia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trigueiros da Cruz, Wilson
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23080
Resumo: As alterações resultantes da migração do comércio tradicional para o e-commerce podem ser vastas. Este trabalho centra-se nas opções logísticas de entregas por parte de pequenos retalhistas, no mercado de produtos veterinários, quando entram no e-commerce. O desenvolvimento da Internet permitiu a criação de uma nova forma de fazer comércio. Esta nova forma de vender levou as empresas a reorganizar os seus processos, nomeadamente os processos logísticos. Diversos estudos e publicações apontam para a importância da entrega na satisfação dos clientes. Nesta dissertação auscultou-se informantes privilegiados para encontrar modelos alternativos de entrega típicos. Com base nesses mesmos modelos ciou-se, em Microsoft Excel, um modelo que permitiu alterar variáveis de decisão-chave e estudar as implicações dessas diferentes escolhas. Conclui-se que os modelos com entrega em casa ou em pontos de proximidade encerram oportunidades de reduzir em mais de 50% o tempo e quilómetros totais despendidos para fazer chegar os produtos a casa, quando comparado com os clientes deslocarem-se à loja. Também a forma como os pontos de proximidade estão distribuídos tem implicações importantes nos quilómetros totais viajados nos custos totais, podendo mesmo tornar o modelo de entrega em pontos de proximidade mais caro que o modelo de entrega ao domicílio. Ainda que a redução de custos seja um fator importante considerar o mais importante, relativamente à escolha do modelo de entrega, é alinhar o posicionamento comercial do produto com o modelo da entrega.
id RCAP_2dfb49cea84845ec869ebe2e9d9ce30d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23080
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Migração para E-commerce: Desafios logísticos no mercado de animais de companhiae-commercee-fulfillmentpontos de proximidadeentrega ao domicíliomodelação de entregasAs alterações resultantes da migração do comércio tradicional para o e-commerce podem ser vastas. Este trabalho centra-se nas opções logísticas de entregas por parte de pequenos retalhistas, no mercado de produtos veterinários, quando entram no e-commerce. O desenvolvimento da Internet permitiu a criação de uma nova forma de fazer comércio. Esta nova forma de vender levou as empresas a reorganizar os seus processos, nomeadamente os processos logísticos. Diversos estudos e publicações apontam para a importância da entrega na satisfação dos clientes. Nesta dissertação auscultou-se informantes privilegiados para encontrar modelos alternativos de entrega típicos. Com base nesses mesmos modelos ciou-se, em Microsoft Excel, um modelo que permitiu alterar variáveis de decisão-chave e estudar as implicações dessas diferentes escolhas. Conclui-se que os modelos com entrega em casa ou em pontos de proximidade encerram oportunidades de reduzir em mais de 50% o tempo e quilómetros totais despendidos para fazer chegar os produtos a casa, quando comparado com os clientes deslocarem-se à loja. Também a forma como os pontos de proximidade estão distribuídos tem implicações importantes nos quilómetros totais viajados nos custos totais, podendo mesmo tornar o modelo de entrega em pontos de proximidade mais caro que o modelo de entrega ao domicílio. Ainda que a redução de custos seja um fator importante considerar o mais importante, relativamente à escolha do modelo de entrega, é alinhar o posicionamento comercial do produto com o modelo da entrega.Cabrito, BelmiroRepositório ComumTrigueiros da Cruz, Wilson2018-06-11T13:57:42Z2015-01-212015-04-28T00:00:00Z2015-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23080201929856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:57.367574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Migração para E-commerce: Desafios logísticos no mercado de animais de companhia
title Migração para E-commerce: Desafios logísticos no mercado de animais de companhia
spellingShingle Migração para E-commerce: Desafios logísticos no mercado de animais de companhia
Trigueiros da Cruz, Wilson
e-commerce
e-fulfillment
pontos de proximidade
entrega ao domicílio
modelação de entregas
title_short Migração para E-commerce: Desafios logísticos no mercado de animais de companhia
title_full Migração para E-commerce: Desafios logísticos no mercado de animais de companhia
title_fullStr Migração para E-commerce: Desafios logísticos no mercado de animais de companhia
title_full_unstemmed Migração para E-commerce: Desafios logísticos no mercado de animais de companhia
title_sort Migração para E-commerce: Desafios logísticos no mercado de animais de companhia
author Trigueiros da Cruz, Wilson
author_facet Trigueiros da Cruz, Wilson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabrito, Belmiro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Trigueiros da Cruz, Wilson
dc.subject.por.fl_str_mv e-commerce
e-fulfillment
pontos de proximidade
entrega ao domicílio
modelação de entregas
topic e-commerce
e-fulfillment
pontos de proximidade
entrega ao domicílio
modelação de entregas
description As alterações resultantes da migração do comércio tradicional para o e-commerce podem ser vastas. Este trabalho centra-se nas opções logísticas de entregas por parte de pequenos retalhistas, no mercado de produtos veterinários, quando entram no e-commerce. O desenvolvimento da Internet permitiu a criação de uma nova forma de fazer comércio. Esta nova forma de vender levou as empresas a reorganizar os seus processos, nomeadamente os processos logísticos. Diversos estudos e publicações apontam para a importância da entrega na satisfação dos clientes. Nesta dissertação auscultou-se informantes privilegiados para encontrar modelos alternativos de entrega típicos. Com base nesses mesmos modelos ciou-se, em Microsoft Excel, um modelo que permitiu alterar variáveis de decisão-chave e estudar as implicações dessas diferentes escolhas. Conclui-se que os modelos com entrega em casa ou em pontos de proximidade encerram oportunidades de reduzir em mais de 50% o tempo e quilómetros totais despendidos para fazer chegar os produtos a casa, quando comparado com os clientes deslocarem-se à loja. Também a forma como os pontos de proximidade estão distribuídos tem implicações importantes nos quilómetros totais viajados nos custos totais, podendo mesmo tornar o modelo de entrega em pontos de proximidade mais caro que o modelo de entrega ao domicílio. Ainda que a redução de custos seja um fator importante considerar o mais importante, relativamente à escolha do modelo de entrega, é alinhar o posicionamento comercial do produto com o modelo da entrega.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-21
2015-04-28T00:00:00Z
2015-04-28T00:00:00Z
2018-06-11T13:57:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23080
201929856
url http://hdl.handle.net/10400.26/23080
identifier_str_mv 201929856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130041014026240