A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marisa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1519
Resumo: Relatório final apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
id RCAP_2e2377d4144d31755182ca213eacec0f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoexpressão dramáticacriançainterdisciplinaridadeeducação pré-escolar1º ciclo do ensino básicodramatic expressionchildinterdisciplinarykindergartenfirst cycle of basic educationRelatório final apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.No seguimento de uma síntese da prática pedagógica realizada nos contextos de jardim-de-infância, de escola de 1º ciclo e de creche, respetivamente, reflito sobre as dificuldades encontradas, sobre as potencialidades detetadas e aspetos a melhorar. Também fundamento algumas das minhas aprendizagens e pontos de vista. No segundo capítulo, pretendo mostrar, com os documentos orientadores, que as expressões artísticas estão incluídas no currículo em Portugal e que, por isso, devem ser desenvolvidas na prática pedagógica. É clarificada a distinção entre os vários conceitos e evidenciada a versatilidade desta área curricular, compreendendo algumas relações possíveis com as restantes áreas de conteúdo presentes nos currículos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, favorecendo a interdisciplinaridade. Sugiro algumas atividades, tendo em conta os fins metodológicos e os conteúdos a abordar relativos ao Meio Físico e Social (Conhecimento do Mundo - Estudo do Meio), à Leitura e Escrita (Língua Portuguesa) e à Matemática, conciliados com a Expressão Dramática. Deste modo, o auge desta investigação, através de um estudo de caso, com a realização de três entrevistas, recai sobre o modo como a expressão dramática é desenvolvida e se são criadas oportunidades em que se evidencie uma articulação com as outras áreas curriculares, na própria prática profissional, tanto nos contextos de Pré-Escolar, de 1º Ciclo e ainda na concretização de teatro direcionado para o público infantil. Verifiquei que a expressão dramática é mais desenvolvida pela educadora de infância do que pela professora de 1º Ciclo, e que a interdisciplinaridade, por meio da expressão dramática, é uma preocupação constante das mesmas, bem como da contadora de histórias.Speech and Drama education: a cross-sectional area in the pre-school and 1st cycle of Basic Education. In following one synthesis of pedagogical practice realized in the context of kindergarten, first cycle of Basic Education and daycare, respectively, I reflect about the difficulties found, the opportunities detected and the aspects to improve. Based also on some of my internships and points of view. In the second chapter, I plan to show, with the guidance documents, that artistic expression is included in the curriculum in Portugal and for that, should be developed in the pedagogical practice. It is clarified the distinction between the various concepts and prove the versatility of this area do the curriculum, understanding some possible connections with the remaining areas of the pre-school and first cycle of Basic Education curriculum, favouring the interdisciplinary. Some activities are suggested, taking into account the methods to achieve and the content relative to Environmental Studies (Physical and Social) (World Knowledge - Social Study), Reading and Writing (Portuguese Language) and Mathematics, reconciled with Dramatic Expression. Therefore, the peak of this investigation, through a case study and three interviews, relies on the way that dramatic expression is developed and if opportunities are created in a way that shows a link with other curriculum areas, in professional practice, and in the context of Kindergarten, first cycle of Basic Education and still in the implementation of theatre aimed at children. It was ascertained that dramatic expression is more developed by the kindergarten teacher than the teacher of first cycle of Basic Education, and that the interdisciplinary by way of dramatic expression is a constant worry of the same, as well as the storytellers.Guimarães, António MesquitaBarroca, CéliaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPereira, Marisa2016-06-15T23:30:00Z2015-11-042015-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1519TID:201150557porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:19Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:47.134158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Pereira, Marisa
expressão dramática
criança
interdisciplinaridade
educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
dramatic expression
child
interdisciplinary
kindergarten
first cycle of basic education
title_short A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_sort A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
author Pereira, Marisa
author_facet Pereira, Marisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, António Mesquita
Barroca, Célia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv expressão dramática
criança
interdisciplinaridade
educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
dramatic expression
child
interdisciplinary
kindergarten
first cycle of basic education
topic expressão dramática
criança
interdisciplinaridade
educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
dramatic expression
child
interdisciplinary
kindergarten
first cycle of basic education
description Relatório final apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2015-11-04T00:00:00Z
2016-06-15T23:30:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1519
TID:201150557
url http://hdl.handle.net/10400.15/1519
identifier_str_mv TID:201150557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028329177088