Suporte social para autonomia na adolescência dos melhores amigos: Implicações no comportamento pró-social e antissocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Helena dos Anjos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19479
Resumo: Este estudo tem como objetivo explorar as relações entre o suporte social para a autonomia dos melhores amigos, controlando o suporte para a autonomia providenciado pela figura parental mais envolvida na gestão de questões comportamentais, na opinião dos participantes, e por professores, especificamente, diretores de turma e o desenvolvimento social, nomeadamente em indicadores de comportamento antissocial e de comportamento pró-social. Foi realizado um estudo transversal, quantitativo, com a recolha dos dados por questionário ao correr nas escolas públicas de duas ilhas dos Açores. Participaram no estudo 225 adolescentes com idades entre os 14 e 17 anos. (M = 14.57 anos, DP = .81). Destes, 119 jovens (52.90%) eram do sexo feminino e 106 eram do sexo masculino (47.10%). Os resultados mostram que o suporte da autonomia dos melhores amigos, mas também o suporte para a autonomia dos professores estão associados a maiores níveis de comportamento pró-social. Não foi encontrada qualquer correlação sobre o suporte para autonomia com os comportamentos antissociais. Este resultado poderá ter como explicação a origem rural dos participantes, pois estudos anteriores revelaram que há nos meios rurais, maior hierarquia e controlo social podendo justificar maior restrição para o envolvimento em comportamentos desviantes
id RCAP_2e299617bbe371385c43bb93a3ebfa8a
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Suporte social para autonomia na adolescência dos melhores amigos: Implicações no comportamento pró-social e antissocialApoio social -- Social supportAdolescência -- AdolescenceProfessorMelhores amigosComportamento -- BehaviorTeensTeacherBest friendPsicologia do comportamentoComportamento socialAmizade -- FriendshipArquipélago dos AçoresPortugalEste estudo tem como objetivo explorar as relações entre o suporte social para a autonomia dos melhores amigos, controlando o suporte para a autonomia providenciado pela figura parental mais envolvida na gestão de questões comportamentais, na opinião dos participantes, e por professores, especificamente, diretores de turma e o desenvolvimento social, nomeadamente em indicadores de comportamento antissocial e de comportamento pró-social. Foi realizado um estudo transversal, quantitativo, com a recolha dos dados por questionário ao correr nas escolas públicas de duas ilhas dos Açores. Participaram no estudo 225 adolescentes com idades entre os 14 e 17 anos. (M = 14.57 anos, DP = .81). Destes, 119 jovens (52.90%) eram do sexo feminino e 106 eram do sexo masculino (47.10%). Os resultados mostram que o suporte da autonomia dos melhores amigos, mas também o suporte para a autonomia dos professores estão associados a maiores níveis de comportamento pró-social. Não foi encontrada qualquer correlação sobre o suporte para autonomia com os comportamentos antissociais. Este resultado poderá ter como explicação a origem rural dos participantes, pois estudos anteriores revelaram que há nos meios rurais, maior hierarquia e controlo social podendo justificar maior restrição para o envolvimento em comportamentos desviantesThis study aims to explore the relationships between social support for the autonomy of best friends, controlling the support for autonomy provided by the parental figure most involved in managing behavioral issues, in the opinion of the participants, and by teachers, specifically principals. class and social development, in particular in indicators of antisocial and pro-social behavior. A cross-sectional quantitative study was carried out, with data collected by questionnaire while running in the public schools of two Azores islands. The study included 225 adolescents aged 14 to 17 years. (M = 14.57 years, SD = .81). Of these, 119 young people (52.90%) were female and 106 were male (47.10%). The results show that support for autonomy of best friends and support for autonomy of teachers are associated with higher levels of prosocial behavior. No correlation was found on support for autonomy with antisocial behaviors. This result may be explaned by the rural origin of the participants, as previous studies have shown that there is a greater hierarchy and social control in rural areas and may justify greater restriction for engaging in deviant behaviors.2020-01-20T12:33:43Z2019-12-03T00:00:00Z2019-12-032019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19479TID:202348490porSantos, Helena dos Anjosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:30.223957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Suporte social para autonomia na adolescência dos melhores amigos: Implicações no comportamento pró-social e antissocial
title Suporte social para autonomia na adolescência dos melhores amigos: Implicações no comportamento pró-social e antissocial
spellingShingle Suporte social para autonomia na adolescência dos melhores amigos: Implicações no comportamento pró-social e antissocial
Santos, Helena dos Anjos
Apoio social -- Social support
Adolescência -- Adolescence
Professor
Melhores amigos
Comportamento -- Behavior
Teens
Teacher
Best friend
Psicologia do comportamento
Comportamento social
Amizade -- Friendship
Arquipélago dos Açores
Portugal
title_short Suporte social para autonomia na adolescência dos melhores amigos: Implicações no comportamento pró-social e antissocial
title_full Suporte social para autonomia na adolescência dos melhores amigos: Implicações no comportamento pró-social e antissocial
title_fullStr Suporte social para autonomia na adolescência dos melhores amigos: Implicações no comportamento pró-social e antissocial
title_full_unstemmed Suporte social para autonomia na adolescência dos melhores amigos: Implicações no comportamento pró-social e antissocial
title_sort Suporte social para autonomia na adolescência dos melhores amigos: Implicações no comportamento pró-social e antissocial
author Santos, Helena dos Anjos
author_facet Santos, Helena dos Anjos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Helena dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Apoio social -- Social support
Adolescência -- Adolescence
Professor
Melhores amigos
Comportamento -- Behavior
Teens
Teacher
Best friend
Psicologia do comportamento
Comportamento social
Amizade -- Friendship
Arquipélago dos Açores
Portugal
topic Apoio social -- Social support
Adolescência -- Adolescence
Professor
Melhores amigos
Comportamento -- Behavior
Teens
Teacher
Best friend
Psicologia do comportamento
Comportamento social
Amizade -- Friendship
Arquipélago dos Açores
Portugal
description Este estudo tem como objetivo explorar as relações entre o suporte social para a autonomia dos melhores amigos, controlando o suporte para a autonomia providenciado pela figura parental mais envolvida na gestão de questões comportamentais, na opinião dos participantes, e por professores, especificamente, diretores de turma e o desenvolvimento social, nomeadamente em indicadores de comportamento antissocial e de comportamento pró-social. Foi realizado um estudo transversal, quantitativo, com a recolha dos dados por questionário ao correr nas escolas públicas de duas ilhas dos Açores. Participaram no estudo 225 adolescentes com idades entre os 14 e 17 anos. (M = 14.57 anos, DP = .81). Destes, 119 jovens (52.90%) eram do sexo feminino e 106 eram do sexo masculino (47.10%). Os resultados mostram que o suporte da autonomia dos melhores amigos, mas também o suporte para a autonomia dos professores estão associados a maiores níveis de comportamento pró-social. Não foi encontrada qualquer correlação sobre o suporte para autonomia com os comportamentos antissociais. Este resultado poderá ter como explicação a origem rural dos participantes, pois estudos anteriores revelaram que há nos meios rurais, maior hierarquia e controlo social podendo justificar maior restrição para o envolvimento em comportamentos desviantes
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03T00:00:00Z
2019-12-03
2019-10
2020-01-20T12:33:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19479
TID:202348490
url http://hdl.handle.net/10071/19479
identifier_str_mv TID:202348490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134886820315136