A metodologia projectiva e a avaliação psicológica na(s) adolescência(s): O(s) sentido(s) do(s) sentido(s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Emília
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3058
Resumo: O percurso a estabelecer no processo de avaliação psicológica, no processo de constituição e construção de conhecimento sobre e com um sujeito, deve operar num processo de atribuição de sentido, construido num espaço e num tempo limitados e delimitados, e deve ser realizado com o recurso a uma conceptualização teórica e a uma metodologia claramente definidas e convergentes. Na conclusão do processo de avaliação devem evidenciar-se, claramente, as características desadaptativas de um processo ou estado psicológico, mas devem evidenciar-se, igualmente, as Características adaptativas, que possibilitam o crescimento, a mudança, a transformação e a expansão que nos revelam as vias para a intervenção possível e desejável. O Rorschach e o T.A.T. são apresentados como instrumentos que possibilitam e facilitam o processo de constituição e construção de conhecimento.
id RCAP_2e42c4da0e81dc0ebaf707e97eac7ae7
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3058
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A metodologia projectiva e a avaliação psicológica na(s) adolescência(s): O(s) sentido(s) do(s) sentido(s)O percurso a estabelecer no processo de avaliação psicológica, no processo de constituição e construção de conhecimento sobre e com um sujeito, deve operar num processo de atribuição de sentido, construido num espaço e num tempo limitados e delimitados, e deve ser realizado com o recurso a uma conceptualização teórica e a uma metodologia claramente definidas e convergentes. Na conclusão do processo de avaliação devem evidenciar-se, claramente, as características desadaptativas de um processo ou estado psicológico, mas devem evidenciar-se, igualmente, as Características adaptativas, que possibilitam o crescimento, a mudança, a transformação e a expansão que nos revelam as vias para a intervenção possível e desejável. O Rorschach e o T.A.T. são apresentados como instrumentos que possibilitam e facilitam o processo de constituição e construção de conhecimento.The path followed by the clinical psychologist in the assessment process, in the process of constituting and constructing thc knowledge qf and with a subject, should operate by meaning attribution. It should also be constructed in a limited and delimited time and space and should be implemented with the support of a clear defined and converging theoretical and methodological perspective. In the conclusion of the assessment, a clear reference should be made to the desadaptative characteristics of a process or psychological state. Reference should equaly be made to the adaptative characteristics that lead to growth, change, transformation and the expansion that indicate to us, the paths to be taken towards a possible and ideal intervention. Rorschach and T.A.T. are presented as instruments that make possible and facilitate the constituting and constructing process of knowledge.ISPA - Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMarques, Maria Emília2014-09-18T15:58:47Z1994-01-01T00:00:00Z1994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3058porAnálise Psicológica, 12(4), 473-479info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:56Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:58.804624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia projectiva e a avaliação psicológica na(s) adolescência(s): O(s) sentido(s) do(s) sentido(s)
title A metodologia projectiva e a avaliação psicológica na(s) adolescência(s): O(s) sentido(s) do(s) sentido(s)
spellingShingle A metodologia projectiva e a avaliação psicológica na(s) adolescência(s): O(s) sentido(s) do(s) sentido(s)
Marques, Maria Emília
title_short A metodologia projectiva e a avaliação psicológica na(s) adolescência(s): O(s) sentido(s) do(s) sentido(s)
title_full A metodologia projectiva e a avaliação psicológica na(s) adolescência(s): O(s) sentido(s) do(s) sentido(s)
title_fullStr A metodologia projectiva e a avaliação psicológica na(s) adolescência(s): O(s) sentido(s) do(s) sentido(s)
title_full_unstemmed A metodologia projectiva e a avaliação psicológica na(s) adolescência(s): O(s) sentido(s) do(s) sentido(s)
title_sort A metodologia projectiva e a avaliação psicológica na(s) adolescência(s): O(s) sentido(s) do(s) sentido(s)
author Marques, Maria Emília
author_facet Marques, Maria Emília
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Maria Emília
description O percurso a estabelecer no processo de avaliação psicológica, no processo de constituição e construção de conhecimento sobre e com um sujeito, deve operar num processo de atribuição de sentido, construido num espaço e num tempo limitados e delimitados, e deve ser realizado com o recurso a uma conceptualização teórica e a uma metodologia claramente definidas e convergentes. Na conclusão do processo de avaliação devem evidenciar-se, claramente, as características desadaptativas de um processo ou estado psicológico, mas devem evidenciar-se, igualmente, as Características adaptativas, que possibilitam o crescimento, a mudança, a transformação e a expansão que nos revelam as vias para a intervenção possível e desejável. O Rorschach e o T.A.T. são apresentados como instrumentos que possibilitam e facilitam o processo de constituição e construção de conhecimento.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-01-01T00:00:00Z
1994-01-01T00:00:00Z
2014-09-18T15:58:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3058
url http://hdl.handle.net/10400.12/3058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 12(4), 473-479
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130070898442240