As sete artes : a procura de referências no processo criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo, Maria Robalo Gouveia Curvello, 1983-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33423
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_2e4efeea57fed7fc7a2576c23990b0b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33423
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As sete artes : a procura de referências no processo criativoDesenhoCultura visualFigura humanaSinestesiaCriatividadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017Da observação da prática de ensino supervisionada, realizada com uma turma do 12º ano de Artes do Ensino Secundário, verificou-se que os propósitos de uma educação para a cultura artística e desenvolvimento da consciência estética eram transmitidos, fundamentalmente, através da disciplina de Desenho A. Tendo em conta que esta disciplina deverá estimular o desenvolvimento estético dos alunos, assim como apurar o seu sentido para a apreciação ou recriação da forma, abordou-se uma metodologia que defende a educação do olhar e da consciência visual e estética. Através de uma unidade didática realizada na disciplina de Desenho A, procurar-se-á compreender se o processo criativo dos alunos é influenciado pelos seus conhecimentos culturais no campo das artes e de que forma podem eles complementar a sua formação, quando a oferta curricular especifica da sua área é reduzida. A unidade didática divide-se em três fases, curriculares e extracurriculares, das quais deverão resultar três elementos finais que serão considerados como documentos para análise: um diário gráfico, um figurino construído tridimensionalmente, e um desenho de observação da figura humana com figurino. Para além dos elementos resultantes dos exercícios práticos, tomou-se como elemento de análise a observação da sua autonomia criativa nos trabalhos que realizam, assim como o seu comportamento perante a leitura de imagens, quer em contexto escolar quer em contexto de museu. Na conclusão deste trabalho, entendeu-se que a arte é uma área imprescindível ao desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural dos alunos, pois articula imaginação, razão e emoção, ajudando-os a desenvolver a sua capacidade crítica e o entendimento de princípios estéticos e históricos, através da observação e leitura, tornando-os mais criativos e menos estereotipados nas experiências socio-culturais que vivenciam.The observation of a supervised teaching practice within a Twelfth Grade Arts Class found that the goals of an education to artistic culture and the development of aesthetic awareness were mainly teached through drawing subject - Desenho A. This class should stimulate the students’ aesthetic development, as well as improve their sense to appreciate and recreate the form, therefore students were teached a methodology that educates visual and aesthetic awareness. Through a didactic unit within “Desenho A” subject, the aim will be to understand whether students’ creative process is affected by their arts cultural knowledge and how they can complement their education in a situation of restricted curricular offer in the arts field. The didactic unit includes three parts, curricular and extracurricular, which should result in three final elements that will be considered as documents to be analysed: a sketchbook, a three-dimensional built costume and an observational drawing of a human figure with costume. Besides the outputs of the practical exercises, the analysis included the observation of student’s creative autonomy on their projects, as well as their behavior when looking at images both in school and in museum context. As a conclusion of this project, it was considered that Arts is an essential subject to the development of student’s personal, social and cultural expression, as it articulates imagination, reason and emotion, supporting the development of their critical ability and the understanding of aesthetic and historic principles through observation, in a way that students become more creative and less stereotyped in the socio-cultural experiences they live.Rego, Domingos, 1965-Repositório da Universidade de LisboaRusso, Maria Robalo Gouveia Curvello, 1983-2018-05-17T09:24:57Z20172017-10-092017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33423TID:201916339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:29.646640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As sete artes : a procura de referências no processo criativo
title As sete artes : a procura de referências no processo criativo
spellingShingle As sete artes : a procura de referências no processo criativo
Russo, Maria Robalo Gouveia Curvello, 1983-
Desenho
Cultura visual
Figura humana
Sinestesia
Criatividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As sete artes : a procura de referências no processo criativo
title_full As sete artes : a procura de referências no processo criativo
title_fullStr As sete artes : a procura de referências no processo criativo
title_full_unstemmed As sete artes : a procura de referências no processo criativo
title_sort As sete artes : a procura de referências no processo criativo
author Russo, Maria Robalo Gouveia Curvello, 1983-
author_facet Russo, Maria Robalo Gouveia Curvello, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rego, Domingos, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Russo, Maria Robalo Gouveia Curvello, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Cultura visual
Figura humana
Sinestesia
Criatividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Cultura visual
Figura humana
Sinestesia
Criatividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-10-09
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-17T09:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33423
TID:201916339
url http://hdl.handle.net/10451/33423
identifier_str_mv TID:201916339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134414342455296