Materiais didáticos no ensino da Matemática do 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Joana Maria Barbosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7236
Resumo: Este relatório foi concretizado no âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que se encontra dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito à reflexão crítica sobre as práticas realizadas em contexto, no âmbito das unidades curriculares de ensino supervisionado e a segunda a um trabalho de investigação. Relativamente à primeira parte, foi realizada uma descrição dos contextos dos estágios que desenvolvemos em ambos os ciclos do Ensino Básico (1.º e 2.º) e também realizamos uma apreciação crítica das competências desenvolvidas em cada contexto, tendo em conta as dimensões, os domínios e os indicadores apresentados pelo Decreto-Lei n.º 249/2001 de 30 de agosto, no que diz respeito ao Perfil Geral de Desempenho Profissional dos Professores do Ensino Básico apresentando, sempre que possível, evidências. A segunda parte refere-se à apresentação de um estudo desenvolvido em contexto da sala de aula. Este estudo é de natureza predominantemente qualitativa e tem como objetivos centrais compreender a importância da utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática do 2º CEB, as potencialidades dos materiais didáticos para o estabelecimento de uma relação positiva com a matemática e perceber de que forma a utilização dos materiais didáticos influencia a aprendizagem da matemática, por parte dos alunos. De forma a responder à questão-problema enunciada no estudo e para atingir estes objetivos, foram realizados vários procedimentos com vista a recolha de informações acerca dos três participantes deste estudo. As principais conclusões deste estudo apontam no sentido que a utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática, podem contribuir para o estabelecimento de uma relação positiva com esta disciplina e para aquisição de aprendizagens significativas por parte dos alunos. Estes proporcionam momentos motivadores, facilitando a compreensão dos conteúdos e desenvolvendo também competências essenciais para o quotidiano dos alunos, como, por exemplo, o levantamento de conjeturas e o trabalho de grupo.
id RCAP_2e501f3afcc3dbdebffac783a7c401c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Materiais didáticos no ensino da Matemática do 2.º CEBMateriais didáticosensino e aprendizagem da Matemáticaconstrução de triângulosdesigualdade triangularTeaching materialsteaching and learning mathematicsconstruction of triangless, triangular inequalityEste relatório foi concretizado no âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que se encontra dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito à reflexão crítica sobre as práticas realizadas em contexto, no âmbito das unidades curriculares de ensino supervisionado e a segunda a um trabalho de investigação. Relativamente à primeira parte, foi realizada uma descrição dos contextos dos estágios que desenvolvemos em ambos os ciclos do Ensino Básico (1.º e 2.º) e também realizamos uma apreciação crítica das competências desenvolvidas em cada contexto, tendo em conta as dimensões, os domínios e os indicadores apresentados pelo Decreto-Lei n.º 249/2001 de 30 de agosto, no que diz respeito ao Perfil Geral de Desempenho Profissional dos Professores do Ensino Básico apresentando, sempre que possível, evidências. A segunda parte refere-se à apresentação de um estudo desenvolvido em contexto da sala de aula. Este estudo é de natureza predominantemente qualitativa e tem como objetivos centrais compreender a importância da utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática do 2º CEB, as potencialidades dos materiais didáticos para o estabelecimento de uma relação positiva com a matemática e perceber de que forma a utilização dos materiais didáticos influencia a aprendizagem da matemática, por parte dos alunos. De forma a responder à questão-problema enunciada no estudo e para atingir estes objetivos, foram realizados vários procedimentos com vista a recolha de informações acerca dos três participantes deste estudo. As principais conclusões deste estudo apontam no sentido que a utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática, podem contribuir para o estabelecimento de uma relação positiva com esta disciplina e para aquisição de aprendizagens significativas por parte dos alunos. Estes proporcionam momentos motivadores, facilitando a compreensão dos conteúdos e desenvolvendo também competências essenciais para o quotidiano dos alunos, como, por exemplo, o levantamento de conjeturas e o trabalho de grupo.This report was implemented in the framework of the Master's degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, and is divided into two parts. The first part concerns the critical reflection on the practices carried out in context, within the framework of supervised teaching curricular units and the second to a research work. Regarding the first part, a description of the contexts of the internships we develop in both cycles of Basic Education (1st and 2nd) was made and we also carried out a critical assessment of the competencies developed in each context, taking into account the dimensions, domains and indicators presented by Decree-Law No. 249/2001 of August 30, with regard to the General Profile of Professional Performance of Primary School Teachers presenting, whenever possible, evidence. The second part refers to the presentation of a study developed in the context of the classroom. This study is predominantly qualitative in nature and has as its central objectives to understand the importance of the use of teaching materials in mathematics classes of the 2nd CEB, the potentialities of didactic materials for establishing a positive relationship with mathematics and understanding how the use of teaching materials influences the learning of mathematics, students. In order to answer the problem question stated in the study and to achieve these objectives, several procedures were performed with a view to collecting information about the three participants of this study. The main conclusions of this study point in the sense that the use of teaching materials in mathematics classes can contribute to the establishment of a positive relationship with this discipline and to the acquisition of meaningful learning by students. These provide motivating moments, facilitating the understanding of the contents and also developing essential skills for the daily life of students, such as the survey of conjectures and group work.Ribe, AntónioMartins, Ana PatríciaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGuedes, Joana Maria Barbosa2022-05-04T14:46:24Z2022-04-072022-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7236TID:203005074porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:23Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:59.911291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Materiais didáticos no ensino da Matemática do 2.º CEB
title Materiais didáticos no ensino da Matemática do 2.º CEB
spellingShingle Materiais didáticos no ensino da Matemática do 2.º CEB
Guedes, Joana Maria Barbosa
Materiais didáticos
ensino e aprendizagem da Matemática
construção de triângulos
desigualdade triangular
Teaching materials
teaching and learning mathematics
construction of triangles
s, triangular inequality
title_short Materiais didáticos no ensino da Matemática do 2.º CEB
title_full Materiais didáticos no ensino da Matemática do 2.º CEB
title_fullStr Materiais didáticos no ensino da Matemática do 2.º CEB
title_full_unstemmed Materiais didáticos no ensino da Matemática do 2.º CEB
title_sort Materiais didáticos no ensino da Matemática do 2.º CEB
author Guedes, Joana Maria Barbosa
author_facet Guedes, Joana Maria Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribe, António
Martins, Ana Patrícia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Joana Maria Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais didáticos
ensino e aprendizagem da Matemática
construção de triângulos
desigualdade triangular
Teaching materials
teaching and learning mathematics
construction of triangles
s, triangular inequality
topic Materiais didáticos
ensino e aprendizagem da Matemática
construção de triângulos
desigualdade triangular
Teaching materials
teaching and learning mathematics
construction of triangles
s, triangular inequality
description Este relatório foi concretizado no âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que se encontra dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito à reflexão crítica sobre as práticas realizadas em contexto, no âmbito das unidades curriculares de ensino supervisionado e a segunda a um trabalho de investigação. Relativamente à primeira parte, foi realizada uma descrição dos contextos dos estágios que desenvolvemos em ambos os ciclos do Ensino Básico (1.º e 2.º) e também realizamos uma apreciação crítica das competências desenvolvidas em cada contexto, tendo em conta as dimensões, os domínios e os indicadores apresentados pelo Decreto-Lei n.º 249/2001 de 30 de agosto, no que diz respeito ao Perfil Geral de Desempenho Profissional dos Professores do Ensino Básico apresentando, sempre que possível, evidências. A segunda parte refere-se à apresentação de um estudo desenvolvido em contexto da sala de aula. Este estudo é de natureza predominantemente qualitativa e tem como objetivos centrais compreender a importância da utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática do 2º CEB, as potencialidades dos materiais didáticos para o estabelecimento de uma relação positiva com a matemática e perceber de que forma a utilização dos materiais didáticos influencia a aprendizagem da matemática, por parte dos alunos. De forma a responder à questão-problema enunciada no estudo e para atingir estes objetivos, foram realizados vários procedimentos com vista a recolha de informações acerca dos três participantes deste estudo. As principais conclusões deste estudo apontam no sentido que a utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática, podem contribuir para o estabelecimento de uma relação positiva com esta disciplina e para aquisição de aprendizagens significativas por parte dos alunos. Estes proporcionam momentos motivadores, facilitando a compreensão dos conteúdos e desenvolvendo também competências essenciais para o quotidiano dos alunos, como, por exemplo, o levantamento de conjeturas e o trabalho de grupo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04T14:46:24Z
2022-04-07
2022-04-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7236
TID:203005074
url http://hdl.handle.net/10400.19/7236
identifier_str_mv TID:203005074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130921637511168