Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem - TARDA - Versão 2.0
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Data de Publicação: | 2021 |
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Resumo: | Resumo Recursos Digitais de Aprendizagem (RDAs) são projetados para implantar pedagogias baseadas no uso da tecnologia e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a diversidade de abordagens para avaliação de RDAs é uma barreira para o processo de avaliação. Diante disso, a Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem (TARDA - Versão 2.0) é proposta a partir de 26 abordagens descritas na literatura nacional e internacional. Esta contempla dimensões de qualidade de software, de uso e pedagógica. A fim de verificar a adequação da referida taxonomia junto aos potenciais avaliadores de RDAs, 32 especialistas da área de qualidade de Software e 45 da área de qualidade de uso responderam a dois questionários elaborados no escopo desta pesquisa. Além disso, também foram realizadas 7 entrevistas com 21 educadores. Como resultado, tem-se a TARDA - V2 composta por 4 dimensões, 17 categorias e 49 critérios para a avalição de RDAs. |
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Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem - TARDA - Versão 2.0Recursos Digitais de AprendizagemTaxonomia para a avaliação de Recursos Digitais de AprendizagemAvaliação de Sistemas e Tecnologias da Informação e ComunicaçãoResumo Recursos Digitais de Aprendizagem (RDAs) são projetados para implantar pedagogias baseadas no uso da tecnologia e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a diversidade de abordagens para avaliação de RDAs é uma barreira para o processo de avaliação. Diante disso, a Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem (TARDA - Versão 2.0) é proposta a partir de 26 abordagens descritas na literatura nacional e internacional. Esta contempla dimensões de qualidade de software, de uso e pedagógica. A fim de verificar a adequação da referida taxonomia junto aos potenciais avaliadores de RDAs, 32 especialistas da área de qualidade de Software e 45 da área de qualidade de uso responderam a dois questionários elaborados no escopo desta pesquisa. Além disso, também foram realizadas 7 entrevistas com 21 educadores. Como resultado, tem-se a TARDA - V2 composta por 4 dimensões, 17 categorias e 49 critérios para a avalição de RDAs.AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000200120RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.42 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000200120Brito Junior,Ozonias de OliveiraAguiar,Yuska Paola CostaMoura,Hermano Perrelli deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:25Zoai:scielo:S1646-98952021000200120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:14.358144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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