Avaliação da Performance operacional de um armazém automático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lília Marisa Lopes da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6209
Resumo: O Grupo Luís Simões opera em diferentes sectores de atividade: o transporte de mercadorias, a logística, a manutenção e comercialização de viaturas, rent-a-cargo e seguros. Este estudo centra-se na empresa Luís Simões Logística Integrada, a qual se dedica à vertente logística do Grupo. O armazém automático foi desenvolvido para fazer face à competitividade sentida no sector, este armazém inclui uma vertente automática e convencional. Para medir a performance do armazém existem, atualmente, três indicadores, os quais, na nossa opinião, se revelam insuficientes. Após descrever alguns conceitos teóricos para enquadramento do estudo, segue-se a elaboração da proposta de uma estrutura de objetivos e indicadores para avaliar, numa base periódica, o desempenho do armazém. A estrutura foi desenhada tendo por base o BSC da organização e focou-se na perspetiva dos “processos internos”. Para medir a performance do armazém foram definidos três grandes objetivos: 1) “melhorar a previsibilidade”, 2) “melhorar a disponibilidade dos equipamentos” e 3) “aumentar a fluidez”. Estes objetivos encontram-se subdivididos em 16 objetivos repartidos por quatro níveis hierárquicos. Cada um destes objetivos é medido por métricas, cada uma adequada ao respetivo objetivo. Os vários níveis da estrutura, bem como os objetivos dentro de cada nível foram ponderados, de modo a ter em conta a importância relativa atribuída pela Gestão. Foram selecionadas as métricas adequadas a cada objetivo e foram criadas funções de conversão destas métricas em mérito. Esta conversão foi efetuada através de um processo de conversão gráfica como apoio do EXCEL. Por último, foi realizada uma análise da sensibilidade do mérito global a variações (melhorias) de cada métrica, de modo a identificar os objetivos que mais contribuem para o mérito global ou para o aumento da performance do armazém e priorizar eventuais ações de melhoria.
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