“Os símbolos da Sociedade Harmonia Eborense. Três fases para a definição de uma imagem pública (1849-2014)”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zozaya-Montes, Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27893
Resumo: Is not frequent to find research about the symbols of the XIXth and XXth century gentleman´s clubs. Here are studied the unknown symbols of one of the most important associations of the Alentejo Region (Centre-South Portugal), the Sociedade Harmonia Eborense. Our conclusion is that those symbols were looking for simplicity and austerity, goals which finally led to forgot the symbols they created between 1890 and 1910. So the "weapons" of that gentlemen´s club were reinvented in 1950´s. ESP: Estudio de los simbolos de un club masculino de Portugal (tema poco frecuente en los estudios de círculos asociativos), donde se muestra como en los inicios, en 1849, eran prácticamente ausentes, si bien con su cincuentenario (1899) se buscó una identidad a través del símbolo, que se canalizó en 1902 con la asociación a lo que se identifica con la república, para ser sustituido por un escudo asociado al ocio desde mediados de siglo en el contexto de la dictadura de Salazar.
id RCAP_2e6a37439df379b8a9c462587a9a91ea
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/27893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Os símbolos da Sociedade Harmonia Eborense. Três fases para a definição de uma imagem pública (1849-2014)”SimbolosAsociacionesIdentidadIconosArt NouveauSociabilidadIs not frequent to find research about the symbols of the XIXth and XXth century gentleman´s clubs. Here are studied the unknown symbols of one of the most important associations of the Alentejo Region (Centre-South Portugal), the Sociedade Harmonia Eborense. Our conclusion is that those symbols were looking for simplicity and austerity, goals which finally led to forgot the symbols they created between 1890 and 1910. So the "weapons" of that gentlemen´s club were reinvented in 1950´s. ESP: Estudio de los simbolos de un club masculino de Portugal (tema poco frecuente en los estudios de círculos asociativos), donde se muestra como en los inicios, en 1849, eran prácticamente ausentes, si bien con su cincuentenario (1899) se buscó una identidad a través del símbolo, que se canalizó en 1902 con la asociación a lo que se identifica con la república, para ser sustituido por un escudo asociado al ocio desde mediados de siglo en el contexto de la dictadura de Salazar.«CIDEHUS-UID/ HIS/00057/2013» e «POCI-01-0145-FEDER-007702».Arquivo Distrital de Evora2020-06-02T16:00:59Z2020-06-022014-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/27893http://hdl.handle.net/10174/27893porMaria Zozaya, “Os símbolos da Sociedade Harmonia Eborense. Três fases para a definição de uma imagem pública (1849-2014)”, Boletim Do Arquivo Distrital de Evora, num. 1, 2014, pp. 43-45. ISSN: 2183-3427.2183-3427https://mariazozaya.wordpress.com/2014/08/12/el-arte-del-simbolo/mzozayam@uevora.pt713Zozaya-Montes, Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:47Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:10.582103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Os símbolos da Sociedade Harmonia Eborense. Três fases para a definição de uma imagem pública (1849-2014)”
title “Os símbolos da Sociedade Harmonia Eborense. Três fases para a definição de uma imagem pública (1849-2014)”
spellingShingle “Os símbolos da Sociedade Harmonia Eborense. Três fases para a definição de uma imagem pública (1849-2014)”
Zozaya-Montes, Maria
Simbolos
Asociaciones
Identidad
Iconos
Art Nouveau
Sociabilidad
title_short “Os símbolos da Sociedade Harmonia Eborense. Três fases para a definição de uma imagem pública (1849-2014)”
title_full “Os símbolos da Sociedade Harmonia Eborense. Três fases para a definição de uma imagem pública (1849-2014)”
title_fullStr “Os símbolos da Sociedade Harmonia Eborense. Três fases para a definição de uma imagem pública (1849-2014)”
title_full_unstemmed “Os símbolos da Sociedade Harmonia Eborense. Três fases para a definição de uma imagem pública (1849-2014)”
title_sort “Os símbolos da Sociedade Harmonia Eborense. Três fases para a definição de uma imagem pública (1849-2014)”
author Zozaya-Montes, Maria
author_facet Zozaya-Montes, Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zozaya-Montes, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Simbolos
Asociaciones
Identidad
Iconos
Art Nouveau
Sociabilidad
topic Simbolos
Asociaciones
Identidad
Iconos
Art Nouveau
Sociabilidad
description Is not frequent to find research about the symbols of the XIXth and XXth century gentleman´s clubs. Here are studied the unknown symbols of one of the most important associations of the Alentejo Region (Centre-South Portugal), the Sociedade Harmonia Eborense. Our conclusion is that those symbols were looking for simplicity and austerity, goals which finally led to forgot the symbols they created between 1890 and 1910. So the "weapons" of that gentlemen´s club were reinvented in 1950´s. ESP: Estudio de los simbolos de un club masculino de Portugal (tema poco frecuente en los estudios de círculos asociativos), donde se muestra como en los inicios, en 1849, eran prácticamente ausentes, si bien con su cincuentenario (1899) se buscó una identidad a través del símbolo, que se canalizó en 1902 con la asociación a lo que se identifica con la república, para ser sustituido por un escudo asociado al ocio desde mediados de siglo en el contexto de la dictadura de Salazar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-20T00:00:00Z
2020-06-02T16:00:59Z
2020-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/27893
http://hdl.handle.net/10174/27893
url http://hdl.handle.net/10174/27893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Maria Zozaya, “Os símbolos da Sociedade Harmonia Eborense. Três fases para a definição de uma imagem pública (1849-2014)”, Boletim Do Arquivo Distrital de Evora, num. 1, 2014, pp. 43-45. ISSN: 2183-3427.
2183-3427
https://mariazozaya.wordpress.com/2014/08/12/el-arte-del-simbolo/
mzozayam@uevora.pt
713
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Arquivo Distrital de Evora
publisher.none.fl_str_mv Arquivo Distrital de Evora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136565150089216