Tecnologia Blockchain Vantagens da sua utilização na Indústria Marítima
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41543 |
Resumo: | Segundo o Relatório das Nações Unidas de 2020, o transporte marítimo representa mais de 80% do comércio global. Uma indústria marítima eficiente e sustentável, orientada para a sustentabilidade e relação custo-eficácia torna-se determinante no processo de globalização a que assistimos e para o qual, tecnologias emergentes, como a Blockchain, poderão desempenhar um papel decisivo. Partindo de uma análise abrangente das tendências atuais e crescentes da utilização da tecnologia Blockchain, a presente dissertação teve como objetivo avaliar ganhos potenciais da sua utilização na indústria marítima. Utilizando uma abordagem metodológica hipotético-dedutiva, conclui-se que a tecnologia Blockchain apresenta viabilidade no rastreio da qualidade do combustível marítimo, resulta em ganhos resultantes no rastreio da carga embarcada, e agiliza os embarques eletrónicos - e/BL. Porém, pese embora registos distribuídos imutáveis e contratos inteligentes automatizados sejam apelativos em muitos casos apresentados na literatura, as preocupações de segurança em torno da ligação da Blockchain à IoT e outras aplicações, bem como a alta latência e o armazenamento deficiente, tendem a dificultar a aplicação da Blockchain aos Contratos de Embarque Inteligentes (Smart Contracts). Pese embora as conclusões apontem para vantagens claras da utilização da Blockchain na indústria marítima, uma compreensão mais profunda das preocupações dos intervenientes e parceiros do setor marítimo será importante para que prossigam no contexto de cada caso de utilização da tecnologia Blockchain. Este é particularmente o caso se e quando quaisquer dados ou informações armazenadas na Blockchain forem utilizados no cumprimento ou aplicação da regulamentação. |
id |
RCAP_2e6ad14c2548f11269ed67e2a001becc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41543 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologia Blockchain Vantagens da sua utilização na Indústria MarítimaBlockchainindústria marítimaDLTIoTSustentabilidadeBenefíciosDesafiosSegundo o Relatório das Nações Unidas de 2020, o transporte marítimo representa mais de 80% do comércio global. Uma indústria marítima eficiente e sustentável, orientada para a sustentabilidade e relação custo-eficácia torna-se determinante no processo de globalização a que assistimos e para o qual, tecnologias emergentes, como a Blockchain, poderão desempenhar um papel decisivo. Partindo de uma análise abrangente das tendências atuais e crescentes da utilização da tecnologia Blockchain, a presente dissertação teve como objetivo avaliar ganhos potenciais da sua utilização na indústria marítima. Utilizando uma abordagem metodológica hipotético-dedutiva, conclui-se que a tecnologia Blockchain apresenta viabilidade no rastreio da qualidade do combustível marítimo, resulta em ganhos resultantes no rastreio da carga embarcada, e agiliza os embarques eletrónicos - e/BL. Porém, pese embora registos distribuídos imutáveis e contratos inteligentes automatizados sejam apelativos em muitos casos apresentados na literatura, as preocupações de segurança em torno da ligação da Blockchain à IoT e outras aplicações, bem como a alta latência e o armazenamento deficiente, tendem a dificultar a aplicação da Blockchain aos Contratos de Embarque Inteligentes (Smart Contracts). Pese embora as conclusões apontem para vantagens claras da utilização da Blockchain na indústria marítima, uma compreensão mais profunda das preocupações dos intervenientes e parceiros do setor marítimo será importante para que prossigam no contexto de cada caso de utilização da tecnologia Blockchain. Este é particularmente o caso se e quando quaisquer dados ou informações armazenadas na Blockchain forem utilizados no cumprimento ou aplicação da regulamentação.Silva, AgostinhoRepositório ComumMarques Augusto, Fernando2022-08-05T11:20:48Z2022-07-072022-07-15T00:00:00Z2022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41543203050045porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:24.085129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia Blockchain Vantagens da sua utilização na Indústria Marítima |
title |
Tecnologia Blockchain Vantagens da sua utilização na Indústria Marítima |
spellingShingle |
Tecnologia Blockchain Vantagens da sua utilização na Indústria Marítima Marques Augusto, Fernando Blockchain indústria marítima DLT IoT Sustentabilidade Benefícios Desafios |
title_short |
Tecnologia Blockchain Vantagens da sua utilização na Indústria Marítima |
title_full |
Tecnologia Blockchain Vantagens da sua utilização na Indústria Marítima |
title_fullStr |
Tecnologia Blockchain Vantagens da sua utilização na Indústria Marítima |
title_full_unstemmed |
Tecnologia Blockchain Vantagens da sua utilização na Indústria Marítima |
title_sort |
Tecnologia Blockchain Vantagens da sua utilização na Indústria Marítima |
author |
Marques Augusto, Fernando |
author_facet |
Marques Augusto, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Agostinho Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques Augusto, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blockchain indústria marítima DLT IoT Sustentabilidade Benefícios Desafios |
topic |
Blockchain indústria marítima DLT IoT Sustentabilidade Benefícios Desafios |
description |
Segundo o Relatório das Nações Unidas de 2020, o transporte marítimo representa mais de 80% do comércio global. Uma indústria marítima eficiente e sustentável, orientada para a sustentabilidade e relação custo-eficácia torna-se determinante no processo de globalização a que assistimos e para o qual, tecnologias emergentes, como a Blockchain, poderão desempenhar um papel decisivo. Partindo de uma análise abrangente das tendências atuais e crescentes da utilização da tecnologia Blockchain, a presente dissertação teve como objetivo avaliar ganhos potenciais da sua utilização na indústria marítima. Utilizando uma abordagem metodológica hipotético-dedutiva, conclui-se que a tecnologia Blockchain apresenta viabilidade no rastreio da qualidade do combustível marítimo, resulta em ganhos resultantes no rastreio da carga embarcada, e agiliza os embarques eletrónicos - e/BL. Porém, pese embora registos distribuídos imutáveis e contratos inteligentes automatizados sejam apelativos em muitos casos apresentados na literatura, as preocupações de segurança em torno da ligação da Blockchain à IoT e outras aplicações, bem como a alta latência e o armazenamento deficiente, tendem a dificultar a aplicação da Blockchain aos Contratos de Embarque Inteligentes (Smart Contracts). Pese embora as conclusões apontem para vantagens claras da utilização da Blockchain na indústria marítima, uma compreensão mais profunda das preocupações dos intervenientes e parceiros do setor marítimo será importante para que prossigam no contexto de cada caso de utilização da tecnologia Blockchain. Este é particularmente o caso se e quando quaisquer dados ou informações armazenadas na Blockchain forem utilizados no cumprimento ou aplicação da regulamentação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-05T11:20:48Z 2022-07-07 2022-07-15T00:00:00Z 2022-07-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41543 203050045 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41543 |
identifier_str_mv |
203050045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130045020635136 |