Importância do estudo geológico de superfície para a estabilização do talude de Lapa dos Dinheiros, Seia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinta-Ferreira, Mário
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Henriques, João, Carvalho, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35243
Resumo: Resumo: Descreve-se um caso de estudo que ilustra a importância do estudo geológico de superfície como forma de obter os parâmetros indispensáveis à realização de pequenas obras de estabilização de taludes. Como foi decidido não realizar prospeção geotécnica devido aos custos e prazos apertados face à pequena dimensão dos trabalhos, o reconhecimento geológico de superfície foi a única fonte de informação geotécnica para o projeto de estabilização. Apresentam-se as principais condicionantes à estabilização e realçam-se as contribuições da geologia de engenharia na reabilitação do talude que suporta a estrada de acesso à povoação de Lapa dos Dinheiros. Discutem-se as duas metodologias de intervenção alternativas, uma baseada na estabilização do talude e a outra na correção do traçado, evitando a zona instabilizada. Abstract: This work describe a case study highlighting the importance of the surface geological reconnaissance as a way to obtain the essential parameters to carry out small slope stabilization works. As it was decided not to do geotechnical prospection due to the high cost and short deadline, given the small dimension of the work, the surface geological reconnaissance was the only source of geotechnical information for the stabilization project. The main constraints to stabilization are presented, highlighting the engineering geology contributions to the rehabilitation of the slope supporting the access road to the village of Lapa dos Dinheiros. The two alternative intervention methodologies proposed are discussed, one based on the stabilization of the slope and the other in the correction of the road path, avoiding the unstable area.
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