Jornalismo 3.0: o impacto dos agregadores de notícias online no negócio da informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32616 |
Resumo: | Nos últimos anos, o mercado da informação tem sofrido uma reconfiguração no que respeita ao modelo de negócio, ao consumo e à forma de distribuição e produção noticiosa. Estas transformações foram proporcionadas por uma convergência tecnológica marcada pela digitalização dos meios e por novas formas de disseminação dos conteúdos. O jornalismo em Portugal está perante um ambiente 3.0, marcado pela popularização da internet e dos agregadores, bem como pelo papel crucial que o cidadão comum desempenha no processo de news distributing. Este artigo pretende investigar como as mudanças em curso no mercado dos media são percecionadas pelos principais agentes envolvidos no negócio da informação, nomeadamente os media sociais, agregadores de notícias, media digitais e tradicionais. Os resultados indicam que, por um lado, os agregadores proporcionam visibilidade, angariação de novos públicos e ampliam novas formas de distribuição da informação, potenciando a marca do media e não se apropriando dela. Por outro lado, geram dependência. sendo uma desvantagem, porque os meios já não conseguem sobreviver sem o agregador, perdendo a valorização da sua marca. Cria-se uma relação de desconfiança em detrimento dos próprios media ou comprometendo o retorno dos media. Estão dependentes independentemente do retorno que obtêm dessa aliança. |
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Jornalismo 3.0: o impacto dos agregadores de notícias online no negócio da informaçãoJournalism 3.0: the impact of online news aggregators on the information businessAgregadores de notíciasJornalismoConvergênciaModelos de negócioPortugalWeb 3.0News aggregatorsJournalismConvergenceBusiness modelsNos últimos anos, o mercado da informação tem sofrido uma reconfiguração no que respeita ao modelo de negócio, ao consumo e à forma de distribuição e produção noticiosa. Estas transformações foram proporcionadas por uma convergência tecnológica marcada pela digitalização dos meios e por novas formas de disseminação dos conteúdos. O jornalismo em Portugal está perante um ambiente 3.0, marcado pela popularização da internet e dos agregadores, bem como pelo papel crucial que o cidadão comum desempenha no processo de news distributing. Este artigo pretende investigar como as mudanças em curso no mercado dos media são percecionadas pelos principais agentes envolvidos no negócio da informação, nomeadamente os media sociais, agregadores de notícias, media digitais e tradicionais. Os resultados indicam que, por um lado, os agregadores proporcionam visibilidade, angariação de novos públicos e ampliam novas formas de distribuição da informação, potenciando a marca do media e não se apropriando dela. Por outro lado, geram dependência. sendo uma desvantagem, porque os meios já não conseguem sobreviver sem o agregador, perdendo a valorização da sua marca. Cria-se uma relação de desconfiança em detrimento dos próprios media ou comprometendo o retorno dos media. Estão dependentes independentemente do retorno que obtêm dessa aliança.In the last years, the information market has been reconfigured in terms of business model, consumption, production and circulation of news content. These changes were provided by a technological convergence marked by the digitalization of media and dissemination of contents. Today, the journalism in Portugal is facing a 3.0 environment marked by the popularization of the internet, and the crucial role that the citizen plays in the News distributing process. The purpose of this article is to investigate how these current changes in the media market are perceived by the main agents of business information, as news aggregators, digital and outlet media. The results show that aggregators provide more visibility and attractiveness of new audiences and increase new forms of news distributing enhancing the brand and not appropriating it. On the other hand, their dependence is perceived as a disadvantage because the media can no longer survive without the aggregator, losing the value of their brand. It’s created a distrust relationship, to the detriment of the media themselves or by compromising the return of the media. They are dependent, independently of the return they get from this alliance.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Daniela Real2021-04-15T12:35:19Z2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32616por1646-497410.20287/ec.n27.v1.a0185061830735info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:43:18Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:20.700622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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