Aprender a "ver" com e pelo desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramada, Silvéria Cristina Ferreira de Sá
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27488
Resumo: Este Relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais e visa apresentar a experiência pedagógica implementada durante o estágio realizado na Escola Artística e Profissional Árvore, a partir de um problema de cariz científicopedagógico detetado na turma na qual desenvolvemos as atividades de docência. Com efeito, no início do nosso estágio foi possível perceber a dificuldade que os alunos da disciplina de Desenho e Comunicação Visual sentiam face ao desenho de representação, e em geral a desmotivação e pouco interesse para com as matérias do desenho. Para responder a essa dificuldade foram desenvolvidas atividades teóricopráticas, tendo como finalidade aprender a “ver” com e pelo desenho e assim melhorar as aprendizagens. Tendo presente o contexto deste trabalho, pretende-se assim valorizar a importância e pertinência da disciplina de desenho, abordando essencialmente o seu ensino, bem como a cultura e a educação estética, o fazer artístico e a pedagogia que lhes estão associadas. O desenho é uma disciplina vasta e que obriga à reflexão de um amplo conjunto de inquietações e preocupações sobre o seu ensino, tais como: O que é o desenho? Qual o lugar da disciplina de desenho lecionada nas escolas? Para desenhar é necessário aprender a ver, a observar e a percepcionar o que nos rodeia? Estas são questões que nos inquietam e que pretendemos aprofundar, dado estarem relacionadas com o problema já referido. Articulando esta investigação com o conjunto das experiências realizadas e observadas na sala de aula, a abordagem exposta neste Relatório defende o ensino/aprendizagem do desenho apoiado na observação e representação do real, propondo um modo de olhar mais sólido e profundo, apresentando medidas de resposta à dificuldade identificada durante o Estágio.
id RCAP_2e82caa63487a40cab617d23152e5483
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a "ver" com e pelo desenhoDesenhoEspaço tridimensionalVisãoRepresentaçãoDrawingThree-dimensional spaceVisionRepresentationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais e visa apresentar a experiência pedagógica implementada durante o estágio realizado na Escola Artística e Profissional Árvore, a partir de um problema de cariz científicopedagógico detetado na turma na qual desenvolvemos as atividades de docência. Com efeito, no início do nosso estágio foi possível perceber a dificuldade que os alunos da disciplina de Desenho e Comunicação Visual sentiam face ao desenho de representação, e em geral a desmotivação e pouco interesse para com as matérias do desenho. Para responder a essa dificuldade foram desenvolvidas atividades teóricopráticas, tendo como finalidade aprender a “ver” com e pelo desenho e assim melhorar as aprendizagens. Tendo presente o contexto deste trabalho, pretende-se assim valorizar a importância e pertinência da disciplina de desenho, abordando essencialmente o seu ensino, bem como a cultura e a educação estética, o fazer artístico e a pedagogia que lhes estão associadas. O desenho é uma disciplina vasta e que obriga à reflexão de um amplo conjunto de inquietações e preocupações sobre o seu ensino, tais como: O que é o desenho? Qual o lugar da disciplina de desenho lecionada nas escolas? Para desenhar é necessário aprender a ver, a observar e a percepcionar o que nos rodeia? Estas são questões que nos inquietam e que pretendemos aprofundar, dado estarem relacionadas com o problema já referido. Articulando esta investigação com o conjunto das experiências realizadas e observadas na sala de aula, a abordagem exposta neste Relatório defende o ensino/aprendizagem do desenho apoiado na observação e representação do real, propondo um modo de olhar mais sólido e profundo, apresentando medidas de resposta à dificuldade identificada durante o Estágio.This report appears in the Master of Education and Visual Arts aims to present the educational experience implemented during the training held at School Artistic and Professional Tree, from an issue of a scientific-pedagogical detected in the class in which we develop the teaching activities. Indeed, at the beginning of our internship was possible to realize the difficulty that students of Design and Visual Communication felt over the design representation, and general demotivation and with little concern for the materials of drawing. To answer this difficulty were developed theoretical and practical activities, with the purpose to learn to "see" and with the design and so improve learning. Bearing in mind the context of this work, we intend to so appreciate the importance and relevance of the discipline of design, addressing mainly his teaching as well as culture and aesthetic education, the artistic and pedagogy associated with them. The design is a discipline that requires extensive and the reflection of a broad set of worries and concerns about their education, such as: What is design? What is the place of design discipline taught in schools? To draw you must learn to see, to observe and perceive around us? These are questions that perplex us and we intend to deepen, since they are related to the problem mentioned above. Articulating this investigation with all the experiments and observed in the classroom, the approach outlined in this report defends the teaching / learning supported drawing on observation and representation of reality, proposing a way of looking more solid and deep, with response measures the difficulty identified during Stage.Morais, Carlos António Saraiva BizarroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRamada, Silvéria Cristina Ferreira de Sá2019-04-29T11:25:07Z2013-07-2320132013-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27488TID:201681064porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T01:41:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:01.329126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a "ver" com e pelo desenho
title Aprender a "ver" com e pelo desenho
spellingShingle Aprender a "ver" com e pelo desenho
Ramada, Silvéria Cristina Ferreira de Sá
Desenho
Espaço tridimensional
Visão
Representação
Drawing
Three-dimensional space
Vision
Representation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprender a "ver" com e pelo desenho
title_full Aprender a "ver" com e pelo desenho
title_fullStr Aprender a "ver" com e pelo desenho
title_full_unstemmed Aprender a "ver" com e pelo desenho
title_sort Aprender a "ver" com e pelo desenho
author Ramada, Silvéria Cristina Ferreira de Sá
author_facet Ramada, Silvéria Cristina Ferreira de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Carlos António Saraiva Bizarro
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramada, Silvéria Cristina Ferreira de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Espaço tridimensional
Visão
Representação
Drawing
Three-dimensional space
Vision
Representation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Espaço tridimensional
Visão
Representação
Drawing
Three-dimensional space
Vision
Representation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este Relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais e visa apresentar a experiência pedagógica implementada durante o estágio realizado na Escola Artística e Profissional Árvore, a partir de um problema de cariz científicopedagógico detetado na turma na qual desenvolvemos as atividades de docência. Com efeito, no início do nosso estágio foi possível perceber a dificuldade que os alunos da disciplina de Desenho e Comunicação Visual sentiam face ao desenho de representação, e em geral a desmotivação e pouco interesse para com as matérias do desenho. Para responder a essa dificuldade foram desenvolvidas atividades teóricopráticas, tendo como finalidade aprender a “ver” com e pelo desenho e assim melhorar as aprendizagens. Tendo presente o contexto deste trabalho, pretende-se assim valorizar a importância e pertinência da disciplina de desenho, abordando essencialmente o seu ensino, bem como a cultura e a educação estética, o fazer artístico e a pedagogia que lhes estão associadas. O desenho é uma disciplina vasta e que obriga à reflexão de um amplo conjunto de inquietações e preocupações sobre o seu ensino, tais como: O que é o desenho? Qual o lugar da disciplina de desenho lecionada nas escolas? Para desenhar é necessário aprender a ver, a observar e a percepcionar o que nos rodeia? Estas são questões que nos inquietam e que pretendemos aprofundar, dado estarem relacionadas com o problema já referido. Articulando esta investigação com o conjunto das experiências realizadas e observadas na sala de aula, a abordagem exposta neste Relatório defende o ensino/aprendizagem do desenho apoiado na observação e representação do real, propondo um modo de olhar mais sólido e profundo, apresentando medidas de resposta à dificuldade identificada durante o Estágio.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-23
2013
2013-07-23T00:00:00Z
2019-04-29T11:25:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27488
TID:201681064
url http://hdl.handle.net/10400.14/27488
identifier_str_mv TID:201681064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131923701825536