Vantagens da utilização de recursos audiovisuais na aprendizagem da flauta transversal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8715 |
Resumo: | Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_2ea268d2bcc24c45d3e07ce422e8b611 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8715 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vantagens da utilização de recursos audiovisuais na aprendizagem da flauta transversalRecursos audiovisuaisPlayalongAcompanhamentoGravações modeloFlautaAudio-visual resourcesAccompanimentModeling recordsFluteRelatório de estágio - Mestrado em Ensino de MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - A Parte I deste Relatório de Estágio (referente à Prática Pedagógica) pretende apresentar de forma detalhada todos os elementos referentes ao Estágio do Ensino Especializado na flauta transversal, realizado no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), no ano letivo de 2017/2018. Esta parte do documento contém uma contextualização das áreas geográficas abrangidas pela oferta educativa do CMAC e uma caracterização da instituição em que foi desenvolvida a prática pedagógica no Estágio em Exercício. Após a contextualização do estágio é efetuada uma caracterização dos alunos selecionados. Todos eles estão a frequentar o regime articulado em níveis distintos de aprendizagem (1º, 5º e 8º graus) e serão designados como Aluno A, B e C. As aulas lecionadas são também descritas tendo em conta as práticas educativas desenvolvidas. Com o Aluno A, de 1º grau, foram feitas as introduções a todas as competências necessárias para emissão de som, aquisição de uma postura correta e embocadura descontraída, leitura melódica e execução das primeiras escalas; para o Aluno B o foco foi na continuidade do processo de correção de embocadura e desenvolvimento da agilidade técnica e emissão sonora de qualidade no registo agudo; e para o Aluno C foram utilizados exercícios específicos para a correção de lacunas nas competências técnicas e preparado reportório para a realização de provas de acesso ao ensino superior. Para terminar, o mestrando faz uma análise crítica da atividade docente.Resumo II (Investigação) - A Parte II deste Relatório de Estágio apresenta o projeto de investigação. O tema a ser investigado será: vantagens da utilização de recursos audiovisuais na aprendizagem da flauta transversal em Portugal. Será inicialmente apresentada uma revisão da literatura sobre o tema, no que diz respeito aos recursos definidos: gravações de acompanhamento e gravações modelo (áudio ou vídeo). É feita uma contextualização da utilização de tecnologia no ensino da música e do surgimento dos primeiros tipos de gravações de acompanhamento, assim como do conceito de modeling. Serão analisados os estudos já existentes sobre o uso deste tipo de recursos no que diz respeito às vantagens e desvantagens apontadas por investigadores e participantes. Partindo das conclusões retiradas da revisão da literatura, será desenvolvido um estudo que visa explorar a utilização destas ferramentas no contexto do ensino de flauta em Portugal. Para isso, será apresentada uma metodologia de investigação que contempla a recolha de dados através de um questionário auto-preenchido direcionado a professores e alunos de todos os níveis de ensino. Após a apresentação análise dos dados recolhidos, será realizada uma reflexão final sobre a investigação e o seu contributo para o conhecimento do tema investigado.Abstract I (Teaching) - Part I of this Internship Report (which refers to the Pedagogical Practice) intends to present, in a detailed manner, every aspect referring to the Specialized Music Education Internship in teaching flute, that was carried out at the Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC) in the academic year of 2017/2018. This part of the document contains a contextualization of the geographic areas covered by CMAC’s educational offer, and a characterization of the institution where the Active Internship’s pedagogical practice took place. After the contextualization of the internship, the students that were selected will be characterized. All of them are attending the articulated system, in distinct levels of apprenticeship (1st, 5th and 8th grades) and will be called Student A, B and C. The lessons are also described according to the educational practices that were developed. The master's student introduced necessary competences for sound emission, acquisition of a good posture and relaxed embouchure and melodic reading to the 1st grade student, Student A. For the 5th grade student, Student B, there was a focus on continuing the embouchure correction process, developing technical agility and emitting a good sound in the third octave. For Student C, of the 8th grade, a specific work was developed through exercises that aimed to correct any gap in the technical competences and prepare repertoire for access to higher education. In conclusion, the master's student does a critical analysis of the teaching activity.Abstract II (Research) - Part II of this Internship Report presents the research project. The subject of the investigation will be: benefits of using audio-visual resources in flute teaching in Portugal. Initially there will be a presentation of the literature review on the subject when it comes to the selected type of audio-visual resources: accompaniment recordings and model recordings (audio or video). Then a contextualization of the use of technology on music education and of the emergence of the first kind of accompaniment recordings, as well as introducing the modeling concept. The existing studies about the use of this type of resources will be analysed, taking note of the advantages and disadvantages pointed out by researchers and participants. Based on the conclusions withdrawn from the literature review, the master's student will develop a study which aims to explore the usage of these tools in the context of flute teaching in Portugal. For that, he will present a research method that contemplates the data collection trough a survey directed to teachers and students of all levels of education. After the presentation and analysis of the data, there will be a final review about the research and its contribution to the knowledge of the subject.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaBarros, OlavoRCIPLSilva, Joana Mafalda da Mata Tristão Pires da2018-07-27T07:54:55Z2018-072018-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8715TID:201954800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:25.221898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vantagens da utilização de recursos audiovisuais na aprendizagem da flauta transversal |
title |
Vantagens da utilização de recursos audiovisuais na aprendizagem da flauta transversal |
spellingShingle |
Vantagens da utilização de recursos audiovisuais na aprendizagem da flauta transversal Silva, Joana Mafalda da Mata Tristão Pires da Recursos audiovisuais Playalong Acompanhamento Gravações modelo Flauta Audio-visual resources Accompaniment Modeling records Flute |
title_short |
Vantagens da utilização de recursos audiovisuais na aprendizagem da flauta transversal |
title_full |
Vantagens da utilização de recursos audiovisuais na aprendizagem da flauta transversal |
title_fullStr |
Vantagens da utilização de recursos audiovisuais na aprendizagem da flauta transversal |
title_full_unstemmed |
Vantagens da utilização de recursos audiovisuais na aprendizagem da flauta transversal |
title_sort |
Vantagens da utilização de recursos audiovisuais na aprendizagem da flauta transversal |
author |
Silva, Joana Mafalda da Mata Tristão Pires da |
author_facet |
Silva, Joana Mafalda da Mata Tristão Pires da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Olavo RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joana Mafalda da Mata Tristão Pires da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos audiovisuais Playalong Acompanhamento Gravações modelo Flauta Audio-visual resources Accompaniment Modeling records Flute |
topic |
Recursos audiovisuais Playalong Acompanhamento Gravações modelo Flauta Audio-visual resources Accompaniment Modeling records Flute |
description |
Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-27T07:54:55Z 2018-07 2018-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/8715 TID:201954800 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/8715 |
identifier_str_mv |
TID:201954800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133436439429120 |