Avaliação da construtibilidade em edifícios do ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9420 |
Resumo: | A aplicação da construtibilidade durante as fases de projeto de uma edificação permite apresentar soluções adequadas para a melhoria do seu processo de construção. Esta contribui para a qualidade do projeto, traduzindo-se em benefícios ao nível dos custos, planeamento, cumprimento de prazos e qualidade de construção. Neste trabalho analisaram-se os projetos de execução de dois edifícios escolares do ensino superior da Universidade de Aveiro, de forma a verificar se as várias equipas de projeto intervenientes neste processo tiveram em consideração a aplicação de alguns desses princípios de construtibilidade durante a fase de conceção do projeto. Conclui-se através desta análise, que as soluções de arquitetura adotadas, nomeadamente a escolha de utilização de elementos pré-fabricados e a separação dos espaços funcionais por tipologias de utilização, entre outros, permitiram a aplicação de alguns princípios de construtibilidade, ainda que não tenha existido, por parte dos intervenientes afetos ao processo, a preocupação de seguir uma politica de construtibilidade, por não possuírem um conhecimento exato das vantagens que poderiam advir da sua aplicação. Com este trabalho pretende-se contribuir para a identificação de falhas existentes no desenvolvimento de projetos e propor melhorias ao nível da construtibilidade, que servirão de ações preventivas para projetos posteriores. |
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Avaliação da construtibilidade em edifícios do ensino superiorEngenharia civilEnsino superiorEdifícios escolares: ConstruçãoA aplicação da construtibilidade durante as fases de projeto de uma edificação permite apresentar soluções adequadas para a melhoria do seu processo de construção. Esta contribui para a qualidade do projeto, traduzindo-se em benefícios ao nível dos custos, planeamento, cumprimento de prazos e qualidade de construção. Neste trabalho analisaram-se os projetos de execução de dois edifícios escolares do ensino superior da Universidade de Aveiro, de forma a verificar se as várias equipas de projeto intervenientes neste processo tiveram em consideração a aplicação de alguns desses princípios de construtibilidade durante a fase de conceção do projeto. Conclui-se através desta análise, que as soluções de arquitetura adotadas, nomeadamente a escolha de utilização de elementos pré-fabricados e a separação dos espaços funcionais por tipologias de utilização, entre outros, permitiram a aplicação de alguns princípios de construtibilidade, ainda que não tenha existido, por parte dos intervenientes afetos ao processo, a preocupação de seguir uma politica de construtibilidade, por não possuírem um conhecimento exato das vantagens que poderiam advir da sua aplicação. Com este trabalho pretende-se contribuir para a identificação de falhas existentes no desenvolvimento de projetos e propor melhorias ao nível da construtibilidade, que servirão de ações preventivas para projetos posteriores.The application of constructability during the design of a building allows appropriate solutions to improve its implementation during the execution process. This contributes to the quality of the project, translating into benefits in terms of costs, planning, deadlines and construction quality. In this work were analyzed the implementation of constructability in projects for school buildings at the University of Aveiro, in order to check whether the various project teams involved in this process took into consideration the application of some of the constructability principles during the design phase. It is concluded through this analysis that some architecture solutions adopted, such as the choice of particular use of prefabricated elements and the separation of functional spaces by typology of use have allowed the use of certain of these principles. This has not been a consciously action because designers have not an accurate knowledge of the gains that could result from the systematic application of constructability. This work aims to contribute to the identification of gaps in existing projects and propose improvements according to constructability principles which will serve as preventive actions for later projects.Universidade de Aveiro2012-12-13T11:48:04Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9420porNeves, Ana Paula Velosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:43:50Zoai:ria.ua.pt:10773/9420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:43:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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