Avaliação da construtibilidade em edifícios do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana Paula Veloso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9420
Resumo: A aplicação da construtibilidade durante as fases de projeto de uma edificação permite apresentar soluções adequadas para a melhoria do seu processo de construção. Esta contribui para a qualidade do projeto, traduzindo-se em benefícios ao nível dos custos, planeamento, cumprimento de prazos e qualidade de construção. Neste trabalho analisaram-se os projetos de execução de dois edifícios escolares do ensino superior da Universidade de Aveiro, de forma a verificar se as várias equipas de projeto intervenientes neste processo tiveram em consideração a aplicação de alguns desses princípios de construtibilidade durante a fase de conceção do projeto. Conclui-se através desta análise, que as soluções de arquitetura adotadas, nomeadamente a escolha de utilização de elementos pré-fabricados e a separação dos espaços funcionais por tipologias de utilização, entre outros, permitiram a aplicação de alguns princípios de construtibilidade, ainda que não tenha existido, por parte dos intervenientes afetos ao processo, a preocupação de seguir uma politica de construtibilidade, por não possuírem um conhecimento exato das vantagens que poderiam advir da sua aplicação. Com este trabalho pretende-se contribuir para a identificação de falhas existentes no desenvolvimento de projetos e propor melhorias ao nível da construtibilidade, que servirão de ações preventivas para projetos posteriores.
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