Uma editora só para si: feminismo e edição independente no Brasil contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/106597 |
Resumo: | A presente dissertação nasce da percepção acerca do surgimento de editoras independentes feitas por mulheres para publicar exclusivamente mulheres, nos últimos anos, no Brasil. A pesquisa empreendida visa compreender as relações entre edição independente e a chamada quarta onda feminista no Brasil contemporâneo, investigando como e por qual motivo se dá o diálogo entre estes dois movimentos. Para a definição de bases teóricas, são examinados os conceitos de independente e de feminismo, cruzandoos com o conceito de edição. A análise de dois casos, a editora Aliás e o projeto Mulheres que Escrevem, complementa a pesquisa, apontando perspectivas práticas e atuais da edição feminista no Brasil. |
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Uma editora só para si: feminismo e edição independente no Brasil contemporâneoFeminismoEdição de textoEdição independenteEditoras independentesQuarta onda feministaPublishing and editingIndependent publishing and editingSmall pressFeminismFourth-wave feminismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA presente dissertação nasce da percepção acerca do surgimento de editoras independentes feitas por mulheres para publicar exclusivamente mulheres, nos últimos anos, no Brasil. A pesquisa empreendida visa compreender as relações entre edição independente e a chamada quarta onda feminista no Brasil contemporâneo, investigando como e por qual motivo se dá o diálogo entre estes dois movimentos. Para a definição de bases teóricas, são examinados os conceitos de independente e de feminismo, cruzandoos com o conceito de edição. A análise de dois casos, a editora Aliás e o projeto Mulheres que Escrevem, complementa a pesquisa, apontando perspectivas práticas e atuais da edição feminista no Brasil.This dissertation arises from the perception that in recent years, there has been an emergence of independent small publishers made by women to publish exclusively women, in Brazil. The aim is to understand the relationship between small independent publishing and the so-called fourth-wave feminism in contemporary Brazil, investigating how and for what reasons the dialogue between these two movements takes place. To define theoretical bases, the concepts of independent publishing and feminism are examined, as well as their relations to concept of editing. Two cases studies, on the small publisher Aliás and on Mulheres que Escrevem project, complement the research and point out practical and current perspectives of the feminist publishing and editing in Brazil.Zink, RuiRUNSoares, Luciana Aragão2020-11-04T11:20:04Z2020-09-042020-11-042020-09-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/106597TID:202523500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:51:29Zoai:run.unl.pt:10362/106597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:40:44.837858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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