Análise integrada de segurança e ambiente em processos de recolha de resíduos de navios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/21786 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo a análise e avaliação do risco ocupacional e ambiental de dois processos de trasfega de resíduos líquidos perigosos da empresa Cleanport, localizada no Lobito, Angola. Para a análise e avaliação do risco ocupacional foi utilizado o método Job Safety Analysis em conjunto com a matriz de risco da norma BS 8800:2004. Foi ainda aplicada classificação harmonizada da metodologia de Estatísticas Europeias de Acidentes de Trabalho (EEAT) e a classificação de doenças profissionais estabelecidas pelo Decreto Regulamentar (DR) 76/2007. Esta metodologia permitiu a identificação de diversos perigos presentes nos processos analisados e a caracterização dos riscos que lhes estão associados. Para a análise e avaliação do risco ambiental foi utilizada a metodologia proposta pela norma espanhola UNE 150008:2008. Foram desenhados vários cenários de acidentes, permitindo a análise e avaliação do risco sob três aspetos: meio ambiente, humano e socioeconómico. Estes permitiram analisar situações possíveis de acidentes, assim como analisar acidentes que já ocorreram na empresa. A partir da análise e avaliação do risco ocupacional, foi possível identificar um “risco muito elevado” na subtarefa “verificação do equipamento (em carga) ”. Esta subtarefa está presente nos dois processos e pode implicar lesões (efeito chicote e queimaduras) para o trabalhador, assim como doenças profissionais (contacto com resíduo), resultado do rebentamento da mangueira. Foram recomendadas medidas de melhoria no departamento de manutenção. Na análise e avaliação do risco ambiental, foram estimados “riscos médios” para o meio humano nos cenários de acidente envolvendo o rebentamento da mangueira no processo de carga de resíduo no porto. Foram recomendadas, novamente, medidas de melhoria no departamento de manutenção. No processo de armazenamento foram estimados “riscos moderados” em dois cenários envolvendo derrames de resíduos. Foi recomendado a impermeabilização do solo, a segmentação depósito principal ou a sua substituição por outros de dimensão mais reduzida. |
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