Uma “estética do humano” inconformista: da atualidade dos contos satíricos de Heinrich Böll
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38297 |
Resumo: | Respondendo à temática do presente volume, pareceu-me oportuno revisitar a obra de Heinrich Böll, titular do Prémio Nobel da Literatura, no ano em que se comemora o centenário do nascimento. O presente artigo levanta a questão da atualidade da obra de Böll, mormente dos seus contos e Kurgeschichten da década de 50 do século XX, os géneros literários em que o escritor foi mais fecundo. Destas narrativas do pós-guerra sobrelevam três temas, transversais a toda a obra de Böll: i) a crítica a uma burguesia conformista, indiferente e consumista, com tendências para restaurar a velha ordem social, que alicerçou o regime nacional-socialista; ii) a crítica aos meios de comunicação social e a certos intelectuais que pactuavam sempre com o poder vigente através de programas e outras obras oportunistas e politicamente corretos; iii) e a crítica à Igreja Católica como instituição luxuosa e alheada da sua missão humanizadora. “Comprometimento” (Gebundenheit) e “envolvimento” (Einmischung) eram as palavras de ordem da “estética do humano” que caracteriza a produção literária de Böll, e que no mundo hodierno ganha uma atualidade muito especial. |
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Uma “estética do humano” inconformista: da atualidade dos contos satíricos de Heinrich BöllHeinrich BöllContoPós-guerraBurguesiaIgreja católicaEstética do humanoRespondendo à temática do presente volume, pareceu-me oportuno revisitar a obra de Heinrich Böll, titular do Prémio Nobel da Literatura, no ano em que se comemora o centenário do nascimento. O presente artigo levanta a questão da atualidade da obra de Böll, mormente dos seus contos e Kurgeschichten da década de 50 do século XX, os géneros literários em que o escritor foi mais fecundo. Destas narrativas do pós-guerra sobrelevam três temas, transversais a toda a obra de Böll: i) a crítica a uma burguesia conformista, indiferente e consumista, com tendências para restaurar a velha ordem social, que alicerçou o regime nacional-socialista; ii) a crítica aos meios de comunicação social e a certos intelectuais que pactuavam sempre com o poder vigente através de programas e outras obras oportunistas e politicamente corretos; iii) e a crítica à Igreja Católica como instituição luxuosa e alheada da sua missão humanizadora. “Comprometimento” (Gebundenheit) e “envolvimento” (Einmischung) eram as palavras de ordem da “estética do humano” que caracteriza a produção literária de Böll, e que no mundo hodierno ganha uma atualidade muito especial.In my attempt at revisiting Heinrich Böll ́s oeuvre, recipient of the Nobel Prize in Literature, on the centennial of his birth, this essay foregrounds the importance of reading, nowadays, Böll’s tales and Kurgeschichten of the 50s of the twentieth-century – the literary genre in which he was most prolific. Within these post-war tales, three recurrent themes emerge, which also feature throughout the entire body of his work: i) a critique of a conformist, indifferent, and consumeristic bourgeoisie, intent on restoring the old social order that nurtured the national--socialist regime; ii) a critique of the media and of a number of intellectuals who always bowed down to the régime by way of endorsing opportunistic and politically correct programs and other works; iii) and a critique of the Catholic Church as a sumptuous institution unmindful of its humanizing mission. “Engagement” (Gebundenheit) and “involvement” (Einmischung) were the catchwords of the “aesthetics of the human”, which characterizes Böll’s literary output, and that keeps on speaking to us today.UA Editora2023-06-29T14:50:00Z2019-03-01T00:00:00Z2019-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38297por1645-927X10.34624/fb.v0i14.526Ramalheira, Ana Maria Pinhãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:47Zoai:ria.ua.pt:10773/38297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:47.612577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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