A importância do fator “língua” nas exportações portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferro, Maria João
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3543
Resumo: A comunicação desempenha um papel preponderante no relacionamento entre os parceiros comerciais, particularmente no contexto globalizado do mundo em que vivemos. Embora seja hoje mais fácil o estabelecimento de parcerias entre empresas sediadas em países muito distantes, graças aos enormes avanços a que temos vindo a assistir nas últimas três décadas em termos das tecnologias da informação e da comunicação,a realidade é que a língua ainda constitui uma barreira ao comércio internacional, impondo muitas vezes custos acrescidos às trocas comerciais. No entanto, se o facto de os parceiros comerciais falarem uma língua diferente afeta negativamente a relação, o contrário, isto é,dominarem a mesma língua constitui uma vantagem que deve ser aproveitada.
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