As estratégias de relacionamento entre relações-públicas e jornalistas: a perspectiva dos assessores de imprensa portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Eldeíze Sebastiana Arnour
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/11829
Resumo: A dissertação que ora se apresenta diz respeito ao mestrado em Ciências da Comunicação, cujo ramo de especialização é o jornalismo. O objetivo principal é expor as principais estratégias dos assessores de imprensa utilizadas para inserir as informações dos assessorados na imprensa portuguesa. Os objetivos secundários envolvem: a contextualização da assessoria de imprensa na visão dos autores, os impactos causados pela comunicação digital na interação com a imprensa e a análise da construção do bom relacionamento com os jornalistas. A pesquisa mista desenvolvida – isto é, utilizando dados qualitativos e quantitativos – avaliou cinco componentes: atuação (contexto da assessoria de imprensa em Portugal), interação (o uso do press release), comportamento (a construção de uma boa relação com os jornalistas), valores (as estratégias de relacionamento) e relação (identificação da natureza do relacionamento). Por meio de um guião de entrevistas, aplicou doze perguntas aos profissionais de relações públicas que atuam nas agências de comunicação associadas à APECOM (Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas). A investigação concluiu que o assessor de imprensa é um cooperante do jornalismo. Ele precisa ter uma visão integrada da comunicação que o capacite a compreender a mensagem do assessorado, a fim de comunicar e identificar o jornalista que trabalha na temática da mensagem; assim como é primordial conhecer e dominar a comunicação digital. A principal estratégia de relacionamento continua a ser o envio de conteúdos noticiosos relevantes aos jornalistas.
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