Formulações cosméticas vegan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Maria Beatriz de Seixas Duarte Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/58001
Resumo: Trabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.
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spelling Formulações cosméticas veganCosméticosCosméticos veganVegan“Cruelty Free”RegulamentaçãoAlegaçõesPerceção de consumidoresPerceção de farmacêuticosMestrado integrado - 2022Ciências da SaúdeTrabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.A indústria dos cosméticos, cada vez mais demonstra adaptabilidade e evolução a nível mundial, tendo globalmente uma grande importância económica. A valorização de marcas e produtos mais sustentáveis, associada à preocupação pelo bem-estar animal, é uma tendência crescente nos consumidores e a indústria cosmética segue a esta procura que enquadra os produtos cosméticos vegan. Os produtos cosméticos vegan obedecem à regulamentação europeia, sendo identificados e classificados segundo premissas, nomeadamente, não podem conter ingredientes de origem animal ou derivados de animais e, como todos os cosméticos, não podem ter sido sujeitos a testes em animais, quer dos ingredientes quer do produto acabado. O presente trabalho espelha o crescimento da procura por esta categoria especifica de produtos cosméticos, demonstrando a necessidade de esclarecimento de alguns termos que as indústrias utilizam para comunicar com os seus consumidores relativamente à sua elaboração dos produtos cosméticos. Surgem termos como “vegan”, “origem 100% vegan”, “vegetariano”, “cruelty free”, “produto não testado em animais”, entre outros, e, frequentemente, os consumidores procuram fontes que possam suportar estas alegações. A regulamentação europeia existente (Regulamento (CE) nº 1223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de 30 de Novembro de 2009 relativo aos produtos cosméticos e o Regulamento (UE) nº 655/2013 da Comissão de 10 de julho de 2013 relativo às alegações) obriga a testes de eficácia para provar as alegações transmitidas (quer no ingrediente obtido para a formulação do produto cosmético quer na testagem do produto final) e estabelecem critérios relativamente às alegações de produtos cosméticos. No entanto, não particularizam nenhuma categoria especifica, como por exemplo cosméticos vegan. Faz-se uma pesquisa sobre cosméticos vegan, focando alegações e outras informações de modo a evidenciar o panorama atual sobre o que são estes produtos. Investigam-se também as perceções sobre estes produtos, nos consumidores e nos Farmacêuticos, Técnicos Superiores e Técnicos Auxiliares de Farmácia. Salientam-se neste trabalho os desafios para o reconhecimento destes produtos no mercado.Globally, the cosmetics industry is showing increasing adaptability and development and has great economic importance around the world. In addition, the appreciation of more sustainable brands and products, combined with concern for animal welfare, is a growing trend among consumers. The cosmetics industry is following this demand and producing vegan cosmetic products. Vegan cosmetic products comply with European regulations and are labelled and classified according to certain requirements. They must not contain ingredients of animal origin or derived from animals. Like all cosmetics, they must not have been tested on animals, either for the ingredients or for the final product. This paper reflects the growing demand for this particular category of cosmetic products and shows the need to clarify some of the terms used by the industry to communicate with its consumers about the manufacture of cosmetic products. As a result, terms such as "vegan", "100% vegan origin", "vegetarian", "cruelty-free" and "product not tested on animals", among others, are appearing and consumers are often looking for sources that can substantiate these claims. In addition, existing European regulations (Regulation (EC) No. 1223/2009 of the European Parliament and of the Council of 30 November 2009 on cosmetic products and Commission Regulation (EU) No. 655/2013 of 10 July 2013 on advertising claims) require efficacy tests to prove the advertising claims (either on the ingredients obtained for the formulation of the cosmetic product or when testing the final product) and set criteria for cosmetic product advertising claims. However, they do not establish a specific category, such as vegan cosmetics. A survey on vegan cosmetics will be conducted focusing on claims and other information to shed light on the current image of these products. In addition, the perception of these products among consumers and pharmacists, senior managers and pharmacy assistants will be investigated. The challenges for the recognition of these products in the market are highlighted in this work.Ribeiro, Helena Margarida Oliveira MarquesRepositório da Universidade de LisboaNobre, Maria Beatriz de Seixas Duarte Rodrigues2023-06-06T14:49:50Z2022-09-262022-09-062022-09-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58001TID:203200870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:09.787929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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