Simulação da Bacia de Retenção na Agualva, Açores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Telmo Alexandre Marques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99984
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil, especialidade de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
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spelling Simulação da Bacia de Retenção na Agualva, AçoresDissertação de Mestrado em Engenharia Civil, especialidade de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Na manhã de 15 de Dezembro de 2009, a Vila da Agualva localizada na costa norte da Ilha Terceira do arquipélago dos Açores, sofreu uma severa inundação causada por uma intensa chuvada de curta duração. A vila encontra-se na parte inferior da bacia hidrográfica da Agualva, com a maioria dos edifícios e estradas situados junto ao curso natural da água, o que juntamente com as diversas pontes existentes diminui drasticamente a secção transversal do fluxo de água. Durante esta inundação várias áreas ficaram inacessíveis devido ao excesso de água nas estradas e ao colapso de pontes. Após este evento foi projectada e construída uma bacia de retenção na Vila da Agualva, de forma a encaixar algum volume de água, bem como reduzir o teor de sólidos em suspensão e de matéria orgânica, tentando assim prevenir ou pelo menos atenuar danos causados por uma futura inundação. O objectivo deste trabalho foi então analisar o impacto da implementação da bacia de retenção na bacia hidrográfica da Agualva. Para isso foram estudadas duas situações distintas, sendo a primeira situação sem bacia, e a segunda com bacia de retenção. Este estudo foi realizado utilizando o software Storm Water Management Model (SWMM) versão 5.0, desenvolvido pela Environmental Protection Agency (EPA), testando diferentes eventos de precipitação. Com este trabalho conclui-se que a bacia de retenção foi dimensionada com um objectivo principal de retenção de grandes matérias sólidas como pedras, lamas e troncos de árvores, deixando a capacidade de amortecimento de caudais de ponta em segundo plano. A construção da bacia juntamente com o canal na ribeira não contribuiu significativamente para a redução das alturas de água nas estradas.On the morning of 15 December 2009, the Village of Agualva located on the northern coast of Terceira Island from the Açores archipelago, suffered a severe flash flood caused by a short but intense precipitation. The village lies at the bottom of Agualva watershed, with the majority of buildings and roads situated near the natural watercourse, which together with the various existing bridges dramatically decreases the cross section of the water flow. During this flood many areas were inaccessible due to the excess of water on the roads and bridge collapses. After this event a contention basin was projected and constructed on the Village of Agualva, in order to store some volume of water, as well as to reduce the content of suspended solids and organic matter, trying to prevent or at least attenuate the damage caused by future floods. The goal of this work was to analyze the impact of the construction of a contention basin on the watershed of Agualva. For this two situations have been studied, the first one was without and the second with contention basin. This study was performed using the software Storm Water Management Model (SWMM) version 5.0, developed by the Environmental Protection Agency (EPA), testing different precipitation events. With this study it is concluded that the contention basin is dimensioned with a primary purpose of retaining large solids such as rocks, sludge and tree trunks, leaving the capacity of flow peak reduction on the background. The construction of the contention basin along with the channel in the stream does not contribute significantly to reduce the heights of water on the roads.2013-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99984http://hdl.handle.net/10316/99984porSampaio, Telmo Alexandre Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-04-27T22:16:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:27.078105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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