Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jamal, Sara Novais
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33097
Resumo: Esta Dissertação aborda questões de adoção e comunicação de políticas e estratégias de comunicação de Responsabilidade Social Corporativa. Com base numa revisão de literatura na área, pretendeu-se comparar estilos de comunicação corporativa nos mercados alemão e português, partindo-se de uma análise das diferenças culturais entre estes dois países. A comparação dos parâmetros culturais importantes num contexto de tomada de decisão empresarial foi realizada, através das ferramentas Hofstede Insights e GLOBE Framework. Estas ferramentas permitem explorar particularidades culturais nos diferentes países e averiguar o seu impacto nas ações que as empresas desencadeiam para fazer face às mudanças climáticas e garantir a sua sustentabilidade. Foram analisadas as páginas web corporativas de três empresas alemãs, com forte presença no mercado português. A utilização da plataforma Sketch Engine permitiu extrair keywords e realizar uma análise micro e macroestrutural comparativa da comunicação de Responsabilidade Social Corporativa nos seus websites locais. As empresas escolhidas foram a Bosch, a C&A e o Lidl, três empresas alemãs que possuem websites adaptados ao mercado português e atuam nos setores da tecnologia, moda e retalho, respetivamente.
id RCAP_2f2dc381efc48509851779a02ec1e585
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e PortugalResponsabilidade social corporativaCultura empresarial alemãCultura empresarial portuguesaGlobalizaçãoComunicação corporativaEsta Dissertação aborda questões de adoção e comunicação de políticas e estratégias de comunicação de Responsabilidade Social Corporativa. Com base numa revisão de literatura na área, pretendeu-se comparar estilos de comunicação corporativa nos mercados alemão e português, partindo-se de uma análise das diferenças culturais entre estes dois países. A comparação dos parâmetros culturais importantes num contexto de tomada de decisão empresarial foi realizada, através das ferramentas Hofstede Insights e GLOBE Framework. Estas ferramentas permitem explorar particularidades culturais nos diferentes países e averiguar o seu impacto nas ações que as empresas desencadeiam para fazer face às mudanças climáticas e garantir a sua sustentabilidade. Foram analisadas as páginas web corporativas de três empresas alemãs, com forte presença no mercado português. A utilização da plataforma Sketch Engine permitiu extrair keywords e realizar uma análise micro e macroestrutural comparativa da comunicação de Responsabilidade Social Corporativa nos seus websites locais. As empresas escolhidas foram a Bosch, a C&A e o Lidl, três empresas alemãs que possuem websites adaptados ao mercado português e atuam nos setores da tecnologia, moda e retalho, respetivamente.This Dissertation approaches the adoption and communication of Corporate Social Responsibility guidelines and communication strategies. Starting with a literature review, this paper aims to compare corporate communication styles in the Portuguese and German market. For this comparison, an analysis of cultural differences between these two countries was carried out. In order to compare cultural dimensions, which are important in the context of corporate decision making, two platforms were used: Hofstede Insights and GLOBE Framework. These tools allowed me to explore different particularities in these countries and assess their impact in the company’s efforts towards sustainability. An analysis of the corporate webpages of three German companies with strong presence in Portugal was carried out. Sketch Engine was used to extract keywords. The keywords retrieved contributed to the analysis of the webpages in micro and macrostructural levels. The companies chosen for this linguistic analysis were Bosch, C&A and Lidl. These are three German companies belonging to the technology, fashion and retail industries, respectively.2022-02-02T15:39:06Z2021-12-17T00:00:00Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33097porJamal, Sara Novaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:38Zoai:ria.ua.pt:10773/33097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:34.817512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal
title Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal
spellingShingle Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal
Jamal, Sara Novais
Responsabilidade social corporativa
Cultura empresarial alemã
Cultura empresarial portuguesa
Globalização
Comunicação corporativa
title_short Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal
title_full Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal
title_fullStr Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal
title_full_unstemmed Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal
title_sort Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal
author Jamal, Sara Novais
author_facet Jamal, Sara Novais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jamal, Sara Novais
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social corporativa
Cultura empresarial alemã
Cultura empresarial portuguesa
Globalização
Comunicação corporativa
topic Responsabilidade social corporativa
Cultura empresarial alemã
Cultura empresarial portuguesa
Globalização
Comunicação corporativa
description Esta Dissertação aborda questões de adoção e comunicação de políticas e estratégias de comunicação de Responsabilidade Social Corporativa. Com base numa revisão de literatura na área, pretendeu-se comparar estilos de comunicação corporativa nos mercados alemão e português, partindo-se de uma análise das diferenças culturais entre estes dois países. A comparação dos parâmetros culturais importantes num contexto de tomada de decisão empresarial foi realizada, através das ferramentas Hofstede Insights e GLOBE Framework. Estas ferramentas permitem explorar particularidades culturais nos diferentes países e averiguar o seu impacto nas ações que as empresas desencadeiam para fazer face às mudanças climáticas e garantir a sua sustentabilidade. Foram analisadas as páginas web corporativas de três empresas alemãs, com forte presença no mercado português. A utilização da plataforma Sketch Engine permitiu extrair keywords e realizar uma análise micro e macroestrutural comparativa da comunicação de Responsabilidade Social Corporativa nos seus websites locais. As empresas escolhidas foram a Bosch, a C&A e o Lidl, três empresas alemãs que possuem websites adaptados ao mercado português e atuam nos setores da tecnologia, moda e retalho, respetivamente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17T00:00:00Z
2021-12-17
2022-02-02T15:39:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33097
url http://hdl.handle.net/10773/33097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137701186764800