Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33097 |
Resumo: | Esta Dissertação aborda questões de adoção e comunicação de políticas e estratégias de comunicação de Responsabilidade Social Corporativa. Com base numa revisão de literatura na área, pretendeu-se comparar estilos de comunicação corporativa nos mercados alemão e português, partindo-se de uma análise das diferenças culturais entre estes dois países. A comparação dos parâmetros culturais importantes num contexto de tomada de decisão empresarial foi realizada, através das ferramentas Hofstede Insights e GLOBE Framework. Estas ferramentas permitem explorar particularidades culturais nos diferentes países e averiguar o seu impacto nas ações que as empresas desencadeiam para fazer face às mudanças climáticas e garantir a sua sustentabilidade. Foram analisadas as páginas web corporativas de três empresas alemãs, com forte presença no mercado português. A utilização da plataforma Sketch Engine permitiu extrair keywords e realizar uma análise micro e macroestrutural comparativa da comunicação de Responsabilidade Social Corporativa nos seus websites locais. As empresas escolhidas foram a Bosch, a C&A e o Lidl, três empresas alemãs que possuem websites adaptados ao mercado português e atuam nos setores da tecnologia, moda e retalho, respetivamente. |
id |
RCAP_2f2dc381efc48509851779a02ec1e585 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/33097 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e PortugalResponsabilidade social corporativaCultura empresarial alemãCultura empresarial portuguesaGlobalizaçãoComunicação corporativaEsta Dissertação aborda questões de adoção e comunicação de políticas e estratégias de comunicação de Responsabilidade Social Corporativa. Com base numa revisão de literatura na área, pretendeu-se comparar estilos de comunicação corporativa nos mercados alemão e português, partindo-se de uma análise das diferenças culturais entre estes dois países. A comparação dos parâmetros culturais importantes num contexto de tomada de decisão empresarial foi realizada, através das ferramentas Hofstede Insights e GLOBE Framework. Estas ferramentas permitem explorar particularidades culturais nos diferentes países e averiguar o seu impacto nas ações que as empresas desencadeiam para fazer face às mudanças climáticas e garantir a sua sustentabilidade. Foram analisadas as páginas web corporativas de três empresas alemãs, com forte presença no mercado português. A utilização da plataforma Sketch Engine permitiu extrair keywords e realizar uma análise micro e macroestrutural comparativa da comunicação de Responsabilidade Social Corporativa nos seus websites locais. As empresas escolhidas foram a Bosch, a C&A e o Lidl, três empresas alemãs que possuem websites adaptados ao mercado português e atuam nos setores da tecnologia, moda e retalho, respetivamente.This Dissertation approaches the adoption and communication of Corporate Social Responsibility guidelines and communication strategies. Starting with a literature review, this paper aims to compare corporate communication styles in the Portuguese and German market. For this comparison, an analysis of cultural differences between these two countries was carried out. In order to compare cultural dimensions, which are important in the context of corporate decision making, two platforms were used: Hofstede Insights and GLOBE Framework. These tools allowed me to explore different particularities in these countries and assess their impact in the company’s efforts towards sustainability. An analysis of the corporate webpages of three German companies with strong presence in Portugal was carried out. Sketch Engine was used to extract keywords. The keywords retrieved contributed to the analysis of the webpages in micro and macrostructural levels. The companies chosen for this linguistic analysis were Bosch, C&A and Lidl. These are three German companies belonging to the technology, fashion and retail industries, respectively.2022-02-02T15:39:06Z2021-12-17T00:00:00Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33097porJamal, Sara Novaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:38Zoai:ria.ua.pt:10773/33097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:34.817512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal |
title |
Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal |
spellingShingle |
Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal Jamal, Sara Novais Responsabilidade social corporativa Cultura empresarial alemã Cultura empresarial portuguesa Globalização Comunicação corporativa |
title_short |
Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal |
title_full |
Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal |
title_fullStr |
Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal |
title_sort |
Responsabilidade social corporativa: uma comparação transcultural entre a Alemanha e Portugal |
author |
Jamal, Sara Novais |
author_facet |
Jamal, Sara Novais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jamal, Sara Novais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social corporativa Cultura empresarial alemã Cultura empresarial portuguesa Globalização Comunicação corporativa |
topic |
Responsabilidade social corporativa Cultura empresarial alemã Cultura empresarial portuguesa Globalização Comunicação corporativa |
description |
Esta Dissertação aborda questões de adoção e comunicação de políticas e estratégias de comunicação de Responsabilidade Social Corporativa. Com base numa revisão de literatura na área, pretendeu-se comparar estilos de comunicação corporativa nos mercados alemão e português, partindo-se de uma análise das diferenças culturais entre estes dois países. A comparação dos parâmetros culturais importantes num contexto de tomada de decisão empresarial foi realizada, através das ferramentas Hofstede Insights e GLOBE Framework. Estas ferramentas permitem explorar particularidades culturais nos diferentes países e averiguar o seu impacto nas ações que as empresas desencadeiam para fazer face às mudanças climáticas e garantir a sua sustentabilidade. Foram analisadas as páginas web corporativas de três empresas alemãs, com forte presença no mercado português. A utilização da plataforma Sketch Engine permitiu extrair keywords e realizar uma análise micro e macroestrutural comparativa da comunicação de Responsabilidade Social Corporativa nos seus websites locais. As empresas escolhidas foram a Bosch, a C&A e o Lidl, três empresas alemãs que possuem websites adaptados ao mercado português e atuam nos setores da tecnologia, moda e retalho, respetivamente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17T00:00:00Z 2021-12-17 2022-02-02T15:39:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/33097 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/33097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137701186764800 |