Comemorações com Geometria e Criatividade: dois estudos de caso com educadoras de infância
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v4i1.4241 |
Resumo: | In order to understand if creativity when applied to teaching practices of mathematics may or may not make a difference in the training of educators and teachers of first years of schooling and, consequently, of the training of children, we prepared a teaching program aimed to these teachers. The methodology and tasks chosen for this purpose have been thought in order to foster creativity. We have performed four multiple case studies (the working groups) and then four individual case studies with two educators and two teachers. This article presents two case studies on the two educators. |
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Comemorações com Geometria e Criatividade: dois estudos de caso com educadoras de infânciaIn order to understand if creativity when applied to teaching practices of mathematics may or may not make a difference in the training of educators and teachers of first years of schooling and, consequently, of the training of children, we prepared a teaching program aimed to these teachers. The methodology and tasks chosen for this purpose have been thought in order to foster creativity. We have performed four multiple case studies (the working groups) and then four individual case studies with two educators and two teachers. This article presents two case studies on the two educators.A fin de comprender si la creatividad cuando se aplica a la práctica docente de las matemáticas puede o no puede hacer una diferencia en la formación de educadores y profesores y, por consecuencia, en la formación de niños, hacemos preparado un programa de enseñanza dirigido a educadores y profesores primarios. La metodología y las tareas establecidas para esta acción han sido pensadas con el fin de fomentar la creatividad. Hemos llevado a cabo cuatro estudios de casos múltiples (los grupos de trabajo) y, a continuación cuatro estudios de caso individuales con dos educadores y dos profesores primarios. Este artículo presenta los casos de estudio de los educadores.No sentido de perceber se a criatividade quando aplicada nas práticas letivas de matemática poderá ou não marcar a diferença na formação dos educadores e dos professores e, consequentemente, na formação dos mais novos, preparámos uma ação de formação destinada a educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico. A metodologia de trabalho e as tarefas criadas para essa ação foram pensadas de modo a fomentar a criatividade. Efetuámos quatro estudos de caso múltiplos (os grupos de trabalho nas sessões) e posteriormente, quatro estudos de caso individuais com duas educadoras e duas professoras. Neste artigo apresentamos os dois estudos de caso relativos às duas educadoras.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2012-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v4i1.4241https://doi.org/10.34624/id.v4i1.4241Indagatio Didactica; Vol 4 No 1 (2012); 174-202Indagatio Didactica; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 174-202Indagatio Didactica; Vol. 4 No 1 (2012); 174-202Indagatio Didactica; vol. 4 n.º 1 (2012); 174-2021647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4241https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4241/3194Catarino, PaulaCosta, Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:07Zoai:proa.ua.pt:article/4241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:06.835016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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