El Corte Inglés: organização do espaço de loja da parafarmácia : utilizando técnicas de data mining

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Gonçalo Duarte Coelho de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/59932
Resumo: Internship Report presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRM
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Desta forma, com o objetivo de influenciar o cliente na compra foi proposto alterar o espaço da parafarmácia no El Corte Inglés em Lisboa. O estágio centrou-se na alteração deste espaço, utilizando técnicas de data mining. Foram identificados os diferentes tipos de clientes e identificadas as marcas e famílias de produtos que estão associadas nas compras dos clientes. De modo a criar um impacto positivo nas vendas da loja foram agrupadas as famílias de produtos com maior correlação. Para alcançar este objetivo foram utilizados dois métodos: um estudo qualitativo e uma análise quantitativa descritiva, através de 3 etapas. A primeira etapa, estudo qualitativo, teve por base a observação dos concorrentes e do cliente em loja. Foram observados 4 estabelecimentos dos concorrentes e 100 clientes durante a sua visita à loja. A segunda etapa, análise quantitativa descritiva, realizada através da análise dos indicadores de performance da loja e de técnicas de data mining, nomeadamente análise de clusters dos clientes com cartão El Corte Inglés e análise ao cesto de compras, através dos talões emitidos. A amostra utilizada na análise qualitativa foi obtida através da observação de 100 clientes. Na análise quantitativa descritiva foi utilizada uma amostra de 563.079 talões na análise do cesto de compra, de talões emitidos entre março de 2014 e dezembro de 2017. A amostra da análise de clusters é de 11.502 clientes com informação obtida através da base de dados da empresa desde março de 2014 a setembro de 2017. A terceira etapa consistiu na proposta da alteração do espaço de loja com base nos insights obtidos das duas anteriores. Esta estratégia de organização do espaço segundo técnicas de data mining nunca tinha sido anteriormente realizada na empresa. A proposta de organização do espaço de loja apresentada neste relatório foi também apresentada ao conselho de administração e à direção de loja do El Corte Inglés e foi recebida com recetividade, tendo sido aplicadas algumas das propostas presentes neste relatório.The parapharmaceutical market in Portugal emerged 10 years ago and is becoming more specialized and competitive, with companies studying different ways to attract their customers. This creates a need for quick adaptation to these changes on the behalf of companies in this sector. The store being the place where customers circulate, clearly this is a focal point of the interaction between the company and their clients. One of the main influencers in this interaction is how the store is organized. Therefore, in order to influence a customer in his purchase, it was proposed to change the parapharmacy space of El Corte Inglés in Lisbon. The internship focused on this change by using data mining techniques. Different types of costumers were identified through explanatory and descriptive analysis. Brands and families of products were also correlated to the costumer’s purchases. By grouping these correlated families in the same area of the store, positive results can be seen on store performance. To achieve this objective, two methods were used: a qualitative study and a quantitative descriptive analysis, through 3 stages. The first step, a qualitative study, was focused on the observation of the competitors and in the El Corte Inglés customer in store environmental. For that it was observed 4 competitors stores and 100 customers during their visit to the store. The second step, a descriptive analysis was performed by analysing performance indicators of the store further data mining techniques, namely a cluster analysis using the information of the El Corte Inglés customer card and a basket goods analysis through receipts. The sample used in the qualitative analysis was obtained over the observation of 100 customers. In the descriptive quantitative analysis, a sample of 563,079 tickets was used for the market basket analysis, obtained in the period between March 2014 and December 2017. For the cluster analysis was used 11,502 customers with information obtained through the company database from March 2014 to September 2017. The third stage consisted of the final proposal change to how products are organized in the store based on the insights obtained from the two previous stages. This strategy of rearranging the store according data mining techniques had never been previously used by the company. The final proposal represented in this report was also presented to the main board of directors and store managers of the company and was accepted, some of the proposals were applied.Pinto, Diego CostaEsteves, Susana PereiraRUNBarros, Gonçalo Duarte Coelho de2019-02-08T16:54:52Z2019-01-182019-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/59932TID:202167747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:28:44Zoai:run.unl.pt:10362/59932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:27.464870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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