Os Novos Desafios Estratégicos das Utilities no Mercado Liberalizado de Energia: A Procura da Eficiência Energética e a Aposta nas Energias Renováveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salsa, João Renato Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/37539
Resumo: Num mercado energético liberalizado cada vez mais competitivo têm sido desenvolvidas novas estratégias de negócio pelas empresas comercializadoras de energia com o objetivo de aumentarem o nível de satisfação dos seus clientes e incrementarem as respetivas quotas de mercado. Essas estratégias têm potenciado uma oferta cada vez mais abrangente de produtos e serviços de eficiência energética, assim como de soluções para a produção de energia proveniente de fontes renováveis. Assim, as empresas têm traçado um caminho alinhado com os objetivos da União Europeia (UE) com vista a proporcionar uma resposta adequada face aos desafios ambientais, económicos e sociais que o mundo atravessa atualmente. A presente investigação pretende analisar de que modo ocorreu a liberalização do mercado elétrico em Portugal, determinando quais foram os fatores que influenciaram a oferta disponibilizada por parte das comercializadoras em produtos e serviços potenciadores de um melhor desempenho energético por parte dos seus clientes, quer através da implementação de soluções de eficiência energética, quer através da implementação de sistemas de produção de energia para autoconsumo. Adicionalmente, pretende-se determinar qual a comercializadora portuguesa que apresenta uma oferta mais competitiva no mercado energético nacional. Através de revisão de literatura, entrevistas realizadas a peritos do setor energético e com base nas informações disponibilizadas nas páginas de empresas portuguesas que comercializam energia elétrica no mercado nacional, foi possível aferir os fatores mais importantes para a alteração dos comportamentos das organizações perante a liberalização do setor, nomeadamente: (i) os desafios energéticos do século XXI, (ii) o aumento dos preços da energia elétrica, (iii) o desenvolvimento tecnológico, (iv) os Planos de Promoção da Eficiência no Consumo (PPEC) e (v) o meio empresarial competitivo que caracteriza o novo mercado liberalizado. Adicionalmente, através de um estudo comparativo efetuado (benchmarking), foi possível comparar as principais ofertas disponibilizadas pelas comercializadoras de energia elétrica com maior impacto no mercado nacional. Algumas destas soluções foram aplicadas em caso de estudo, realizado em parceria com a EDP Comercial, de modo a determinar quais as vantagens das mesmas para os clientes, tendo-se concluído o seguinte: (i) as soluções propostas resultam em benefícios económicos efetivos para os clientes e (ii) a EDP é a empresa que opera no mercado nacional que apresenta um portfólio mais alargado de produtos de valor acrescentado que contribuem para o atingimento das metas da UE e, deste modo, para um mercado energético europeu mais sustentável.
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