O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Maria das Mercês
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Teodoro, Ana, Valente, Bianor, Melo, Nuno, Maurício, Paulo, Sarreira, Pedro, Ribeiro, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16456
Resumo: A investigação das últimas décadas tem mostrado que as conceções de ciência influenciam o modo como os estudantes de formação inicial aprendem ciência e didáctica das ciências, bem como, o modo como os professores planificam e implementam as actividades com as crianças. A presente comunicação visa inventariar conceções de ciência de alunos no início da formação inicial (2005/2006-2010/2011) e de professores em exercício no começo da frequência do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências (2007/2008), numa ESE pública. Aos dois grupos aplicou-se um questionário contendo a questão de resposta aberta “O que é a Ciência?”. Compara-se o padrão de resposta dos dois grupos entre si e com o obtido num estudo anterior (Grais et al., 2005). Discute-se a influência que as conceções identificadas poderão ter: na aprendizagem de ciência; no desenvolvimento de atitudes positivas face ao ensino da ciência; e nas metodologias de ensino a adoptar na formação inicial e contínua.
id RCAP_2f921334a1e5741074e75a11ca56ef5b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16456
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercícioNatureza da ciênciaLiteracia científicaNature of scienceScientific literacyNature de la scienceLa culture scientifiqueA investigação das últimas décadas tem mostrado que as conceções de ciência influenciam o modo como os estudantes de formação inicial aprendem ciência e didáctica das ciências, bem como, o modo como os professores planificam e implementam as actividades com as crianças. A presente comunicação visa inventariar conceções de ciência de alunos no início da formação inicial (2005/2006-2010/2011) e de professores em exercício no começo da frequência do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências (2007/2008), numa ESE pública. Aos dois grupos aplicou-se um questionário contendo a questão de resposta aberta “O que é a Ciência?”. Compara-se o padrão de resposta dos dois grupos entre si e com o obtido num estudo anterior (Grais et al., 2005). Discute-se a influência que as conceções identificadas poderão ter: na aprendizagem de ciência; no desenvolvimento de atitudes positivas face ao ensino da ciência; e nas metodologias de ensino a adoptar na formação inicial e contínua.Abstract: Recent research has shown that conceptions about science influence both the way pre-service teachers learn science and how to teach science, and the way in-service teachers conceive and implement activities with the children. This paper intends to diagnose conceptions about science displayed by pre-service elementary teachers when starting their training (from school years 2005/06 up to 2010/11) and by in-service elementary teachers at the beginning of a one-year workshop on teaching sciences with an investigative approach (2007/2008). Data were collected at a Portuguese public higher education institution in Lisbon. Answers to an open-ended questionnaire on “What is science?” are analysed and compared between the 2 groups and with a previous study (Grais et al., 2005). We discuss what impact the displayed conceptions may have: in learning science; in developing positive attitudes towards science teaching; and in the teaching strategies to be used in pre-service and in-service elementary teachers’ training.Résumè : Recherche récente a montré que les idées de science ont de l’influence sur la façon dont les enseignants en formation apprennent les sciences et la didactique des sciences, et la façon dont les enseignants en exercice réalisent certaines activités avec les enfants. Cette communication présente un diagnostic des idées de science chez les futurs enseignants, au début de leur formation (2005/2006-2010/2011), et chez les enseignants en exercice inscrits à une formation continue concernant l’enseignement des sciences expérimentales (2007/2008), à l’École Supérieure d’Éducation de Lisbonne. Les données résultant des réponses à la question « Qu’est-ce que la science ? » sont comparées entre les groupes et aussi avec celles d’une étude précédente (Grais et al., 2005). On discute la relation entre les idées diagnostiquées et : l’apprentissage de la science ; l’acquisition de postures positives concernant l’enseignement de la science ; et les méthodologies qui peuvent être adoptées dans la formation des enseignants, qu’elle soit initiale ou continue.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLRamos, Maria das MercêsTeodoro, AnaValente, BianorMelo, NunoMaurício, PauloSarreira, PedroRibeiro, Sandra2023-09-11T10:05:14Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16456porRamos, M.M., Teodoro, A., Valente, B., Melo, N., Maurício, P., Sarreira, P. & Ribeiro, S. (2012). O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício. In C. Gonçalves & C. Tomás (Eds.), Atas do V Encontro do CIED: Escola e Comunidade (pp. 417-429). Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais – CIED978-989-95733-3-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-13T02:15:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:07.095048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício
title O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício
spellingShingle O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício
Ramos, Maria das Mercês
Natureza da ciência
Literacia científica
Nature of science
Scientific literacy
Nature de la science
La culture scientifique
title_short O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício
title_full O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício
title_fullStr O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício
title_full_unstemmed O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício
title_sort O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício
author Ramos, Maria das Mercês
author_facet Ramos, Maria das Mercês
Teodoro, Ana
Valente, Bianor
Melo, Nuno
Maurício, Paulo
Sarreira, Pedro
Ribeiro, Sandra
author_role author
author2 Teodoro, Ana
Valente, Bianor
Melo, Nuno
Maurício, Paulo
Sarreira, Pedro
Ribeiro, Sandra
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Maria das Mercês
Teodoro, Ana
Valente, Bianor
Melo, Nuno
Maurício, Paulo
Sarreira, Pedro
Ribeiro, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza da ciência
Literacia científica
Nature of science
Scientific literacy
Nature de la science
La culture scientifique
topic Natureza da ciência
Literacia científica
Nature of science
Scientific literacy
Nature de la science
La culture scientifique
description A investigação das últimas décadas tem mostrado que as conceções de ciência influenciam o modo como os estudantes de formação inicial aprendem ciência e didáctica das ciências, bem como, o modo como os professores planificam e implementam as actividades com as crianças. A presente comunicação visa inventariar conceções de ciência de alunos no início da formação inicial (2005/2006-2010/2011) e de professores em exercício no começo da frequência do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências (2007/2008), numa ESE pública. Aos dois grupos aplicou-se um questionário contendo a questão de resposta aberta “O que é a Ciência?”. Compara-se o padrão de resposta dos dois grupos entre si e com o obtido num estudo anterior (Grais et al., 2005). Discute-se a influência que as conceções identificadas poderão ter: na aprendizagem de ciência; no desenvolvimento de atitudes positivas face ao ensino da ciência; e nas metodologias de ensino a adoptar na formação inicial e contínua.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2023-09-11T10:05:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16456
url http://hdl.handle.net/10400.21/16456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ramos, M.M., Teodoro, A., Valente, B., Melo, N., Maurício, P., Sarreira, P. & Ribeiro, S. (2012). O que é a Ciência? Ideias expressas pelos alunos da formação inicial e por professores em exercício. In C. Gonçalves & C. Tomás (Eds.), Atas do V Encontro do CIED: Escola e Comunidade (pp. 417-429). Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais – CIED
978-989-95733-3-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133558596435968