Marketing Farmacêutico: Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica na Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Denise Capela dos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Dias, Álvaro Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/4070
Resumo: As farmácias/parafarmácias que vendem Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) através da Internet, só terão sucesso se assegurarem aos clientes um serviço electrónico de qualidade. De modo a averiguar quais os factores que mais influenciam a percepção da qualidade do serviço electrónico pelos consumidores, no processo de compra deste tipo de produtos, propôs-se um modelo específico para o canal farmácia, o PhESQual – Pharmaceutical Electronic Service Quality, que se testou através de um estudo empírico baseado na experiência anterior de clientes que já tinham comprado MNSRM através da Internet. O modelo conceptual desenvolvido foi validado pelos resultados alcançados. Identificados os factores enunciados, investigaram-se, através de pesquisa bibliográfica, técnicas de marketing dirigidas para os mesmos que, depois de implementadas, contribuirão para a melhoria da qualidade do serviço, da satisfação dos clientes e para um aumento de vendas de MNSRM na Internet, conferindo uma importante vantagem competitiva às empresas que as adoptarem.
id RCAP_2f97fd179c8fd65c9b5214131f7f95e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/4070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing Farmacêutico: Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica na InternetMarketingMedicamentos Não Sujeitos a Receita MédicaComércio eletrónicoAs farmácias/parafarmácias que vendem Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) através da Internet, só terão sucesso se assegurarem aos clientes um serviço electrónico de qualidade. De modo a averiguar quais os factores que mais influenciam a percepção da qualidade do serviço electrónico pelos consumidores, no processo de compra deste tipo de produtos, propôs-se um modelo específico para o canal farmácia, o PhESQual – Pharmaceutical Electronic Service Quality, que se testou através de um estudo empírico baseado na experiência anterior de clientes que já tinham comprado MNSRM através da Internet. O modelo conceptual desenvolvido foi validado pelos resultados alcançados. Identificados os factores enunciados, investigaram-se, através de pesquisa bibliográfica, técnicas de marketing dirigidas para os mesmos que, depois de implementadas, contribuirão para a melhoria da qualidade do serviço, da satisfação dos clientes e para um aumento de vendas de MNSRM na Internet, conferindo uma importante vantagem competitiva às empresas que as adoptarem.UAL2019-03-06T17:36:57Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/4070porSantos, Denise Capela dosDias, Álvaro Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:27:00Zoai:repositorio.ual.pt:11144/4070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:28.439040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing Farmacêutico: Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica na Internet
title Marketing Farmacêutico: Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica na Internet
spellingShingle Marketing Farmacêutico: Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica na Internet
Santos, Denise Capela dos
Marketing
Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica
Comércio eletrónico
title_short Marketing Farmacêutico: Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica na Internet
title_full Marketing Farmacêutico: Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica na Internet
title_fullStr Marketing Farmacêutico: Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica na Internet
title_full_unstemmed Marketing Farmacêutico: Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica na Internet
title_sort Marketing Farmacêutico: Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica na Internet
author Santos, Denise Capela dos
author_facet Santos, Denise Capela dos
Dias, Álvaro Lopes
author_role author
author2 Dias, Álvaro Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Denise Capela dos
Dias, Álvaro Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica
Comércio eletrónico
topic Marketing
Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica
Comércio eletrónico
description As farmácias/parafarmácias que vendem Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) através da Internet, só terão sucesso se assegurarem aos clientes um serviço electrónico de qualidade. De modo a averiguar quais os factores que mais influenciam a percepção da qualidade do serviço electrónico pelos consumidores, no processo de compra deste tipo de produtos, propôs-se um modelo específico para o canal farmácia, o PhESQual – Pharmaceutical Electronic Service Quality, que se testou através de um estudo empírico baseado na experiência anterior de clientes que já tinham comprado MNSRM através da Internet. O modelo conceptual desenvolvido foi validado pelos resultados alcançados. Identificados os factores enunciados, investigaram-se, através de pesquisa bibliográfica, técnicas de marketing dirigidas para os mesmos que, depois de implementadas, contribuirão para a melhoria da qualidade do serviço, da satisfação dos clientes e para um aumento de vendas de MNSRM na Internet, conferindo uma importante vantagem competitiva às empresas que as adoptarem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2019-03-06T17:36:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/4070
url http://hdl.handle.net/11144/4070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UAL
publisher.none.fl_str_mv UAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136830673649664