A imagem da ciência e dos cientistas: retratos de um estudo na Universidade do Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Ricardina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ruão, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55780
Resumo: A divulgação e disseminação da ciência dá-se em diferentes contextos e através de diversas atividades. Contudo, é na universidade onde a promoção da ciência tem mais potencial de impacto, nomeadamente pela exposição das pessoas aos eventos científicos realizados, às obras de cariz científico publicadas e ao contacto direto com investigadores. As atividades de divulgação criam representações mentais sobre a ciência junto dos públicos, que, no seu conjunto, dão origem a uma imagem mais ou menos estável. E dessa imagem resulta um certo nível de reconhecimento e um consequente apoio às atividades dos investigadores, e à ciência por inerência, pelas comunidades e decisores políticos. Interessa, por isso, conhecer as perceções sobre a ciência, nomeadamente perceber a imagem que os estudantes do Ensino Superior têm da atividade científica – isto é, indivíduos jovens a viver num contexto privilegiado de contacto com a ciência. A esse propósito quisemos saber se os alunos de uma universidade têm consciência do permanente contacto com a ciência; o que constitui a ciência para esses estudantes; de que forma se pode levar os estudantes ao contacto positivo com ciência; de que modo podem os investigadores influenciar a imagem projetada da ciência; e como podem as instituições científicas influenciar a imagem percebida da Ciência juntos dos estudantes. Para obter estas respostas, conduzimos um estudo-piloto através da aplicação de um questionário a alunos dos três ciclos de estudos da Universidade do Minho, em vários cursos de áreas científicas distintas. Em suma, procurámos perceber qual era a sua perceção/imagem da ciência e da investigação científica naquele contexto, na busca de orientações para um trabalho de qualidade na comunicação da ciência em Portugal.
id RCAP_2f9b8e2546075068143ee0affde56318
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55780
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A imagem da ciência e dos cientistas: retratos de um estudo na Universidade do MinhoThe image of science and scientists: portraits of a study at the University of MinhoCiênciaInvestigação científicaImagem da ciênciaPerceção da ciênciaUniversidade do MinhoScienceScientific researchImage of sciencePerception of scienceUniversity of MinhoCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA divulgação e disseminação da ciência dá-se em diferentes contextos e através de diversas atividades. Contudo, é na universidade onde a promoção da ciência tem mais potencial de impacto, nomeadamente pela exposição das pessoas aos eventos científicos realizados, às obras de cariz científico publicadas e ao contacto direto com investigadores. As atividades de divulgação criam representações mentais sobre a ciência junto dos públicos, que, no seu conjunto, dão origem a uma imagem mais ou menos estável. E dessa imagem resulta um certo nível de reconhecimento e um consequente apoio às atividades dos investigadores, e à ciência por inerência, pelas comunidades e decisores políticos. Interessa, por isso, conhecer as perceções sobre a ciência, nomeadamente perceber a imagem que os estudantes do Ensino Superior têm da atividade científica – isto é, indivíduos jovens a viver num contexto privilegiado de contacto com a ciência. A esse propósito quisemos saber se os alunos de uma universidade têm consciência do permanente contacto com a ciência; o que constitui a ciência para esses estudantes; de que forma se pode levar os estudantes ao contacto positivo com ciência; de que modo podem os investigadores influenciar a imagem projetada da ciência; e como podem as instituições científicas influenciar a imagem percebida da Ciência juntos dos estudantes. Para obter estas respostas, conduzimos um estudo-piloto através da aplicação de um questionário a alunos dos três ciclos de estudos da Universidade do Minho, em vários cursos de áreas científicas distintas. Em suma, procurámos perceber qual era a sua perceção/imagem da ciência e da investigação científica naquele contexto, na busca de orientações para um trabalho de qualidade na comunicação da ciência em Portugal.The disclosure and dissemination of science occurs in different contexts and through various activities. However, it is at the university where the promotion of science has more potential for impact, namely by the exposition to scientific events, the scientific published works nature and the direct contact with researchers. Dissemination activities create mental representations about science among the public, which, on the whole, give rise to a more or less stable image. And from this image results a certain level of recognition and a consequent support to the activities of researchers, and to science inherently, by communities and policy makers. It is relevant, therefore, to know the perceptions about science, namely to perceive the image that the students of Higher Education have of the scientific activity – that is, young individuals to live a privileged context of contact with science. In this regard we wanted to know if the students of a university are aware of permanent contact with science; what is science for these students; how students can be brought into positive contact with science; how researchers can influence the projected image of science; and how can scientific institutions influence the perceived image of science together with students. To obtain these answers, we have conducted a pilot study by applying a questionnaire to students of the three cycles of studies of the University of Minho (Portugal), in various courses of different scientific areas. In short, we sought to understand what their perception / image of science and scientific research was in that context, in search of guidelines for quality work in science communication in Portugal.(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionObservatório da Comunicação (OberCom)Universidade do MinhoMagalhães, RicardinaRuão, Teresa20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55780porMagalhães, R. & Ruão, T. (2018). A imagem da ciência e dos cientistas: retratos de um estudo na Universidade do Minho. Observatorio (Obs) Journal, 12(3), 195-223. doi: 10.15847/obsOBS123201810771646-595410.15847/obsOBS12320181077http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1077info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:53ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A imagem da ciência e dos cientistas: retratos de um estudo na Universidade do Minho
The image of science and scientists: portraits of a study at the University of Minho
title A imagem da ciência e dos cientistas: retratos de um estudo na Universidade do Minho
spellingShingle A imagem da ciência e dos cientistas: retratos de um estudo na Universidade do Minho
Magalhães, Ricardina
Ciência
Investigação científica
Imagem da ciência
Perceção da ciência
Universidade do Minho
Science
Scientific research
Image of science
Perception of science
University of Minho
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A imagem da ciência e dos cientistas: retratos de um estudo na Universidade do Minho
title_full A imagem da ciência e dos cientistas: retratos de um estudo na Universidade do Minho
title_fullStr A imagem da ciência e dos cientistas: retratos de um estudo na Universidade do Minho
title_full_unstemmed A imagem da ciência e dos cientistas: retratos de um estudo na Universidade do Minho
title_sort A imagem da ciência e dos cientistas: retratos de um estudo na Universidade do Minho
author Magalhães, Ricardina
author_facet Magalhães, Ricardina
Ruão, Teresa
author_role author
author2 Ruão, Teresa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Ricardina
Ruão, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Investigação científica
Imagem da ciência
Perceção da ciência
Universidade do Minho
Science
Scientific research
Image of science
Perception of science
University of Minho
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Ciência
Investigação científica
Imagem da ciência
Perceção da ciência
Universidade do Minho
Science
Scientific research
Image of science
Perception of science
University of Minho
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A divulgação e disseminação da ciência dá-se em diferentes contextos e através de diversas atividades. Contudo, é na universidade onde a promoção da ciência tem mais potencial de impacto, nomeadamente pela exposição das pessoas aos eventos científicos realizados, às obras de cariz científico publicadas e ao contacto direto com investigadores. As atividades de divulgação criam representações mentais sobre a ciência junto dos públicos, que, no seu conjunto, dão origem a uma imagem mais ou menos estável. E dessa imagem resulta um certo nível de reconhecimento e um consequente apoio às atividades dos investigadores, e à ciência por inerência, pelas comunidades e decisores políticos. Interessa, por isso, conhecer as perceções sobre a ciência, nomeadamente perceber a imagem que os estudantes do Ensino Superior têm da atividade científica – isto é, indivíduos jovens a viver num contexto privilegiado de contacto com a ciência. A esse propósito quisemos saber se os alunos de uma universidade têm consciência do permanente contacto com a ciência; o que constitui a ciência para esses estudantes; de que forma se pode levar os estudantes ao contacto positivo com ciência; de que modo podem os investigadores influenciar a imagem projetada da ciência; e como podem as instituições científicas influenciar a imagem percebida da Ciência juntos dos estudantes. Para obter estas respostas, conduzimos um estudo-piloto através da aplicação de um questionário a alunos dos três ciclos de estudos da Universidade do Minho, em vários cursos de áreas científicas distintas. Em suma, procurámos perceber qual era a sua perceção/imagem da ciência e da investigação científica naquele contexto, na busca de orientações para um trabalho de qualidade na comunicação da ciência em Portugal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55780
url http://hdl.handle.net/1822/55780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Magalhães, R. & Ruão, T. (2018). A imagem da ciência e dos cientistas: retratos de um estudo na Universidade do Minho. Observatorio (Obs) Journal, 12(3), 195-223. doi: 10.15847/obsOBS12320181077
1646-5954
10.15847/obsOBS12320181077
http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1077
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Observatório da Comunicação (OberCom)
publisher.none.fl_str_mv Observatório da Comunicação (OberCom)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303825600741376